Paulistão começa ofuscado por Libertadores; Santos defende o título - Gazeta Esportiva
Paulistão começa ofuscado por Libertadores; Santos defende o título

Paulistão começa ofuscado por Libertadores; Santos defende o título

Gazeta Esportiva

Por Redação

29/01/2016 às 17:00 • Atualizado: 30/01/2016 às 11:50

São Paulo, SP

Santos defenderá o título estadual conquistado em 2015, contra o Palmeiras (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
Santos defenderá o título estadual conquistado em 2015, contra o Palmeiras (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


Primeira competição oficial para os times paulistas, o Campeonato Estadual de 2016 terá início às 16 horas (de Brasília) desse sábado com o duelo entre Água Santa e Ferroviária. Mas, assim como nas edições anteriores, as atenções estarão voltadas para as campanhas dos quatro times grandes do Estado. Corinthians, Palmeiras e São Paulo estrearão pensando mais na disputa da Copa Libertadores do que propriamente no troféu da competição - até porque Timão e Tricolor ainda trabalham com grandes indefinições no elenco. Já o Santos, fora do torneio internacional, vê no Paulistão a chance de começar a temporada embalado por mais um título.

LEIA MAIS:

Confira as novidades dos 20 participantes do Paulistão

 

SANTOS

Atual campeão do Paulista, o Peixe conta com um histórico invejável nas últimas edições do campeonato. O clube foi às últimas sete finais e conquistou quatro títulos (2010, 2011, 2012 e 2015). Na decisão do ano passado, contra o rival Palmeiras, o troféu foi assegurado após uma disputa de pênaltis na Vila Belmiro. "Esse campeonato promete ser mais disputado e equilibrado que os anteriores. Espero um torneio muito parelho e equilibrado. E conto com a torcida para que a valorização do futebol realmente aconteça", afirmou o técnico Dorival Júnior.

O primeiro compromisso do Santos na competição será contra o São Bernardo, nesse sábado, na Vila Belmiro. "Eu não vejo favoritismo do Santos em momento nenhum. Eu vejo um time que está alcançando uma maturidade. Ainda precisa se encontrar um pouco melhor fora de casa e ter as mesmas condições que apresenta dentro dos nossos domínios. Creio que algumas equipes estarão no mesmo nível do que nós. Teremos duas ou três surpresas do interior, que vêm sempre muito fortes e buscando espaço. Sinto que teremos um campeonato muito complicado, difícil e bem jogado", analisou Dorival.

PALMEIRAS

Marcelo Oliveira terá um Palmeiras cheio de caras novas para testar no Paulista (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)
Marcelo Oliveira terá um Palmeiras cheio de caras novas para testar no Paulista (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)


O Palmeiras, que derrotou justamente o Santos na final da Copa do Brasil para garantir a vaga na Libertadores, tem no Paulistão a oportunidade de testar os sete reforços contratados para a temporada. O torneio será um laboratório para o técnico Marcelo Oliveira entrosar os jogadores e buscar a formação ideal para a equipe. O Verdão estreia no campeonato no domingo, contra o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto. "O Paulista é muito competitivo e gostoso de se jogar. Se você não entrar forte, passa vergonha e perde partidas consideradas fáceis. A verdade é que não existem jogos fáceis no Paulista como existem em outros estaduais", disse o volante Arouca.

Embora dê à Libertadores a importância que o torneio merece, o Palmeiras não menospreza a briga pelo título do Estadual. Com um elenco numeroso, a equipe alviverde espera disputar os dois campeonatos em alto nível e, se possível, trazer ambos os troféus para o Palestra Itália. "Eu tenho três títulos paulistas e posso dizer que é bom demais ganhar. Infelizmente, batemos na trave e perdemos nos pênaltis no ano passado. Espero ser campeão paulista aqui no Palmeiras também", acrescentou Arouca.

CORINTHIANS

Para o Corinthians, o Paulistão dará uma amostra do que os torcedores poderão esperar dos comandados de Tite nesse ano. Os alvinegros perderam os titulares Gil, Renato Augusto, Ralf e Jadson para o futebol chinês, além de Vagner Love para o francês Monaco. Com a equipe em reconstrução, os jogadores pedem o apoio das arquibancadas em todos os compromissos do Estadual. "É preciso ter paciência. Até para fazermos a equipe do ano passado levou um tempinho. Fomos eliminados da Libertadores com muitas críticas", recordou o goleiro Cássio.

O Corinthians chega ao Paulista depois de fazer pré-temporada nos Estados Unidos. O time perdeu por 1 a 0 para o Atlético-MG, venceu os ucranianos do Shakhtar Donetsk por 3 a 2 e empatou sem gols com os norte-americanos do Fort Lauderdale Strikers. A estreia no Estadual será diante do XV de Piracicaba, nesse domingo, na Arena de Itaquera. “O Corinthians vem bem. Fizemos bons jogos e tivemos uma boa preparação nos Estados Unidos. Apesar das perdas, que são notáveis, o time chega forte e vai brigar por títulos”, acrescentou Cássio.

Bauza e Tite terão grandes desafios para reestruturar São Paulo e Corinthians nesse ano (Fotos: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)
Bauza e Tite terão grandes desafios para reestruturar São Paulo e Corinthians em 2016 (Fotos: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


SÃO PAULO

O São Paulo, por sua vez, inicia a caminhada no Paulista tentando se reestruturar. Após um ano de crise, marcado por escândalos políticos e pelas saídas de Rogério Ceni e Luis Fabiano, o time do Morumbi sonha em retomar seu prestígio nacional conquistando todos os títulos possíveis. Desempenhar uma boa campanha no torneio também será importante para fazer as pazes com os torcedores e trazer tranquilidade ao trabalho do técnico Edgardo Bauza. "Todos querem buscar o mesmo objetivo e conquistar o título do Paulista. Estamos focados e queremos ser campeões", disse o zagueiro Breno.

A estreia tricolor acontecerá nesse sábado, diante do Red Bull Brasil, em Campinas. Para o time, a dificuldade será manter o foco com o primeiro jogo da pré-Libertadores marcado para 3 de fevereiro, contra os peruanos do César Vallejo, em Trujillo. "Sábado não será um teste, pois já vale três pontos. Espero que o Bauza escale os 11 titulares para a equipe entrar no eixo e fazer um bom jogo pela Libertadores", completou Breno, evidenciando as prioridades dos grandes paulistanos em 2016.

Conteúdo Patrocinado