Paulistão 2023 começa dia 15 de janeiro; veja como ficaram os grupos e sistema de disputa - Gazeta Esportiva
Paulistão 2023 começa dia 15 de janeiro; veja como ficaram os grupos e sistema de disputa

Paulistão 2023 começa dia 15 de janeiro; veja como ficaram os grupos e sistema de disputa

Gazeta Esportiva

Por Marina Bufon e Vinicius Saponara

01/11/2022 às 13:47 • Atualizado: 01/11/2022 às 14:00

São Paulo, SP

O Campeonato Paulista de 2023, que terá início em 15 de janeiro, foi oficialmente lançado na tarde desta terça-feira, em evento realizado no Pavilhão do Pacaembu, com sorteio dos quatro grupos de disputa. Cada clube da capital ficou em uma chave, sendo que o Santos ficou no chamado de "grupo da morte", com RB Bragantino, Botafogo e Inter de Limeira.

Veja como ficaram os grupos:


Grupo A

Santos
RB Bragantino
Botafogo
Inter de Limeira

Grupo B

São Paulo
Guarani
Mirassol
Água Santa

Grupo C

Corinthians
Ituano
Ferroviária
São Bento

Grupo D

Palmeiras
São Bernardo
Santo André
Portuguesa

A apresentação do evento foi de Taynah Espinoza, da TNT Sports, e Fred, do canal Desimpedidos, enquanto Mauro Silva, ex-jogador e atual vice-presidente da Federação Paulista de Futebol; Amoroso, ex-jogador do São Paulo e do Guarani; Vampeta, ex-jogador do Corinthians; e Ricardo Oliveira, ex-Santos.

O pontapé inicial será no dia 15 de janeiro de 2023, com final programada para o dia 9 de abril. A transmissão ficará por conta de Record (TV aberta), TouTube (streaming gratuito), Premiere e Paulistão Play(pay-per-view), HBO Max (streaming por assinatura) e TNT (TV fechada).

Forma de disputa


Pelo décimo ano consecutivo, os times disputarão o Estadual divididos em quatro grupos. Na primeira fase, em 12 rodadas, os times de uma chave enfrentam os demais times dos outros grupos.

Enfrentam-se na fase de quartas de final os dois melhores de cada chave em jogo único. As semifinais também acontecem em um só jogo, enquanto a decisão será em sistema de ida e volta. A decisão está programada para dia 9 de abril.

Haverá árbitro de vídeo em todas as partidas da competição. As equipes ficarão em salas na sede da Federação Paulista de Futebol por questão de logística e infraestrutura. O grande campeão levará R$ 5 milhões em prêmios.

Conteúdo Patrocinado