Com premiação milionária, Paulistão começa com todos querendo desbancar o campeão Palmeiras - Gazeta Esportiva
Com premiação milionária, Paulistão começa com todos querendo desbancar o campeão Palmeiras

Com premiação milionária, Paulistão começa com todos querendo desbancar o campeão Palmeiras

Gazeta Esportiva

Por Redação

13/01/2023 às 20:00

São Paulo, SP

Vai começar a edição 2023 do Campeonato Paulista, o Estadual mais antigo e importante do Brasil. Neste sábado, a partir das 11 horas (de Brasília), Inter de Limeira e São Bernardo, em Limeira (SP), darão o pontapé inicial da competição, que terá uma premiação milionária - só o campeão receberá R$ 5 milhões pela conquista do título. Atual vencedor, o Palmeiras, que manteve grande parte de seu elenco, é a equipe a ser batida.

“Sabemos que nosso Paulistão é um dos estaduais mais importantes do país, por isso estamos tentando inovar a cada ano mais. Nesta próxima temporada, o prêmio ao campeão será ainda maior, R$ 5 milhões. Nossa expectativa é a melhor possível. Teremos grandes jogos e um campeonato excelente”, projetou o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos.



Em 2022, o Verdão mandou no Paulistão do início ao fim. O time comandado pelo técnico português Abel Ferreira se manteve invicto até a final, quando foi derrotado pelo São Paulo na partida de ida da decisão. Com autoridade, devolveu o revés no jogo de volta com uma goleada por 4 a 0. Para essa temporada a equipe é praticamente a mesma, já que apenas o meia Gustavo Scarpa foi negociado. Mas tem um "reforço caseiro", que enche o palmeirense de esperança: o centroavante Endrick, de apenas 16 anos.

Seus rivais prometem correr bastante em busca do título. O São Paulo, comandado por Rogério Ceni, será um time bem diferente do que ficou com o vice em 2022. Foram várias as trocas neste início de temporada, com destaque para as chegadas do zagueiro argentino Alan Franco, do volante equatoriano Jhegson Méndez, do meia-atacante Wellington Rato e do atacante Marcos Paulo.

Já Corinthians e Santos estão com novos treinadores: Fernando Lázaro, no Timão, e Odair Hellmann, no Peixe, são as apostas das diretorias para 2023. O clube de Parque São Jorge fez trocas pontuais como a chegada do lateral esquerdo Matheus Bidu, que vai substituir Lucas Piton. E conseguiu o vínculo definitivo do centroavante Yuri Alberto, uma das grandes armas para o Paulistão. Na Baixada Santista, o destaque é o atacante colombiano Stiven Mendoza.

Correndo por fora estão clubes do interior como Guarani, Mirassol, Ituano e Red Bull Bragantino. Mas a grande novidade é a volta da Portuguesa à elite estadual depois de sete anos seguidos na Série A2. O objetivo da Lusa é se manter na primeira divisão e, de quebra, obter uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2024.


Regulamento


O calendário de jogos do Paulistão terá início neste sábado e terminará no dia 9 de abril. A fase de classificação, com quatro grupos de quatro clubes cada, acontecerá em 12 rodadas até o início de março, com os times enfrentando rivais das outras três chaves. Passam os dois primeiros de cada grupo, que se encaram em jogo único nas quartas de final. As duas semifinais também serão em duelo único. Só a decisão será em partidas de ida e volta. Os dois últimos na classificação geral serão rebaixados à Série A2.

Neste ano, a Taça da Independência entra no lugar da Taça do interior. Com esta mudança, a competição também dará mais três vagas na Copa do Brasil de 2024 aos melhores colocados que estão disputando o novo torneio, que será realizado entres os times que estiverem nas posições de nono ao 14º lugar, junto aos eliminados nas quartas de final.

Por isso, a competição justamente acontecerá após os jogos da fase de classificação. Vale ressaltar que os times da elite do futebol brasileiro não farão parte da disputa nesta temporada.

Confira os grupos do Paulistão:


Grupo A - Santos, Red Bull Bragantino, Botafogo e Inter de Limeira
Grupo B - São Paulo, Guarani, Mirassol e Água Santa
Grupo C - Corinthians, Ituano, Ferroviária e São Bento
Grupo D - Palmeiras, São Bernardo, Santo André e Portuguesa

Conteúdo Patrocinado