Brighton oficializa a contratação de joia paraguaia de 18 anos - Gazeta Esportiva
Brighton oficializa a contratação de joia paraguaia de 18 anos

Brighton oficializa a contratação de joia paraguaia de 18 anos

Gazeta Esportiva

Por Redação

17/06/2022 às 12:28

São Paulo, SP

O Brighton oficializou, nesta sexta-feira, a contratação de Julio Enciso, do Libertad-PAR. O atacante de 18 anos, considerado uma joia do futebol paraguaio, firmou contrato válido com o clube da Premier League até o fim da temporada 2025/26. Segundo o Transfermarkt, a negociação foi concluída por 11,6 milhões de euros (R$ 62,3 milhões) e estabeleceu um valor recorde no país sul-americano.



“Ele é um jovem que está se mudando de seu país natal pela primeira vez, então vamos ajudá-lo a se adaptar ao novo ambiente e se estabelecer aqui em Brighton e Hove. Estamos realmente ansiosos em ajudá-lo a se desenvolver e trabalhar com ele, que complementará nossas opções de ataque na próxima temporada”, explicou o técnico Graham Potter.

Enciso estreou profissionalmente pelo Libertad em março de 2019, aos 15 anos, um mês e 22 dias - de longe o mais jovem a atuar pela equipe. O atacante foi ganhando espaço ao longo das últimas temporadas: em 2021, por exemplo, entrou em campo 42 vezes, anotando 12 gols e cinco assistências.

O auge do garoto, no entanto, ocorreu neste ano: pelo Libertad, em 2022, disputou 17 jogos, balançou as redes 11 vezes e deu três passes para gol. Em abril, ele saiu do banco na vitória sobre o Athletico-PR, por 1 a 0, na Copa Libertadores, mas não influenciou diretamente no placar.



Com as boas atuações no campeonato local, Enciso ganhou espaço na Seleção Paraguaia. Ele estreou pela equipe nacional aos 17 anos e entrou em campo seis vezes desde então, concedendo um passe para gol.

A chegada de Julio Enciso ao Brighton está inserida em um certo modelo de contratação reproduzido pelo clube nas últimas temporadas: a compra de jovens sul-americanos promissores. Vale destacar alguns casos, como os equatorianos Moisés Caicedo e Billy Arce, que deixaram o Independiente del Valle desde 2018, e o meio-campista argentino Alexis Mac Allister, revelado pelo Argentinos Juniors.

Conteúdo Patrocinado