Emboscada e Carnaval à vista: o clima extracampo para Corinthians e Palmeiras nesta quinta - Gazeta Esportiva
Emboscada e Carnaval à vista: o clima extracampo para Corinthians e Palmeiras nesta quinta

Emboscada e Carnaval à vista: o clima extracampo para Corinthians e Palmeiras nesta quinta

Gazeta Esportiva

Por Redação

16/02/2023 às 07:30

São Paulo, SP

O clássico envolvendo Corinthians e Palmeiras sempre movimentou as torcidas dentro e fora dos estádios, nem sempre de forma saudável. O Derby desta quinta-feira, que será disputado a partir das 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, está permeado por dois acontecimentos extracampo: uma emboscada na última quinta-feira e o desfile das escolas de samba no Carnaval, na próxima semana.

Ataque surpresa


Após a derrota alvinegra para o São Bernardo, no ABC paulista, no dia 9 de fevereiro, dois ônibus de organizadas do Corinthians sofreram uma emboscada de palmeirenses, que portavam ferramentas e estavam em maior número, deixando uma série de feridos.

Na última terça, dois corintianos continuavam em estado grave em um hospital em São Paulo, ainda correndo risco de morte - no dia da emboscada, quatro pessoas ficaram internadas com gravidade. Um palmeirense acabou levando um tiro no rosto e passou por cirurgia, sem riscos.

Encontro antes do clássico


Na última quarta-feira à tarde, membros das principais torcidas organizadas de Corinthians e Palmeiras se encontraram com os responsáveis pela segurança no dia do jogo, com a presença do delegado Cesar Saad, da Delegacia de Repressão aos Delitos Esporte (DRADE-DOPE), que investiga o último acontecimento.


Pedido nas redes


Após um encontro entre lideranças nas torcidas, a Mancha Alvi Verde publicou uma mensagem em suas redes sociais afirmando que não aceitará "o envolvimento de nossos associados em brigas ou quaisquer atos de violência". Além disso, a diretoria que assina a nota diz que punirá os responsáveis caso algo assim venha a acontecer a partir de agora.

A Gaviões da Fiel, maior organizada do Corinthians, não publicou nada oficialmente, mas, em grupos de mensagens particulares entre associados, o pedido, segundo apurado pela reportagem, era o mesmo.

A Torcida Jovem, do Santos, também se posicionou, afirmando que "está proibido qualquer ato de violência contra qualquer torcida organizada no Estado de São Paulo" e que, caso ocorra, o responsável será punido "dentro e fora do estatuto".

Vale lembrar que o Peixe jogará contra o Santo André nesta quinta, às 19h30 (de Brasília), no Bruno José Daniel, a cerca de 20 quilômetros de Itaquera.

Carnaval no Sambódromo


Após a emboscada na última semana, outra possibilidade de confronto entre torcidas (para além do Derby desta quinta) é no desfile das escolas de samba de São Paulo. Em 2023, Independente Tricolor, Gaviões da Fiel, Mancha Verde e Dragões da Real desfilarão.

A primeira a desfilar será a Independente, com horário previsto para às 23h15 (de Brasília) desta sexta-feira, a primeira da noite após o desfile das velhas-guardas.

A Gaviões tem horário previsto para entrar no sambódromo do Anhembi a partir das 5h45 (de Brasília) da madrugada de sábado. Após uma confusão em um camarote no carnaval passado, a escola acabou punida com o último horário.

Já na noite de sábado e madrugada para domingo, a Mancha Verde, atual campeã, tem horário de entrada previsto para 0h40 (de Brasília), enquanto a Dragões desfilará a partir de 5h (de Brasília), no último horário.

Conteúdo Patrocinado