A televisão pública chinesa transmitiu nesta quarta-feira ao vivo seu primeiro jogo da NBA depois de quase um ano e meio de boicote, devido a uma controvérsia envolvendo Hong Kong.
Em outubro de 2019, em um momento de grandes manifestações pró-democracia no território semiautônomo, o então diretor-geral do Houston Rockets, Daryl Morey, publicou uma mensagem em apoio aos ativistas de Hong Kong.
Em sua conta no Twitter, Morey criticou o governo da China e provocou uma crise diplomática. Foi então que a rede de televisão pública CCTV decidiu não transmitir mais os jogos da liga americana de basquete.
Nesta quarta-feira, a CCTV exibiu a vitória do Los Angeles Clippers sobre o Utah Jazz por 121 a 115, a primeira transmissão em grande escala de um jogo da NBA na China desde outubro de 2020.
A CCTV já tinha boicotado a liga em 2019, mas abriu uma exceção um ano depois ao exibiu um jogo. Desde então, a NBA não foi mais vista nas televisões chinesas.
A gigante da internet Tencent continuou transmitindo os jogos do basquete americano, mas só para seus assinantes, o que representava uma audiência muito inferior.
O treinador dos Clippers, Tyronn Lue, criticou recentemente Daryl Morey, que agora trabalha no Philadelphia 76ers.
“A última vez que ele tuitou custou US$ 1 bilhão para a NBA”, declarou Lue.
O tuíte de Morey provocou uma grave crise entre a China e a NBA. Apesar das consequências financeiras, os organizadores da liga se recusaram a pedir desculpas ou a punir o dirigente.
O retorno da NBA à televisão pública chinesa gerou diversas reações no país.
“É isso? A imprensa oficial se colocou de joelhos?”, escreveu na rede social Weibo um internauta, em referência à falta de um pedido de desculpas da NBA.
“Gosto do meu país, mas isso não me impede de ver a NBA”, comentou outro.
A China, onde o basquete é muito popular, é um grande mercado esportivo. No entanto, tanto marcas quanto atletas se expõem a repercussões quando se pronunciam sobre temas considerados politicamente sensíveis.