NBA

Tudo sobre o NBA All-Star Game 2019, que tem início nesta sexta-feira

São Paulo, SP

14-02-2019 18:00:55

Um dos eventos mais esperados da temporada do basquete mundial tem início marcado para esta sexta-feira. Trata-se do NBA All-Star Weekend, que reúne os melhores jogadores do planeta em uma série de atrações ao longo de todo o final de semana. A edição de 2019 terá como palco o Spectrum Center, casa do Charlotte Hornets, localizado em Charlotte, no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, ainda que as primeiras exibições do acontecimento serão realizadas no .

Como manda a tradição, o formato segue o mesmo. Na sexta-feira, serão realizados o Celebrity Game (Jogo das Celebridades) e o Rising Stars Challenge (jogo entre calouros), abrindo as festividades. No sábado, a noite será recheada de espetáculos, com a disputa dos Torneios de Habilidades, 3 Pontos e Enterradas. Já no domingo, acontecerá o tão aguardado All-Star Game (Jogo das Estrelas), que, neste ano, colocará frente a frente os times escolhidos a dedo por LeBron James e Giannis Antetokounmpo.

Confira abaixo os detalhes e a programação completa do evento:

Sexta-feira (15 de fevereiro)

22h (Brasília) – Celebrity Game

O Jogo das Celebridades conta com a participação de diversas personalidades, normalmente famosas, atreladas ou não ao basquete. O "time da casa" é essencialmente formado por celebridades nascidas no estado que sedia o NBA All-Star Weekend.

Na edição de 2019, portanto, os mandantes têm origem na Carolina do Norte. Dentre os principais nomes que estarão em quadra, estão o do ator Mike Colter (Luke Cage), do comediante JB Smoove, do rapper Rapsody, da jogadora A'ja Riyadh Wilson (Las Vegas Aces, WNBA) e do ex-jogador de futebol americano Steve Smith.

Pelo lado do "time visitante", o grande destaque é o lendário ala-armador Ray Allen, ex-jogador do Boston Celtics e um dos recordistas de bolas de três na história da NBA. O rapper Quavo (Migos), a jogadora Stefanie Dolson (Chicago Sky, WNBA) e o proprietário do Milwaukee Bucks Mike Lasry são outros nomes que completam a equipe.

O lendário Ray Allen é o grande destaque do Jogo das Celebridades (Foto: Gabriel Bouys/AFP)

00h (Brasília) – Rising Stars Challenge

O Desafio de Calouros promete ser a grande atração desta sexta-feira, quando os principais nomes da mais nova geração de jogadores da NBA entrarão em ação, em duelo que opões as principais promessas norte-americanas às principais promessas estrangeiras.

O time dos EUA será comandado por Kyrie Irving, armador do Boston Celtics que viverá uma noite de técnico em Charlotte. Dos 10 atletas escolhidos para a equipe estadunidense, merecem destaque os armadores De'Aaron Fox, do Sacramento Kings, Donovan Mitchell, do Utah Jazz e Trae Young, do Atlanta Hawks, além dos alas Kyle Kuzma, do Los Angeles Lakers, e Jayson Tatum, do Boston Celtics.

O time Mundo, por sua vez, conta como treinador o alemão Dirk Nowitzki, pivô do Dallas Mavericks que, aos 40 anos de idade, faz sua última temporada na carreira. As grandes apostas estrangeiras para o jogo são: o australiano Ben Simmons, armador do Philadelphia 76'ers, o bahamense DeAndre Ayton, pivô do Phoenix Suns, e o esloveno Luka Doncic, ala do Dallas Mavericks e grande favorito ao prêmio de calouro do ano da NBA.

O esloveno Luka Doncic é a grande sensação da NBA e do Desafio dos Calouros (Foto: Glenn James/AFP)

Sábado (16 de fevereiro)

Skills Challenge

O Desafio de Habilidades reúne alguns dos principais nomes da liga para um circuito repleto de obstáculos dentro de quadra. São oito competidores, que duelaram entre si em um formato de mata-mata (quartas de final, semis e final). Avança quem terminar o circuito primeiro, ou seja, quem for mais eficiente.

