*Por AFP
Devin Booker acertou a bola de três que garantiu a vitória no último segundo para o Phoenix Suns, que reagiu para silenciar o atual campeão da NBA, o Oklahoma City Thunder, vencendo por 108 a 105 no domingo. Os Suns viraram uma desvantagem inicial de 18 pontos para se vingar da pior derrota da história da franquia — a derrota por 138 a 89 sofrida diante do Thunder, líder da liga, nas quartas de final da NBA Cup no mês passado.
Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva
Canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Booker marcou 24 pontos e distribuiu nove assistências, enquanto Dillon Brooks acrescentou 22 para Phoenix — que ainda contou com um recorde de carreira de 26 pontos saindo do banco por Jordan Goodwin.
Brooks converteu uma bola de três por cima do companheiro de seleção canadense e atual MVP da NBA do Oklahoma City, Shai Gilgeous-Alexander, a 36 segundos do fim.
Isso deu ao Phoenix a vantagem de 105 a 101, mas o Oklahoma City empatou em 105 a 105 com 8,2 segundos restantes, antes de Booker acertar o arremesso decisivo.
Gilgeous-Alexander liderou o Thunder com 25 pontos, e Jalen Williams adicionou 23, mas os Suns encerraram a sequência de quatro vitórias consecutivas do Oklahoma City.
WHAT A WIN!@match_mortgage | #SunsUp pic.twitter.com/bEcIx6hxSc
— Phoenix Suns (@Suns) January 5, 2026
Detroit vence Cavaliers e amplia liderança na Conferência Leste
A campanha de 30 vitórias e 6 derrotas do Thunder segue sendo a melhor da liga, enquanto o Detroit ampliou sua liderança na Conferência Leste com uma vitória por 114 a 110 sobre o Cleveland Cavaliers, resultado que levou os Pistons a 26-9.
Cade Cunningham marcou 27 pontos, e o reserva Daniss Jenkins contribuiu com 25 — incluindo 21 em um espetacular segundo quarto para Detroit.
O armador estrela Cunningham ainda somou seis rebotes, sete assistências, dois roubos de bola e um toco, enquanto os Pistons superaram as ausências por lesão de peças importantes como Tobias Harris, Jalen Duren e Caris LeVert.
Mas quem roubou a cena foi Jenkins, com um segundo quarto monstruoso no qual acertou todos os sete arremessos que tentou, incluindo seis bolas de três.
“Meus companheiros estavam me encontrando livre, e eu estava aberto”, disse Jenkins, que joga com um contrato two-way. “Me deram espaço, e a chave do jogo é: se você tem um arremesso livre, tem que arremessar.”
Os Cavs, liderados por 30 pontos de Donovan Mitchell, reduziram uma desvantagem de 13 pontos para dois a 1:16 do fim e ficaram novamente a dois pontos com 3,8 segundos restantes, mas Jenkins converteu dois lances livres para selar a vitória.
O Cleveland Cavaliers, apontado no início da temporada como um dos candidatos no Leste, terminou o dia em oitavo lugar na classificação, após ser ultrapassado pelo Miami Heat, que venceu o New Orleans Pelicans por 125 a 106.
Good road dub pic.twitter.com/RMj2W2dOUJ
— Detroit Pistons (@DetroitPistons) January 4, 2026
Doncic brilha, e Lakers derrota Grizzlies
O Los Angeles Lakers encerrou o fim de semana com uma vitória apertada em casa por 120 a 114 sobre o Memphis Grizzlies.
Luka Dončić marcou 36 pontos, com nove rebotes e oito assistências.
LeBron James e Jake LaRavia acrescentaram 26 pontos cada para os Lakers, que apagaram uma desvantagem de 16 pontos e conseguiram se distanciar no fim de um jogo em que os Grizzlies venciam por um ponto com 5:29 restantes.
Got the job done pic.twitter.com/97mjqVHxkf
— Los Angeles Lakers (@Lakers) January 5, 2026
Pacers sofrem 12ª derrota seguida
Enquanto isso, o Indiana Pacers igualou um recorde negativo da franquia ao sofrer sua 12ª derrota consecutiva, caindo por 135 a 127 para o Magic, em Orlando.
Os Pacers têm sido apenas a sombra do time que chegou às Finais da NBA na temporada passada, com uma série de jogadores afetados por lesões desde que o astro Tyrese Haliburton rompeu o tendão de Aquiles na série decisiva.
O ala Pascal Siakam, do Indiana, liderou todos os pontuadores com 34 pontos, mas o Magic — liderado por 31 pontos de Desmond Bane — assumiu o controle anotando 17 a 0 no segundo quarto e resistiu à reação tardia dos Pacers.
Sem Nikola Jokic, Nuggets perdem para Nets
O Brooklyn Nets aproveitou a ausência da estrela do Denver, Nikola Jokic, para vencer o Nuggets por 127 a 115.
No terceiro jogo desde a lesão de Jokic, o Nuggets perdeu apesar do retorno de Christian Braun e Aaron Gordon, que vinham de longos períodos afastados por lesão.
Jamal Murray liderou Denver com 27 pontos e estabeleceu um recorde pessoal com 16 assistências. Braun terminou com três pontos em 24 minutos, enquanto Gordon marcou 20 pontos em 21 minutos.
Mas, sem o três vezes MVP Jokic, isso não foi suficiente, principalmente graças à atuação do ex-Nugget Michael Porter Jr. — que anotou 27 pontos e pegou 11 rebotes em seu primeiro jogo contra o Denver desde que foi trocado em julho.
Final pic.twitter.com/Q5JKM1WWC6
— Denver Nuggets (@nuggets) January 4, 2026