Com longo tabu em jogo, Cruzeiro e América-MG fazem clássico no Mineirão - Gazeta Esportiva
Com longo tabu em jogo, Cruzeiro e América-MG fazem clássico no Mineirão

Com longo tabu em jogo, Cruzeiro e América-MG fazem clássico no Mineirão

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Gustavo Aleixo

28/02/2016 às 09:52

Belo Horizonte, MG

Pressionado, Deivid repetirá escalação pela primeira vez na temporada (Washington Alves/Light Press)
Pressionado, Deivid repetirá escalação pela primeira vez na temporada (Washington Alves/Light Press)


Um tabu de quase 14 anos promete apimentar o clássico deste domingo entre Cruzeiro e América-MG, às 17h (de Brasília), no Mineirão. Apesar de viver vários questionamentos e estar apresentando um futebol abaixo do rival, o time celeste tem nos números certa dose de favoritismo para conseguir bater o Coelho dentro de casa, em duelo pela parte de cima do Estadual.

Atuando no Mineirão, o Cruzeiro não perde para o América-MG desde o Supercampeonato Mineiro de 2002, quando o time americano venceu por 1 a 0, no dia 19 de maio daquele ano. Se não bastasse isso, a equipe celeste já acumula quase quatro anos de invencibilidade no retrospecto geral do confronto contra o tradicional rival.

Apesar dos números e dos tabus favoráveis, a equipe cruzeirense não desvia o foco e espera um duelo dificílimo contra o América-MG, que vem muito bem na temporada. Atento às principais peças do Coelho, o meia Alisson reconhece o bom momento do rival, mas salienta a necessidade de o Cruzeiro convencer no clássico deste domingo, que pode garantir a quarta vitória seguida da Raposa no Estadual.

“Estamos tentando dar nosso melhor dentro de campo, mas a bola não tem entrado muitas vezes. É hora de fazer um grande jogo e crescer cada vez mais. O América-MG vem numa crescente muito boa, com jogadores de qualidade e rápidos. O Sávio é muito rápido, o Osman tem muita qualidade. Será um grande jogo e esperamos impor no Mineirão um bom futebol”, colocou Alisson, que preferiu desconversar sobre a invencibilidade celeste contra o Coelho.

“Não temos que pensar mais naqueles anos e sim fazer nosso melhor. Temos que fazer grandes jogos, parar com a pressão que sofremos algumas vezes. Aos poucos vamos crescendo e, daqui a pouco, chegaremos ao ápice para seguir firme nas competições”, acrescentou.

Favorito ou não, o Cruzeiro terá, além do tabu, outro importante trunfo dentro de campo. De acordo com o técnico Deivid, o time celeste utilizará a mesma escalação da vitória sobre  Tricordiano, na rodada passada do Campeonato Mineiro, sendo este um fato inédito na temporada. Por outro lado, o comandante celeste não contará com o zagueiro Manoel e o lateral Mayke, que seguem lesionados.

Sem se intimidar pelo longo tabu contra o Cruzeiro, o América-MG deve apresentar um futebol ofensivo no Mineirão. Na terceira colocação e a um ponto do time celeste, que se encontra na vice-liderança, a equipe comandada por Givanildo Oliveira encara a partida deste domingo não apenas como uma chance de chegar à ponta da tabela, mas também como uma oportunidade para testar o potencial do elenco.

Victor Rangel pode pintar entre os titulares do Coelho neste domingo (Carlos Cruz/AFC)
Victor Rangel pode pintar entre os titulares do Coelho neste domingo (Carlos Cruz/AFC)


“É um jogo de extrema importância e nós sabemos disso. Acho que esses jogos vão mostrar o que realmente vamos encontrar durante o ano. Será bom para nos acostumarmos com esse tipo de jogo. O jogo contra o Cruzeiro tem tudo para ser bem aberto. Nossa equipe se encaixa mais neste estilo, pois tem qualidade na posse de bola. É isso que a gente vem trabalhando, para que no domingo possa sair tudo certo”, colocou o lateral-esquerdo Danilo.

Apesar de estar atrás do rival na competição, o América-MG, quando venceu, mostrou ser uma equipe mais bem acertada, ganhando, inclusive, elogios no começo da temporada. O bom momento do time, no entanto, não impede que mudanças sejam feitas.

Muito bem nos treinamentos, o atacante Victor Rangel pode ser a grande novidade para este domingo, deixando o jovem Bruno Sávio no banco de reservas. O zagueiro Adalberto, recuperado de lesão, tem boas chances de realizar sua estrear pelo clube neste domingo, contudo, precisará vencer a concorrência dos titulares Sueliton e Alison. No restante do time, a tendência é que Givanildo repita a mesma escalação das rodadas passadas.

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO X AMÉRICA-MG

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 28 de fevereiro de 2016 (domingo)
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Marcus Vinícius Gomes

Cruzeiro: Fábio; Fabiano, Bruno Rodrigo, Dedé e Fabrício; Henrique, Lucas Romero, Sánchez Miño, Alisson e De Arrascaeta; Willian
Técnico: Deivid

América-MG: João Ricardo; Jonas, Alison, Sueliton e Danilo; Leandro Guerreiro, Pablo, Tony, Osman e Rafael Bastos; Bruno Sávio (Victor Rangel)
Técnico: Givanildo Oliveira

Embalado, Uberlândia recebe o Guarani-MG; Boa visita o Villa

Também às 17h, o surpreendente Uberlândia recebe o Guarani-MG, no Parque do Sabiá. Com três vitórias consecutivas, a equipe do Triângulo Mineiro está no G-4 e pode até assumir a liderança em caso de vitória e outras combinações de resultado. Já o Bugre, sem vencer há três jogos, precisa se reabilitar para não começar a se preocupar com a zona de rebaixamento.

No mesmo horário, o Villa Nova, quinto colocado, é favorito diante do vice-lanterna Boa Esporte, no Castor Cifuentes, em Nova Lima (MG). Derrotado na rodada passada pelo Uberlândia, o Leão do Bonfim mira a reação no Estadual para seguir próximo do G4, enquanto que a equipe visitante “junta os cacos” após ser goleado pelo Atlético-MG, por 5 a 1, no último domingo.

Conteúdo Patrocinado