Presidente do Lyon detona Marselha e condena pressão sobre Valbuena

Imagem ilustrativa para a matéria
Valbuena foi alvo de protestos e precisou de proteção até para cobrar escanteio (Foto: Franck Fannant/AFP)
Valbuena foi alvo de protestos e precisou de proteção até para cobrar escanteio (Foto: Franck Fannant/AFP)

Valbuena foi alvo de protestos e precisou de proteção até para cobrar escanteio (Foto: Franck Fannant/AFP)

O empate em 1 a 1 diante do Olympique de Marselha, que manteve o Lyon na sétima colocação do Campeonato Francês, teve outra conotação para Jean-Michel Aulas, presidente da equipe visitante. Abismado pelo comportamento da torcida do Marselha no Stade do Velódrome, Aulas condenou as ações contra Mathieu Valbuena e elogiou o meia, que contratado nesta temporada.

Depois de oito anos de serviços prestados ao Marselha, Valbuena deixou os azuis para se transferir ao Lyon após curta estadia no futebol russo. No entanto, em seu primeiro retorno ao estádio do Marselha, a recepção não foi das mais amistosas. Por conta da ira da torcida, que arremessou objetos no campo – como garrafas de cerveja, sapatos e pedaços de vidro -, o árbitro foi forçado a paralisar o jogo por 15 minutos.

Valbuena teve boneco hasteado em forma de protesto pela torcida do Marselha (Foto: Reprodução/TV)

Valbuena teve boneco hasteado em forma de protesto pela torcida do Marselha (Foto: Reprodução/TV)

Principal alvo dos protestos, Valbuena foi desenhado em um boneco de pano, pendurado pela torcida próximo ao alambrado do campo. “Lamento pela pressão que rodeou esse jogo, ainda mais para um menino como Valbuena. Ele foi insultado desde a chegada ao hotel e as três primeiras faltas sobre ele eram para vermelho. Estou satisfeito com a postura de Valbuena no jogo, ele merecia o gol”, declarou Aulas condenando a perseguição diante do camisa 19.

Na sequência de sua entrevista ao L’Équipe, Aulas elogiou os cuidados do árbitro, que preferiu paralisar a partida para evitar uma maior depredação das instalações. “O árbitro foi corajoso, o jogo quase se transformou em um pesadelo. Ele teve coragem para coibir a ação dos torcedores rivais e fazer seu jogo. As condições do jogo estavam insuportáveis e as declarações do presidente do Marselha não ajudaram”, ponderou.

Chamado de ‘fantoche’ por Aulas, o presidente do Marselha, Vicent Labrune, preferiu não citar o nome de Valbuena e apenas garantiu que vai assumir a responsabilidade pelos objetos jogados em campo. Entrentanto, Labrune indicou um possível favorecimento ao Lyon ao interpretar que o pênalti marcado em Lacazzette não existiu.

“O clube vai assumir as responsabilidades pelas duas ou três garrafas de cerveja jogadas em campo”, minimizou. “Mas há equipes que tem pênaltis marcados com mais frequência do que outras. Esse é o caso do Lyon. No intervalo, disse a Jean-Michel que achava engraçado. Ano passado, o time terminou em quarto lugar e ainda não entendi como”, ironizou o presidente do Olympique de Marselha.

Frédéric Thiriez, presidente da liga de futebol profissional da França, prometeu se reunir com os presidentes de Lyon e Marselha, além de outros diretores da comissão disciplinar, para estudar as imagens do confronto do fim de semana e propor eventuais sanções. Além dos já conhecidos 50 mil euros em multas, Thiriez cogita até estipular a retirada de pontos das equipes envolvidas em confusões do tipo, que coloquem em risco a segurança do jogo.

Além dos protestos dentro do estádio, torcida queimou camisa do lado de fora:

https://twitter.com/futmais/status/645738078393495552

Conteúdo Patrocinado