Ituano vira sobre XV fora e lidera grupo do Verdão provisoriamente - Gazeta Esportiva
Ituano vira sobre XV fora e lidera grupo do Verdão provisoriamente

Ituano vira sobre XV fora e lidera grupo do Verdão provisoriamente

Gazeta Esportiva

Por Redação

12/03/2016 às 18:21 • Atualizado: 12/03/2016 às 18:42

São Paulo, SP

Vianna passou em branco, mas Ituano conquistou 1 vitória fora de casa (Foto:Divulgação/Ituano)
Vianna passou em branco, mas Ituano conquistou 1 vitória fora de casa (Foto:Divulgação/Ituano)


A vitória de virada, que acabou se transformando em goleada, por 4 a 1 sobre o XV de Piracicaba, na tarde deste sábado, deu ao Ituano a oportunidade de assumir a liderança isolada do Grupo B do Campeonato Paulista. Com o jogo do Palmeiras marcado para a manhã de domingo, o Galo de Itu vai, ao menos, dormir no topo com a ajuda de Naylhor, que teve boa atuação ao marcar dois gols.

O zagueiro foi responsável por empatar e virar o jogo em favor dos visitantes, no estádio Barão de Serra Negra, e ainda viu o jovem atacante Ruan aumentar a vantagem quatro minutos após entrar em campo. Com o resultado positivo na bagagem, o Ituano chegou a 14 pontos, dois a mais que o Alviverde, e conquistou sua primeira vitória fora de casa na competição

Caso o Palmeiras vença o clássico contra o São Paulo, o Ituano ficará a um ponto da liderança e com a classificação bem encaminhada. O Novorizontino, terceiro colocado, poderá chegar, ao máximo, aos 13 pontos nesta nona rodada. No próximo fim de semana, o Ituano recebe o São Paulo, no estádio Novelli Jr.

O jogo – Com campanhas idênticas no Campeonato Paulista, XV de Piracicaba e Ituano foram a campo em fases distintas. Embalado após duas vitórias, o XV de Piracicaba reencontrou a torcida enquanto o Ituano, querendo se recuperar da derrota para o Novorizontino, seguiu fora de casa para tentar buscar pontos.

Aos cinco minutos a torcida se animou no estádio Barão de Serra Negra. Rivaldinho, filho do pentacampeão do mundo Rivaldo, fez jogada pela esquerda e cruzou na medida para Henrique Santos, que exagerou na força e viu a bola passar por cima do travessão. O Ituano respondeu aos 13, quando, após contragolpe, Edinho bateu de primeira e viu a bola raspar a trave.

A pressão alta dos donos da casa impedia que o Ituano trabalhasse a bola e organizasse as jogadas. Aos 23 minutos, após tanto pressionar, o XV teve um pênalti a seu favor, marcado sobre Rivaldinho. O atacante foi lançado e, ao disputar espaço com o zagueiro, cai ao chão. Na cobrança, Fabinho deslocou o goleiro e abriu o placar.

Aos 32 minutos, Peri tentou se redimir. Após cometer o pênalti que resultou no gol do XV, cobrou escanteio do outro lado do campo e, por pouco, não marcou um gol olímpico. O empate, porém, não tardou a acontecer. Aos 34, em novo escanteio de Peri, Naylhor subiu para conferir de cabeça e empatar antes do intervalo.

Na volta dos vestiários, o cenário da partida permaneceu inalterado: o XV tentando dominar as ações ofensivas enquanto o Ituano seguia resguardado. Após o goleiro Fábio evitar o gol de Henrique Santos ao defender chute de fora da área, o zagueiro Naylhor voltou a aparecer para colocar os visitantes em vantagem.

Se no primeiro tempo conferiu de cabeça o cruzamento de Peri, desta vez contou com a ajeitada de Edinho, que rolou a bola dentro da área, para firar em cima da marcação e bater firme para o gol, em lance digno de um camisa 9 de ofício.

Aos 18 minutos, quatro minutos após entrar em campo substituindo Edinho, o atacante Ruan aumentou a contagem aproveitando bem o contragolpe. O XV se lançou ao ataque e abriu espaços. Guilherme puxou o contra-ataque e abriu para Ruan, que bateu cruzado e deixou assegurada a vitória fora de casa.

A dois minutos do fim do tempo regulamentar, Igor deu números finais a partida, transformando a vitória em goleada. O técnico Tarcísio Pugliese lançou mão de Igor, na vaga de Claudinho, na marca dos 30 e, aos 43, o meia aplicou um rolinho no marcador antes de bater colocado para fazer um golaço.

FICHA TÉCNICA:
XV DE PIRACICABA 1 x 4 ITUANO


Local: estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba (SP)
Hora: 16h30 (de Brasília)
Data: 12 de março de 2016
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Assistentes: Herman B. Vani e Alex Alexandrino (ambos de SP)
Público: 4.341 pagantes
Renda:
R$ 94.680,00
Cartões amarelos: 
Heitor e Magal (XV de Piracicaba); Peri, Guly, Edinho e Ruan (Ituano)

Gols: Fabinho, aos 24 minutos do primeiro tempo (XV de Piracicaba); Naylhor, aos 34 do primeiro tempo e aos 12 do segundo; Ruan, aos 18; e Igor, aos 43 minutos do segundo tempo (Ituano)

XV DE PIRACICABA: Bruno Brígido, Daniel (Adriano), Fábio Sanches, Heitor e Thiago Carleto; Magal (Rodrigo Silva), Clayton, Henrique Santos e Diney (Héverton); Fabinho e Rivaldinho
Técnico: Narciso

ITUANO: Fábio, Raul Prates (Pacheco), Naylhor, Leonardo Luiz e Peri; Wellington Simião, Guly, Guilherme e Claudinho (Igor); Fernando Vianna e Edinho (Ruan)
Técnico: Tarcísio Pugliese

Conteúdo Patrocinado