XV confirma parada cardíaca e médico explica atendimento a Canavarros - Gazeta Esportiva
XV confirma parada cardíaca e médico explica atendimento a Canavarros

XV confirma parada cardíaca e médico explica atendimento a Canavarros

Gazeta Esportiva

Por Redação

26/01/2016 às 21:44

São Paulo, SP

Médicos do XV de Piracicaba concederam entrevista coletiva nesta terça-feira (Foto: Divulgação/XV de Piracicaba)
Médicos do XV de Piracicaba concederam entrevista coletiva nesta terça-feira (Foto: Divulgação/XV de Piracicaba)


O elenco do XV de Piracicaba tomou um susto na última segunda-feira (25). Durante o treinamento da equipe na parte da tarde, o lateral direito Canavarros sofreu um mal súbito e caiu no gramado do estádio Barão de Serra Negra.

Após a tomada de todos os procedimentos necessários para a preservação da saúde do atleta, o departamento médico do clube se pronunciou, nesta terça-feira (26), confirmando que o jogador sofreu uma parada cardíaca e defendendo o processo utilizado pela equipe durante a emergência.

“O XV tem uma equipe capacitada para detectar esse tipo de acontecimento e, no início do ocorrido, o jogador apresentava pulsação. Por esse motivo, não foi usado o DEA (Desfibrilador Externo Automático) que o clube adquiriu mesmo antes da FPF fazer a doação do aparelho a todos os clubes na última semana. Não é possível afirmar quando essa parada (cardíaca) ocorreu, porém, o procedimento adotado foi correto”, afirmou o Dr. José Roberto Alleoni, diretor adjunto do Departamento Médico do XV de Piracicaba.

Canavarros segue internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do EMCOR (Emergência do Coração) de Piracicaba. Apesar de ainda respirar com a ajuda de aparelhos, o jogador não corre risco de vida.

O médico do clube, Dr. Raphael Salvador, reiterou que este tipo de problema não tem explicação e que todas as medidas para evitar a situação foram tomadas pelo clube. “Pode acontecer a qualquer momento e com qualquer pessoa. Tomamos todas as precauções para que esse risco diminua, mas ele existe. Portanto, não existe uma explicação plausível para o que aconteceu”, afirmou.

Com o sucesso do procedimento realizado para o resgate do atleta, o médico fez questão de enaltecer o trabalho da equipe de emergência. “O importante é que estavam todos treinados e hoje o atleta encontra-se com vida graças ao trabalho feito por essas pessoas do clube que o atenderam bem. É preciso agradecer e enaltecer o empenho da equipe médica da Santa Casa que recebeu o Canavarros e fez todo o procedimento”, completou.

Canavarros foi revelado nas categorias de base do Santos, time pelo qual conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2014. Com passagens pelo Grêmio e pelo Inter de Lages, o jogador despertou o interesse do XV de Piracicaba para a disputa do Campeonato Paulista. O atleta tem vínculo de empréstimo com o clube do interior de São Paulo até o fim do Estadual.

Conteúdo Patrocinado