Sem Robinho, Santos bate Botafogo-SP no primeiro teste pós-Enderson - Gazeta Esportiva
Sem Robinho, Santos bate Botafogo-SP no primeiro teste pós-Enderson

Sem Robinho, Santos bate Botafogo-SP no primeiro teste pós-Enderson

Gazeta Esportiva

Por GazetaEsportiva.net

08/03/2015 às 20:24

Ribeirão Preto, SP


Nesse primeiro momento, a demissão de Enderson Moreira parece ter feito bem ao time do Santos. Pelo menos, é o que indica a vitória da equipe em seu primeiro jogo após a saída do treinador, contra o Botafogo-SP, por 3 a 0, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.


Com o triunfo – que encerra a oitava rodada –, o Peixe segue invicto e líder do grupo 4 do Campeonato Paulista, com 20 pontos somados. Para efeito de comparação, o segundo colocado Capivariano tem apenas nove. Já o Botafogo-SP segue estacionado na terceira posição do grupo 3 (o mesmo de Palmeiras e Portuguesa), também com nove.


Com ataque afobado, zagueiro Werley marca seu primeiro pelo Peixe – Embora o favoritismo pertencesse ao Santos, os primeiros lances de perigo do duelo foram protagonizados por Giancarlo, do Botafogo. O centroavante seguiu pela intermediária e arriscou o chute da entrada da área, mas a conclusão torta decepcionou a torcida presente no Estádio Santa Cruz. Depois, aproveitou cruzamento de Denis pela direita e tocou de cabeça para o gol, vendo a bola raspar a trave esquerda de Vanderlei.


Em seguida, aos 13 minutos, o jovem Gabriel – um dos pivôs da demissão de Enderson, que não o escalava para os jogos com frequência – driblou quatro adversários em uma jogada tão promissora quanto o seu futebol, mas cuja finalização, fraca demais, deixou a desejar. Melhor para o goleiro Renan Rocha, que segurou com firmeza e tranquilidade. Na sequência, o garoto trabalhou a bola com Ricardo Oliveira e cruzou para Geuvânio, que tentou um voleio de primeiro na entrada da área e acertou apenas a zaga do Botinha.


Se o ataque não se entendia no último toque, o zagueiro Werley subiu ao ataque para, enfim, furar o bloqueio do Fogão do interior. Aos 22, Lucas Lima cobrou escanteio pela direita e o beque nem precisou pular para vencer a defesa adversária e tocar de cabeça para o gol, abrindo o placar para o Santos.


Cinco minutos depois, os anfitriões tentaram reagir rapidamente com André Santos. Hoje responsável pela armação do Botinha, o ex-lateral esquerdo do Corinthians arriscou uma bomba de fora da área e viu Vanderlei espalmar no susto para evitar o empate. Logo depois, Rodrigo Andrade tabelou com André Santos e saiu livre na cara do goleiro santista, mas pareceu não acreditar quando errou o alvo, tocando para fora. Dessa forma, com o Santos acomodado com o placar parcial, foi encerrado o primeiro tempo.


Passe de Lucas Lima encanta torcida e Ricardo Oliveira desencanta – Se os primeiros 45 minutos já foram carentes de lances bonitos, a etapa final começou nervosa, truncada e cheia de faltas. Nos primeiros seis minutos, foram assinaladas seis faltas. Quando a bola rolou normalmente, por outro lado, Gabriel finalmente acertou o último passe, ao rolar com perfeição para Geuvânio, que sairia livre na cara de Renan Rocha. O único problema é que Ricardo Oliveira, em posição irregular, entendeu mal a jogada e tentou dominar a bola, gerando o impedimento na boa jogada santista.


Em seguida, foi a vez de Lucas Lima tentar o seu, ao invés de servir os companheiros. O meia venceu a marcação e cortou para o meio, visando o chute com a direita, que passou raspando a trave de Renan Rocha – já vencido no lance. Já que o seu gol não saía, o camisa 20 enfim conseguiu servir um companheiro aos 24, quando deu uma bela assistência para Ricardo Oliveira. O centroavante, livre na frente da meta, só teve o trabalho de tocar na saída do goleiro e comemorar.


Na marca dos 30 minutos, o Botinha chegou com perigo em um cruzamento pela direita, que resultou na cabeçada venenosa de Bruno Costa. Mais uma vez atento, o goleiro Vanderlei espalmou com categoria – e para o alívio da torcida santista, que já gritava “olé” em Ribeirão Preto. Logo depois, tempo para cobrança de falta de Elano, que vive sua terceira passagem pelo Santos e não fazia boa partida. Aos 40, o meia assumiu a responsabilidade e tentou o chute direto para a meta, mas a batida do ídolo alvinegro foi prejudicada pelo desvio da barreira, encaixando com facilidade nas mãos do goleiro Renan Rocha.


Ainda houve tempo para mais um gol santista, no apagar das luzes do duelo. Aos 46, a dupla Lucas Lima e Lucas Otávio trabalhou bem e a bola ficou com Ricardo Oliveira, que soltou a bomba em frente ao arqueiro adversário e fechou a conta alvinegra: 3 a 0, olé, e vitória reafirmativa do invicto Santos no primeiro teste após a queda de Enderson Moreira.

Conteúdo Patrocinado