Campeão paulista em 2022, o Palmeiras também foi finalista nos dois anos anteriores. Em 2021, acabou como vice, após perder para o São Paulo na decisão. Já em 2020, ficou com a taça ao bater o Corinthians.
Classificado, o Verdão agora espera o vencedor do duelo entre Água Santa e Red Bull Bragantino para saber quem enfrenta na decisão do estadual. O confronto será disputado na noite desta segunda-feira, às 21 horas (de Brasília), na Vila Belmiro.
Diferente das quartas e das semifinais, a decisão do Paulistão será disputada em formato de ida e volta, marcadas para os dias 2 e 9 de abril. Até lá, o Palmeiras terá duas semanas para se preparar, já que o calendário será pausado durante a data Fifa do próximo final de semana.
O jogo
Apesar da falta de gols, a primeira etapa foi controlada pelo Palmeiras, que teve diversas oportunidades de marcar. A primeira grande chance do Verdão foi aos sete minutos, mas Rony não conseguiu finalizar da melhor forma ao receber cruzamento dentro da área. No lance seguinte, a equipe teve uma baixa, quando Tabata sentiu desconforto e precisou deixar o campo para a entrada de Breno Lopes.
Ainda assim, os palmeirenses não se abateram e seguiram pressionando o advrsário. Aos 12, Gabriel Menino recebeu cruzamento de Raphael Veiga e cabeceou sozinho, mas sem precisão e mandou para fora. No minuto seguinte, foi a vez do meia chegar com perigo dentro da área, obrigando o goleiro Jefferson Paulino a fazer a defesa.
Mais tarde, aos 22 minutos, o arqueiro do Ituano voltou a trabalhar para evitar o gol palmeirense, quando Breno Lopes apareceu nas costas da zaga para finalizar após cruzamento de Marcos Rocha. Depois disso, o Ituano até se reorganizou para evitar nova pressão palmeirense, mas pouco ameaçou o gol rival.
O Palmeiras apareceu mais uma vez no ataque aos 33, depois de boa circulação de bola na entrada da área. Piquerez cruzou para trás, e Gabriel Menino finalizou rasteiro, para boa defesa de Jefferson Paulino. Em seguida, aos 35, o goleiro apareceu mais uma vez para salvar o Ituano, agora em finalização de fora da área de Raphael Veiga.
Segundo tempo
O Palmeiras voltou do intervalo sem alterações e não diminuiu o ritmo na tentativade abrir o placar. Logo no primeiro minuto, Gabriel Menino pegou a sobra após cobrança de escanteio e finalizou firme para outra boa defesa de Jefferson Paulino.
Depois de tanto insistir, o Palmeiras finalmente abriu o placar, aos 13 minutos. Depois de falta cobrada na direção de Gustavo Gómez, o goleiro do Ituano fez outra grande defesa. Contudo, o rebote sobrou para Murilo, que não perdoou e colocou o Verdão em vantagem.
Depois do gol, o Verdão levou a partida em ritmo mais cadenciado. Mesmo tentando sair mais ao ataque, o Ituano pouco agredia o gol dos mandantes. Assim, o Palmeiras ainda voltou a assustar aos 30 minutos, quando Piquerez finalizou de fora da área, e Jefferson Paulino espalmou para escanteio.
Mais à frente, uma forte chuva caiu no Allianz Parque e, com ela, as boas oportunidades para as duas equipes ficaram mais escassas. A reta final do jogo foi em clima de tensão. Abel Ferreira fez alterações para ganhar fôlego e proteger a sua defesa. O Ituano até rondou a área palmeirense nos acréscimos, mas não teve sucesso, e o Verdão garantiu a vitória e a classificação para a final do Paulistão.
𝒯𝑒𝓇𝒸𝑒𝒾𝓇𝒶 𝒜𝒸𝒶𝒹𝑒𝓂𝒾𝒶 que fala, né? 👨🏫🐷#AvantiPalestra pic.twitter.com/UUwcs7LVHP
— SE Palmeiras (@Palmeiras) March 19, 2023
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 X 0 ITUANO
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Data: 19 de março de 2023, domingo
Horário: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Mauro André de Freitas
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Cartões amarelos: Murilo (Palmeiras); Claudinho (Ituano)
Cartões vermelhos: -
Gols: Murilo, aos 13 do 2º T (Palmeiras)
Público: 40.664 torcedores
Renda: R$ 3.148.583,33
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino (Fabinho) e Raphael Veiga (Jailson); Bruno Tabata (Breno Lopes), Dudu (Mayke), Rony (Rafael Navarro).
Técnico: Abel Ferreira
ITUANO: Jefferson Paulino; Raí Ramos, Claudinho, Bernardo e Iury; Lucas Siqueira (Mateus Nascimento), José Aldo (Felipe Saraiva) e Eduardo Person; Gabriel Barros (Hélio Borges), Quirino (Rafael Silva) e Paulo Victor (Rafael Carvalheira).
Técnico: Gilmar Dal Pozzo