Futebol/Campeonato Paulista

FPF divulga regulamento e tabela completa do Paulistão 2016

São Paulo , SP
01/12/2015 23:25:04 — 01/12/2015 23:26:41

Em: Campeonato Paulista, Corinthians, Futebol, Palmeiras, Santos, São Paulo
Divulgada nesta terça-feira, a tabela prevê disputa do Paulista entre 31 de janeiro e 8 de maio (foto: divulgação/FPF)
Divulgada nesta terça-feira, a tabela prevê disputa do Paulista entre 31 de janeiro e 8 de maio (foto: divulgação/FPF)

Com a última rodada do Campeonato Brasileiro a ser disputada neste final de semana, os torcedores se preparam para a despedida de seus times na temporada, sabendo que só irão vê-los novamente nos estaduais de 2016. Nesse contexto, a FPF divulgou, nesta terça-feira, o regulamento e a tabela completa do próximo Campeonato Paulista.

Assim, as torcidas dos times da elite do estado já conhecem a data e o adversário da primeira partida oficial de seus times na próxima temporada. Atual campeão, o Santos estreia no ano em casa contra o São Bernardo. Também como mandante, o Corinthians enfrenta o XV de Piracicaba. Ambos os duelos estão programados para o dia 31 de janeiro.

No mesmo dia, o Palmeiras, por sua vez, atua como visitante contra o Botafogo, em Ribeirão Preto, e o São Paulo deve ir a Osasco enfrentar o Red Bull Brasil.

A fórmula de disputa é a mesma do ano passado, com 20 clubes divididos em quatro chaves. O grupo A, encabeçado pelo Peixe, também conta com Oeste, São Bento, Linense e Botafogo. Já o B tem Palmeiras como cabeça de chave, além de São Bernardo, Ituano, Novorizontino e Ponte Preta.

No grupo C, o São Paulo tem companhia de Ferroviária, XV de Piracicaba, Capivariano e Grêmio Audax. Por fim, o Corinthians está na chave D, ao lado de Água Santa, Mogi Mirim, Red Bull e Rio Claro.

Na primeira fase, as equipes enfrentarão todos os adversários dos outros grupos, sem cruzar com times de sua própria chave, em turno único. Os seis últimos na colocação geral serão automaticamente rebaixados à Série A2, e os dois melhores de cada chave se classificam para as quartas de final.

Como a tabela completa foi divulgada, já se conhece também as datas dos dois jogos da decisão do campeonato: dias 1 e 8 de maio.




  • Carlos Martins

    Precisa colocar alguém que pense, na Federação Paulista.
    De acordo com o regulamento, um clube pode se classificar em segundo do seu grupo e também ser rebaixado por ser um dos seis piores. Haja ignorância!!!

    • evangelista william sergio

      já que TEr qUE sEr em AprOxi.1 mÊs dEviAm fAzEr no fOrmATO da cOpA do mUndO ou EnTAO da LibErTAdOrEs

    • Du

      Ignorância acho que é sua!! Se você olhar o regulamento irá ver que se os 5 do mesmo grupo forem os piores colocados no geral irão classificar os 2 melhores terceiros colocados dos outros grupos! Antes de criticar, leia, informe-se! Abraço!

  • Nostradamus

    Será que nesse regulamento a arbitragem continuará pró kúrintia? Isso veremos no ano que vem.

  • hélio biasoli

    Parece-me que este ano o campeonato paulista deu certo e deve continuar no mesmo esquema. Nada contra.

  • joao borges

    Pode acontecer que os 6 últimos da classificação geral sejam da mesma chave?

    • Gime Endrigo Girao

      São 5 equipes em cada chave

    • luiz

      Pode acontecer de dois times ficarem entre os seis últimos, portanto serem rebaixados, e ao mesmo tempo estarem entre os dois melhores de seus grupos, estando assim classificados para as quartas de final, podendo hipoteticamente serem campeões. Aí teríamos um campeão rebaixado! Belo regulamento!

  • Edu BlackandDecker Bauer

    Regulamento patetics de novo…