Em crise, XV de Jaú e União de Araras desistem de disputar o Estadual - Gazeta Esportiva
Em crise, XV de Jaú e União de Araras desistem de disputar o Estadual

Em crise, XV de Jaú e União de Araras desistem de disputar o Estadual

Gazeta Esportiva

Por GazetaEsportiva.net

04/02/2015 às 22:43

Jaú, SP


Duas equipes tradicionais do interior de São Paulo desfalcarão a Segunda Divisão (equivalente à 4ª divisão) do Campeonato Paulista. Por causa de problemas financeiros, o União São João de Araras e o XV de Jaú anunciaram neste meio de semana que não disputarão o torneio estadual, que começa no mês de maio.


Por meio de rede social, o XV declarou como principal motivo da desistência as pendências financeiras e documentais do clube com a Federação Paulista. Além disso, o time de Jaú está suspenso da FPF desde o ano passado, por ter dívidas em aberto e por não ter apresentado o balanço financeiro de 2013 à entidade.


Na nota oficial, o presidente Laércio Carneiro ressaltou a dificuldade da situação. “Foi uma decisão difícil, complicada, porém muito bem pensada e estudada, para não aumentarmos as dívidas”, declarou o mandatário. Ainda segundo o comunicado do clube, a diretoria se empenhará para organizar as finanças e voltar a disputar o Estadual em 2016. As atividades das categorias de base seguem normalmente em 2015.


Já o União São João de Araras adotou tom mais rígido em sua nota de esclarecimento, também divulgada por meio de rede social. O clube relembrou o rebaixamento da 1ª para a 2ª divisão em 2005 após derrota para a União Barbarense, em jogo apitado por Edilson Pereira de Carvalho, que estava no epicentro de um esquema de corrupção na arbitragem que foi descoberto mais tarde naquele ano.


Na mensagem, o clube de Araras também apontou como motivo da desistência a crise financeira, que se agravou a partir de 2006 enquanto a equipe batalhava nas divisões inferiores do futebol paulista, nas quais as cotas pagas pela FPF são pequenas.


“Nossos investimentos nestes anos para tentar voltar foram minando nossos recursos e nossas forças, o público foi se afastando do estádio, as cotas da FPF foram diminuindo (na 2ª, 3ª e 4ª divisão, praticamente não existem), o que culminou em acumulação de dívidas: com funcionários, ex-funcionários, fornecedores, ações, impostos, taxas, parceiros e investidores que acreditaram em nosso retorno, e hoje estamos praticamente insolúveis”, publicou o União São João.


A nota da equipe de Araras também revela que o estádio Dr. Hermínio Ometto ainda não teve sua utilização aprovada pelo Corpo de Bombeiros. Ao contrário do XV de Jaú, o clube ararense não encerrou sua mensagem dando sinais de otimismo pela recuperação financeira, e preocupou ainda mais os admiradores do futebol interiorano paulista.

Conteúdo Patrocinado