Aos 36 anos, zagueiro Rio Ferdinand anuncia aposentadoria - Gazeta Esportiva
Aos 36 anos, zagueiro Rio Ferdinand anuncia aposentadoria

Aos 36 anos, zagueiro Rio Ferdinand anuncia aposentadoria

Gazeta Esportiva

Por GazetaEsportiva.net

30/05/2015 às 12:28

São Paulo, SP


Ex-capitão da seleção inglesa, o zagueiro Rio Ferdinand anunciou a aposentadoria dos gramados aos 36 anos de idade. O defensor, que estava no rebaixado Queens Park Rangers, perdeu a esposa Rebecca Elison no início do mês devido a um câncer. Em entrevista ao canal BT Sport, Ferdinand lembrou emocionado a ex-mulher e toda a carreira, que chegou ao ápice com o título da Liga dos Campeões com o Manchester United em 2007-08.


“Nunca sonhei que jogaria em meu clube de infância, o West Ham, que seria capitão do Leeds Unites, que ganharia a Champions League pelo Manchester United e que reencontraria Harry Redknapp, meu primeiro treinador, no QPR. Sempre carregarei na memória as 81 vezes que entrei em campo pela seleção com imenso orgulho. Todas essas memórias são tesouros para a vida toda”, disse o ex-zagueiro.

Ferdinand (C) foi o capitão do United na conquista da Liga dos Campeões em 2007-08 (Foto: Adrian Dennis)
Ferdinand (C) foi o capitão do United na conquista da Liga dos Campeões em 2007-08 (Foto: Adrian Dennis) - Credito: AFP


Ferdinand começou a carreira justamente no clube de infância, o londrino West Ham. Depois de passagens por Bournemouth e Leeds, o zagueiro chegou ao Manchester United em 2002, onde teve sua época mais vitoriosa ao lado do lendário técnico Sir Alex Ferguson, segundo o próprio Ferdinand, um “gênio”.


“Nada disso seria possível sem a geniosidade de um homem, Sir Alex Ferguson. Sua maior realização, ao meu ver, é como ele conseguiu nos desenvolver como homens, não somente como jogadores. Ele sempre vai ser, na minha opinião, o melhor técnico da história do futebol britânico”, declarou.


Com Ferguson, Ferdinand conquistou seis títulos de Campeonato Inglês, uma Copa da Inglaterra, três Copas da Liga Inglesa e seis Community Shields , além da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes em 2008.

Zagueiro encerrou a carreira no rebaixado Queens Park Rangers (Foto: Glyn Kirk)
Zagueiro encerrou a carreira no rebaixado Queens Park Rangers (Foto: Glyn Kirk) - Credito: AFP


Pela seleção, o zagueiro atuou 81 vezes, de 1997 a 2013, com três gols marcados, e é o segundo defensor mais vezes convocado na história do futebol inglês, atrás somente do lateral esquerdo Ashley Cole. Ferdinand jogou as Copas do Mundo de 2002 e 2006, e foi cortado da disputa do Mundial de 2010 devido a uma lesão.


Respeito - Diversas personalidades do futebol inglês se pronunciaram sobre a aposentadoria de Ferdinand. Gary Neville e Paul Scholes, ex-companheiros do zagueiro no United e na seleção, disseram que Rio foi o melhor zagueiro com quem já jogaram. "Era um prazer jogar com ele e à frente dele. Ele deixava seu trabalho muito mais fácil", brincou o ex-volante Scholes.


O ex-goleiro dos Diabos Vermelhos, Van der Sar, também se pronunciou por meio de seu Twitter, postando uma imagem com a seguinte legenda: "Grande cara, expepcional zagueiro. Honra em ter jogado com Ferdinand por seis troféus (da Premier League) e muitos anos".


Representando a nova geração, o atual arqueiro do United, De Gea, também seguiu a mesma linha do holandês, publicando uma imagem ao lado do ex-zagueiro. "Você sempre me ajudou. Nunca vou me esquecer. Continue sendo um mentor fora dos gramados. Boa sorte, meu amigo!", disse o espanhol.

Conteúdo Patrocinado