Temor por violência no Derby reforça pedido de Nobre por torcida única - Gazeta Esportiva
Temor por violência no Derby reforça pedido de Nobre por torcida única

Temor por violência no Derby reforça pedido de Nobre por torcida única

Gazeta Esportiva

Por GazetaEsportiva.net

05/02/2015 às 13:22

São Paulo, SP



O primeiro Derby da nova Arena do Palmeiras já cria polêmica antes mesmo de começar. A operação para a chegada da torcida corintiana ao estádio já foi preparada pela Polícia Militar, mas pode nem chegar a ser realizada. Isto porque os promotores Roberto Senise e Paulo Castilho pressionam a Federação Paulista de Futebol (FPF) para que apenas palmeirenses acompanhem o clássico deste domingo.


Representando respectivamente as promotorias do Consumidor e do Juizado Criminal Especial (Jecrim), Senise e Castilho prometem processar tanto o Palmeiras quanto a FPF caso a partida tenha corintianos na arquibancada, ainda que não haja vandalismo.


Eles alegam que a presença da torcida visitante no estádio rival abre caminho para o enfrentamento de torcidas. Qualquer improviso no malabarismo a ser feito pelo 2º Batalhão de Choque poderia culminar em violência nos arredores da Arena, por isso a ausência de corintianos é vista como possível solução.


A decisão deve ser tomada conjuntamente pela FPF e pelos clubes, e uma reunião entre as partes deve determinar se os cerca de 1,6 mil ingressos reservados aos visitantes serão mesmo de corintianos no primeiro Derby da renovada casa palmeirense. O caso é que os ingressos para os mandantes já estão à venda, mas ainda não há informações sobre os bilhetes do Timão.

Clássico disputado na Arena em julho resultou em 170 cadeiras quebradas, mas não teve violência entre torcidas
Clássico disputado na Arena em julho resultou em 170 cadeiras quebradas, mas não teve violência entre torcidas - Credito: Marcelo Ferrelli/Gazeta Press


A discussão é vista com bons olhos pelo presidente Paulo Nobre, que chegou a afirmar à TV Gazeta que defende torcida única nos clássicos paulistas. Segundo ele, o Palmeiras perde 4 mil ingressos para receber a torcida adversária no setor determinado. Para este clássico o prejuízo pode chegar a R$ 150 mil, visto que os setores imediatamente acima da área dos visitantes seriam interditados pela PM.


Quando o Derby foi jogado na Arena Corinthians, no ano passado, palmeirenses depredaram cadeiras do estádio alvinegro em protesto contra Paulo Nobre. O Verdão pagou a conta e ainda foi multado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), tendo que pagar R$ 63 mil no total. Agora na casa palestrina, o jogo será às 17 horas (de Brasília) deste domingo.

Conteúdo Patrocinado