Diniz não teme que adversários tenham "aprendido" a jogar contra o Audax - Gazeta Esportiva
Diniz não teme que adversários tenham "aprendido" a jogar contra o Audax

Diniz não teme que adversários tenham "aprendido" a jogar contra o Audax

Gazeta Esportiva

Por Marcos Vieira, especial para a GE.net

23/01/2015 às 08:00

Osasco, SP


Em 2014, ano de sua primeira aparição na elite do Campeonato Paulista, o Grêmio Osasco Audax surpreendeu seus adversários, apresentando um esquema sem posições fixas, e quase conseguiu a classificação para o estágio de mata-mata. Dando sequência ao trabalho realizado no clube da Região Metropolitana, o técnico Fernando Diniz admitiu não temer os estudos por parte dos oponentes e garantiu que seus comandados seguirão com a postura inovadora nesta edição da Série A1.


Além da manutenção da configuração móvel, que pode ser definido resumidamente como um 3-4-3, Diniz traz consigo outro trunfo para ter sucesso na Primeira Divisão: a experiência interestadual. Após disputar o Paulistão da temporada passada, o GO Audax firmou uma parceria com o Guaratinguetá e permitiu uma maior rodagem ao seu elenco, que atuou na Série C do Campeonato Brasileiro. Representando a Garça do Vale, os atletas do clube osasquense novamente bateram na trave e por pouco não figuraram nas quartas de final do torneio.


Em entrevista à Gazeta Esportiva.Net, Diniz mostrou acreditar no potencial de seu esquema para atingir, enfim, o estágio decisivo. O ex-meia-atacante de Fluminense e Corinthians foi responsável por garantir o acesso inédito ao Audax, em 2013, antes da parceria com o Grêmio Esportivo Osasco – que atualmente milita na Série A2 – ser firmada.

Em 2014, Diniz colocou o GO Audax na 4ª colocação do Grupo B, um ponto atrás do Timão (Foto: Renato Silvestre)
Em 2014, Diniz colocou o GO Audax na 4ª colocação do Grupo B, um ponto atrás do Timão (Foto: Renato Silvestre) - Credito: Divulgação
Gazeta Esportiva.Net: Com que mentalidade o Grêmio Osasco Audax entra para disputar o seu segundo Campeonato Paulista?


Fernando Diniz: O pensamento é o mesmo, de montar uma equipe forte e competitiva. Temos pela frente uma chave complicadíssima, com clubes como Corinthians e Ponte Preta, que recentemente conseguiu o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro. Porém, buscaremos realizar um bom campeonato, para avançar de fase.


Gazeta Esportiva.Net: No início do Paulistão de 2014, o Grêmio Osasco Audax surpreendeu seus adversários, com um esquema de jogo sem posições fixas. Entretanto, no decorrer do campeonato, os oponentes já mostraram ter estudado tal técnica. Você teme que seus rivais entrem em campo sabendo exatamente como neutralizar essa configuração?

O trabalho com os pés realizado pelo goleiro Felipe Alves é essencial para o esquema do Audax. Recuos para o arqueiro são constantes (Foto: Renato Silvestre)
O trabalho com os pés realizado pelo goleiro Felipe Alves é essencial para o esquema do Audax. Recuos para o arqueiro são constantes (Foto: Renato Silvestre) - Credito: Divulgação
Fernando Diniz: Os adversários já sabem como jogamos, mas vamos seguir com a nossa estratégia, buscando criar espaço nas defesas adversárias. O desafio é aprimorar o nosso estilo de jogo, lapidando as peças e tornando os jogadores mais aptos para executar o que pediremos à beira do campo.


Gazeta Esportiva.Net: A dinâmica de jogo do Grêmio Osasco Audax exige um bom preparo físico por parte dos jogadores. Como o fôlego dos atletas é conciliado com a capacidade técnica de chegar ao campo de ataque sem ligações diretas (os populares chutões)?


Fernando Diniz: Nós não trabalhamos de maneira fragmentada. No dia a dia, buscamos aliar todos os recursos, físicos e técnicos. A saúde do atleta deve caminhar lado a lado com a consciência tática. Só assim teremos sucesso para seguir impondo esse estilo de jogo.


Gazeta Esportiva.Net: Qual a importância de, após o Campeonato Paulista de 2014, ter disputado a Série C do Brasileiro defendendo o Guaratinguetá?

Estudo? Após complicar Palmeiras e Santos, o Audax foi atropelado pelo São Paulo (Foto: Renato Silvestre)
Estudo? Após complicar Palmeiras e Santos, o Audax foi atropelado pelo São Paulo (Foto: Renato Silvestre) - Credito: Divulgação
Fernando Diniz: Esse, sem dúvidas, é um dos nossos grandes legados para 2015. Na Série A1 de 2014 a equipe era jovem. Muitos jogadores não haviam disputado um campeonato de nível nacional. Porém, por causa da parceria com o Guaratinguetá, eles tiveram essa oportunidade e voltam com mais bagagem para o desafio.


Gazeta Esportiva.Net: Como você avalia sua passagem pelo Guaratinguetá na Série C?


Fernando Diniz: O trabalho foi bem feito, mas deixou aquele gosto amargo, por não termos conseguido o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro. Fica como aprendizado. Fizemos bons jogos, vencendo Juventude e Caxias lá no Sul, por exemplo. Tudo isso serve de lição para nós.


O primeiro desafio do Grêmio Osasco Audax na Série A1 ocorre no dia 31 de janeiro, sábado, às 17 horas (de Brasília), diante do Palmeiras, no estádio José Liberatti. A representação osasquense está no Grupo 2, ao lado de Corinthians, Ponte Preta, Rio Claro e São Bento – equipes que não enfrentará no primeiro estágio.

Em 2014, o GO Audax surpreendeu o Palmeiras e empatou por 1 a 1, no Pacaembu (Foto: Renato Silvestre)
Em 2014, o GO Audax surpreendeu o Palmeiras e empatou por 1 a 1, no Pacaembu (Foto: Renato Silvestre) - Credito: Divulgação

Conteúdo Patrocinado