Dirigente que recusou Santos mostra ambição e projeta Red Bull na Série D - Gazeta Esportiva
Dirigente que recusou Santos mostra ambição e projeta Red Bull na Série D

Dirigente que recusou Santos mostra ambição e projeta Red Bull na Série D

Gazeta Esportiva

Por Marcos Vieira, especial para a GE.net

14/01/2015 às 10:00

São Paulo, SP

Fundado em 2007, o Red Bull Futebol e Entretenimento Ltda. alcançou a elite do futebol paulista em seu sétimo ano de existência, após quatro temporadas figurando entre os favoritos ao acesso na Série A2. A consolidação do ambicioso objetivo muito se deve a Thiago Scuro, de 33 anos. Porém, o profissional, mais novo que o principal nome do Toro Loko para a disputa do estadual – o zagueiro Fabiano Eller (37) –, não executa seu trabalho dentro das quatro linhas.


Apesar da pouca idade, Scuro é o diretor esportivo do RBB e foi responsável por aprimorar o departamento futebolístico da equipe. O dirigente, que se destacou no Audax São Paulo – antigo Pão de Açúcar e atual representante de Osasco na Primeira Divisão –, trouxe consigo profissionais de confiança, como o goleiro Juninho, o jovem técnico Maurício Barbieri e o próprio Fabiano Eller. O resultado foi uma boa campanha na última A2, onde terminou com o vice-campeonato.


Qualidade da bebida e carisma: Red Bull mira ganhar asas na elite


A ascensão com o Red Bull fez Scuro ser procurado pelo Santos, para assumir o cargo de gerente executivo de futebol – outrora ocupado pelo ex-jogador Zinho, na gestão de Odílio Rodrigues. Porém, o dirigente preferiu permanecer na emergente formação paulista, onde espera conseguir a vaga na próxima edição da Série D do Campeonato Brasileiro.

No Audax SP, onde se destacou, Scuro (à esquerda) trabalhou com José Carlos Brunoro, ex-dirigente do Palmeiras
No Audax SP, onde se destacou, Scuro (à esquerda) trabalhou com José Carlos Brunoro, ex-dirigente do Palmeiras - Credito: Reprodução/Twitter
Em entrevista à Gazeta Esportiva.Net, o diretor esportivo não quis comentar os motivos que o fizeram recusar o Peixe, mas revelou o planejamento ousado para surpreender os adversários e firmar o nome do RBB à nível nacional.


Gazeta Esportiva.Net: Como o Red Bull Brasil está se planejando para disputar o primeiro Paulistão de sua curta história?
Thiago Scuro: O clube vive um momento muito especial. Todo o trabalho que fizemos foi pensando em chegar à Primeira Divisão. Agora, precisamos qualificar não apenas o elenco, mas todos os setores. Vamos investir em infraestrutura e tecnologia para aprimorar nossa parte médica e também o ambiente profissional.


Gazeta Esportiva.Net: Como está a busca de jogadores? O Red Bull Brasil está encontrando dificuldades no mercado?
Thiago Scuro: A Série A1 tem muito mais visibilidade. Assim, fica mais fácil buscar atletas que nos agradam. As divisões de acesso não são tão divulgadas e isso acaba afastando um ou outro nome. Neste novo desafio, estamos buscando jogadores de qualidade para montar um elenco competitivo. A maior dificuldade, talvez, seja preparar o clube para viver uma atmosfera inédita, que é a disputa da Primeira Divisão.

A estrutura do RBB, aprimorada na gestão de Scuro, já recebeu a visita do astro francês Thierry Henry
A estrutura do RBB, aprimorada na gestão de Scuro, já recebeu a visita do astro francês Thierry Henry - Credito: Reprodução/Facebook
Gazeta Esportiva.Net: O Red Bull Brasil sempre foi uma referência nas categorias de base, construindo sólidas campanhas nos estaduais. O desempenho dos garotos serve como espelho para os profissionais também firmarem seu nome na elite?
Thiago Scuro: Creio que o profissional precisa ser a referência para o jovem. Os atletas da nossa base, por mais que estejam bem, necessitam olhar para os jogadores principais e enxergar um modelo. Por isso, temos muito cuidado no momento das contratações. Buscamos sempre indicações positivas, dentro e fora de campo. Atletas que venham para agregar em todos os quesitos.


Gazeta Esportiva.Net: Com que mentalidade o Red Bull Brasil entra na Primeira Divisão? Conseguir a permanência já deixaria a diretoria com a sensação de dever cumprido?


Thiago Scuro: Não temos a ambição de simplesmente permanecer no Paulistão. A mentalidade do Red Bull Brasil é voltada para o alto desempenho. 2015 significa o início de um novo ciclo. Vamos construir nosso nome a nível nacional e esperamos ter uma campanha destacada, com a vaga assegurada na Série D do Campeonato Brasileiro. Estar aqui nos exige o desejo de ganhar.

PRIMEIRA APRESENTAÇÃO
O Red Bull Brasil estreia na elite do Paulistão contra o também ascendente Capivariano, atual campeão da Série A2, no estádio Carlos Colnaghi, em Capivari. O primeiro desafio como mandante ocorre na segunda rodada, contra o Penapolense, no Moisés Lucarelli, domínio ponte-pretano em Campinas.

O diretor esportivo Thiago Scuro é mais jovem que Fabiano Eller, principal nome do Red Bull para a disputa da A1
O diretor esportivo Thiago Scuro é mais jovem que Fabiano Eller, principal nome do Red Bull para a disputa da A1 - Credito: Reprodução/Facebook



LEIA NESTA QUINTA-FEIRA:
À frente do RBB, Barbieri atingiu feito que Argel e Maria não conseguiram

Conteúdo Patrocinado