Futebol/Campeonato Paulista

Na última rodada, times do interior podem surpreender grandes de SP

São Paulo , SP
20/03/2019 08:34:22 — 20/03/2019 08:40:33

Em: Bragantino, Campeonato Paulista, Ferroviária, Guarani, Oeste, Red Bull, São Bento
O São Paulo é o único dos times da capital sem vaga garantida (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)

A primeira parte do Campeonato Paulista está chegando ao fim. De um lado, três grandes já estão classificados para a próxima fase, enquanto o São Paulo é o único ainda pendente de presença nas quartas de final da competição e, por isso, acompanhará de perto o duelo entre Oeste e Mirassol, que acontece nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), na Arena Barueri, pela 12ª e última rodada.

O Oeste, que é o terceiro do grupo D com 12 pontos, apenas dois abaixo do tricolor, entra em campo com sede de vitória, torcendo também para que o time de Morumbi perca ou, na pior das hipóteses, empate diante do São Caetano, no mesmo horário. Caso o placar fique em igualdade, o Rubrão precisará golear o Mirassol por quatro gols de diferença para avançar no saldo de gols. Do outro lado, o adversário é apenas o quarto colocado no grupo C, o mesmo do Corinthians, com dez pontos, e já sem expectativas no torneio.

Além de Oeste e Mirassol, os outros times do interior também entram em campo. Destaque para o jogo entre Novorizontino e Ferroviária, respectivamente nos grupos de Palmeiras e Corinthians, que também jogam nesta quarta, contra Ponte Preta e Ituano, nesta ordem. Se vencer e o alviverde perder, o time de Novo Horizonte pode ocupar a liderança do grupo, mas apenas se aplicar uma goleada na Ferroviária. Esta, por sua vez, pode chegar à liderança caso o Corinthians perca ou empate no seu compromisso e, claro, se o clube de Araraquara sair vitorioso, lembrando que esta é a primeira vez em sua história que a AFE se classifica para essa fase.

Já o Santos, que entra em campo contra o Botafogo-SP, espiará a partida entre Guarani e RB Brasil, que acontece no Brinco de Ouro. Enquanto o Bugre é o terceiro do grupo B e já não consegue avançar, o Toro Loko é o líder do grupo A, com 24 pontos, e, com essa vitória, pode não só ser permanecer em primeiro da sua chave, à frente do Peixe, como ter a melhor campanha de todo o estadual. Como essa possibilidade é real, o técnico Antonio Carlos Zago não deve poupar titulares, mas a escalação segue sendo um mistério, já que não foi repetida em nenhuma das 11 rodadas anteriores.

Para fechar, o São Bento recebe o Bragantino no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, já sabendo que está rebaixado, visto que tem a pior campanha da competição com apenas quatro pontos somados e não conseguiria ultrapassar, numa eventual vitória, a terceira pior campanha, a do Botafogo-SP (oito pontos). Do outro lado, o time de Bragança Paulista apenas cumpre tabela, já que é o terceiro do C, com dez pontos, e não consegue alcançar nem Corinthians (18) e nem Ferroviária (17).

Confira os jogos desta quarta-feira, todos às 21h30 (de Brasília), pela 12ª rodada do Campeonato Paulista:

Guarani x Red Bull Brasil
Novorizontino x Ferroviária
Oeste x Mirassol
São Bento x Bragantino
Botafogo SP x Santos
Ituano x Corinthians 
Palmeiras x Ponte Preta
São Caetano x São Paulo