Se depender do elenco participante, a disputa promete ser eletrizante. Os oito são: Mike Conley, armador do Memphis Grizzlies; Luka Doncic, ala do Dallas Mavericks; DeAaron Fox, armador do Sacramento Kings; Nikola Jokic, pivô do Denver Nuggets; Kyle Kuzma, ala do Los Angeles Lakers; Jayson Tatum, ala do Boston Celtics; Nikola Vucevic, pivô do Orlando Magic; e Trae Young, armador do Atlanta Hawks.

Atual campeão, o armador Spencer Dinwinddie, do Brooklyn Nets, não disputará esta edição.

Grande e habilidoso, Nikola Jokic é presença certa no Skills Challenge (Foto: Bart Young/AFP)

3-Point Contest

O Desafio dos 3-Pontos é mais um grande momento na noite de sábado. Dez dos grandes arremessadores de longa distância da liga estarão concentrados para levar o título, que atualmente pertence a Devin Booker, do Phoenix Suns. O armador, inclusive, estará competindo para defender o seu feito.

Os outros nove concorrentes são: os irmãos Stephen e Seth Curry, armadores de Golden State Warriors e Portland Trailblazers, respectivamente; Danny Green, ala do Toronto Raptors; Joe Harris, ala do Brooklyn Nets; Buddy Hield, armador do Sacramento Kings; Damian Lillard, armador do Portland Trailblazers; Khris Middleton, ala do Milwaukee Bucks; Kemba Walker, armador do Charlotte Hornets; e Dirk Nowitzki, pivô do Dallas Mavericks.

Diante de forte concorrência, Devin Booker tentará defender o título do perímetro (Foto: Barry Gossage/AFP)

Slum Dunk Contest

O Torneio de Enterradas é o centro das atenções da noite de sábado. Contudo, suas últimas edições deixaram um pouco a desejar no sentido de criatividade e, inclusive, qualidade. Muitas críticas foram feitas aos participantes, que, segundo grande parte do público, não conseguiram devolver ao evento as grandes enterradas do passado.

Em 2019, os encarregados de mudar este cenário são: Miles Bridges, ala do Charlotte Hornets; John Collins, ala do Atlanta Hawks; Hamidou Diallo, armador do Oklahoma City Thunder; e Dennis Smith Junior, armador do Dallas Mavericks.

Recém-trocado aos Knicks, Dennis Smith Jr. quer recuperar o prestígio das enterradas (Foto: Chris Schwegler/AFP)

Domingo (17 de fevereiro)

All-Star Game 2019: Team LeBron x Team Giannis

Pelo segundo ano consecutivo, o NBA All-Star Game não será disputado entre os times das Conferências Oeste e Leste. Após votação, que contou com a opinião popular, dos jogadores da liga e de jornalistas, foram definidos os 10 titulares (os cinco mais votados de cada conferência) e os 16 reservas (os oito mais) que estarão em quadra no Spectrum Center.

Os dois mais votados, LeBron James, astro do Los Angeles Lakers, e Giannis Antetokounmpo, astro do Milwaukee Bucks, foram eleitos capitães e selecionaram a dedo suas equipes. A seleção foi alternada, com o camisa 23 tendo direito à primeira escolha.

Alguns reencontros, agradáveis ou não, marcarão a partida de domingo. Haverá, por exemplo, a reedição das parcerias entre LeBron e Kyrie Irving, ex-companheiros de Cleveland Cavaliers, assim como entre Kevin Durant e James Harden, que formavam dupla no Oklahoma City Thunder. Por outro lado, Stephen Curry terá de jogar contra seus colegas de Golden State Warriors, Durant e Klay Thompson, enquanto Joel Embiid, do Philadelphia 76'ers, e Russel Westbrook, do Oklahoma City Thunder, terão de superar as desavenças para atuar lado a lado.

Outro destaque será a presença dos medalhões Dwyane Wade (James) e Dirk Nowitzki (Antetokounmpo) nos elencos. Ambos fazem suas respectivas últimas temporadas e foram homenageados pela NBA com uma escalação automática ao Jogo das Estrelas, algo de que se acostumaram tanto a fazer parte ao longo de suas carreiras.

Os técnicos, por sua vez, serão Michael Malone (Denver Nuggets), do Team LeBron, e Mike Budenholzer (Milawukee Bucks), do Team Giannis.

Estas serão as estrelas que darão show neste domingo, em Charlotte (Foto: Divulgação/NBA)

 

Deixe seu comentário