Varejão comenta recordes do ex-companheiro LeBron James e opina sobre atual momento dos Cavs - Gazeta Esportiva
Varejão comenta recordes do ex-companheiro LeBron James e opina sobre atual momento dos Cavs

Varejão comenta recordes do ex-companheiro LeBron James e opina sobre atual momento dos Cavs

Gazeta Esportiva

Por João Pedro Haiter

27/01/2023 às 16:40 • Atualizado: 27/01/2023 às 16:44

São Paulo, SP

Anderson Varejão, de 40 anos, se aposentou oficialmente no último sábado, em evento realizado durante o intervalo da partida entre Cleveland Cavaliers e Milwaukee Bucks, na Rocket Mortgage Fieldhouse, em Cleveland (EUA). O ex-pivô vestiu a camisa da franquia por 13 temporadas e marcou presença em times históricos para a cidade.

Um dos maiores companheiros do ex-jogador, senão o maior deles, foi LeBron James. Os dois estiveram juntos nos Cavs entre 2004 a 2010 e 2014 a 2016. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, Varejão comentou sobre os recordes do colega de quadra, atualmente no Los Angeles Lakers. Aos 38 anos, o camisa 6 soma, no momento, 38.230 pontos na carreira e está muito próximo de se tornar o maior cestinha da história em temporadas regulares da NBA. Hoje, o posto pertence a Kareem-Abdul Jabbar, que fez 38.387 pontos.

"Era difícil prever que ele [LeBron James] fosse bater tantos recordes, ganhar tantos títulos. Mas, víamos que ele era diferenciado, tanto fisicamente quanto no talento. A inteligência dentro de quadra também é muito diferente. Todo o trabalho que ele colocou no dia a dia, para sobreviver às temporadas, o trabalho de fisioterapia, alimentação, chegar antes nos treinos e ser o último a ir embora, a preocupação com os companheiros de equipe. Tudo isso, somado a ele ter conseguido voltar rápido das lesões que teve, o fizeram ir melhorando a cada ano", disse.

"Não estou surpreso com tudo que vem acontecendo na carreira dele, é fruto de mérito e do trabalho dele. Espero que ele consiga bater esse recorde para se tornar o maior cestinha da NBA", completou.


Varejão avalia momento atual do Cavs na NBA


Além disso, Varejão, novo consultor de desenvolvimento de atletas do Cleveland Cavaliers, opinou sobre o momento atual da franquia. O time aparece na quinta colocação da Conferência Leste, com 30 vitórias e 20 derrotas, e está praticamente garantido nos playoffs da temporada 2022/23.

"Acho que nos últimos anos, sempre que o LeBron saía, o time ficava naquela situação de ‘precisamos de tempo para arrumar a casa’. Agora, acho que Cleveland vive um momento especial, com as escolhas de Draft, os novos jogadores, está em um momento muito legal. O mais importante é chegar nos playoffs sem lesões. Se conseguirmos fazer isso, estaremos muito bem", avaliou.

"Um dos pontos a ser melhorado é a bola de três, que era muito forte na época em que ele [LeBron James] estava. O mais importante da equipe é o carinho que um tem pelo outro. Conseguiram montar um time bacana em cima destes quesitos falados. Para mim, vai ser de extrema importância chegar bem fisicamente", reiterou o ex-pivô.

Anderson Varejão vestiu a camisa do Cleveland Cavaliers de 2004 a 2016 e por um curto período em 2021. Com a franquia, conquistou o título da Conferência Leste nas temporadas 2006/07 e 20014/15. Em ambas, acabou ficando com o vice-campeonato da NBA. O ex-pivô também passou por Saldanha da Gama, Franca, Barcelona, Golden State Warriors - onde também foi vice-campeão da principal liga de basquete do mundo -, Flamengo e Seleção Brasileira.

Conteúdo Patrocinado