NBA

Dirigente de equipe da NBA vai deixar o cargo após polêmica com a China

AFP - São Paulo,SP

15-10-2020 18:39:14

O gerente geral do Houston Rockets, Daryl Morey, que foi protagonista há um ano em uma grande polêmica entre a NBA e o governo chinês, vai deixar o cargo após 13 anos, informou nesta quinta-feira a imprensa dos Estados Unidos.

De acordo com a ESPN, Morey anunciou seus planos de deixar suas funções ao proprietário da franquia, Tilman Fertitta, logo após a eliminação do Rockets em meados de setembro nas semifinais da Conferência Oeste diante do Los Angeles Lakers (4-1).

O técnico do Rockets, Mike D'Antoni, também deixou o cargo após a eliminação e a equipe está em processo de seleção de seu substituto.


Morey, de 48 anos, tem sido o foco das atenções na NBA desde que postou no Twitter, em outubro de 2019, uma mensagem a favor dos protestos pró-democracia em Hong Kong, que gerou uma crise diplomática entre o governo chinês e a liga americana de basquete.

Executivos da NBA e estrelas da modalidade tentaram acalmar a indignação de Pequim, mas o conflito aumentou e a rede pública de televisão chinesa parou de transmitir os jogos por um ano, até sua retomada na última sexta-feira a quinta partida da série final entre os Lakers e o Miami Heat.

Tanto Fertitta quanto o comissário da NBA, Adam Silver, apoiaram Morey, apesar dos apelos da China para sua demissão e centenas de milhões de dólares em prejuízo gerado pela polêmica, incluindo a retirada de patrocínios do Rockets, que é um dos times mais populares da China desde que contratou a estrela local Yao Ming em 2002.

Mais vídeos em videos.gazetaesportiva.com

Morey, que em março de 2019 havia assinado uma prorrogação de seu contrato por mais cinco anos, permanecerá temporariamente como conselheiro até que a equipe escolha um novo treinador, cargo para o qual os nomes de Ty Lue e do veterano Jeff Van Gundy estão sendo considerados.

O atual vice-presidente executivo de operações de basquete do Rockets, Rafael Stone, será promovido ao cargo de gerente geral, informaram a ESPN e o Houston Chronicle.

O Houston Rockets participou dos playoffs da NBA nas últimas oito temporadas, a mais longa sequência nesta fase registrada na NBA.

Deixe seu comentário