Neymar marca, PSG vence Saint-Étienne e conquista a Copa da França - Gazeta Esportiva
Neymar marca, PSG vence Saint-Étienne e conquista a Copa da França

Neymar marca, PSG vence Saint-Étienne e conquista a Copa da França

Gazeta Esportiva

Por Redação

24/07/2020 às 18:12 • Atualizado: 24/07/2020 às 18:16

São Paulo, SP

Na primeira partida oficial disputada em território francês desde março, o Paris Saint-Germain venceu o Saint-Étienne por 1 a 0 e conquistou a Copa da França pela 13ª vez em sua história. A decisão, realizada no Stade de France, contou com cerca de 5 mil torcedores.

O gol do título saiu dos pés de Neymar, melhor jogador do PSG nesta sexta-feira. Apesar do triunfo, o técnico Thomas Tuchel sai da final com duas baixas. Thilo Kehrer e Kylian Mbappé se machucaram ainda no primeiro tempo e precisaram ser substituídos. Durante a transmissão do confronto, o atacante francês foi visto de muletas e com uma bota no tornozelo direito.

Na próxima sexta-feira, o PSG vai retornar ao Stade de France para mais uma decisão. Pela final da Copa da Liga Francesa, a equipe parisiense vai duelar com o Lyon. O Saint-Étienne, por outro lado, só vai disputar outra partida oficial no final de semana do dia 23 de agosto, quando encara o Olympique de Marselha pela 1ª rodada do Campeonato Francês.




O jogo - A decisão foi movimentada desde o início. Logo no primeiro minuto, Mbappé ficou com a bola dentro da área após roubada de Icardi e tocou para Neymar, que chutou para fora com o gol vazio. A arbitragem, no entanto, marcou impedimento e aliviou o erro do brasileiro.

A resposta do Saint-Étienne veio três minutos depois. Hamouma roubou a bola na esquerda e encontrou Bouanga, que arrancou, entrou na área e chutou cruzado na trave esquerda de Keylor Navas. O time treinado por Claude Patel foi superior no começo do duelo, dificultando a saída de bola do PSG com uma forte marcação.

Em seu pior momento na decisão, o Paris Saint-Germain abriu o placar. Depois de tabelar com Di Maria, Mbappé invadiu a área e chutou forte, mas o goleiro Moulin defendeu. No rebote, Neymar chutou de perna esquerda e colocou o clube parisiense em vantagem.



Mesmo com o gol sofrido, o Saint-Étienne não se abalou e criou duas boas chances, uma em finalização de Hamouma e outra em cabeçada de Bouanga. O goleiro Keylor Navas, no entanto, fez duas grandes defesas e impediu o empate.

A decisão esquentou aos 25 minutos. Perrin fez uma falta dura em Mbappé, que acabou caído no gramado. Marquinhos tomou as dores do companheiro e empurrou o capitão do Saint-Étienne. Com isso, as duas equipes entraram em uma grande confusão que culminou em quatro quartões amarelos. Após o auxílio do árbitro de vídeo, o árbitro Amaury Delerue ainda expulsou Perrin pelo carrinho que tirou o camisa 7 do PSG da decisão.

Curiosamente, a final da Copa da França desta sexta-feira foi a última partida oficial de Perrin. O zagueiro de 34 anos havia anunciado sua aposentadoria antes do jogo e se despediu amargamente dos gramados.

Com um homem a mais, o Paris Saint-Germain passou a dominar as ações da decisão. Ainda na primeira etapa, o arqueiro Moulin foi obrigado a fazer três boas defesas.



No segundo tempo, o Saint-Étienne passou a apostar nos contra-ataques e acabou sofrendo uma forte pressão. Aos 5 minutos, Icardi balançou a rede depois de receber passe de Di Maria dentro da área, mas nem teve tempo de comemorar porque a arbitragem assinalou impedimento.

O PSG não conseguiu ampliar o placar graças aos bloqueios da defesa adversária e à grande perfomance de Moulin. O goleiro francês fez uma enorme defesa em um arremate de Paredes aos 13 minutos e ainda salvou uma finalização de Sarabia de dentro da área aos 25.

Já no final do jogo, Neymar fez um grande lançamento para Sarabia, que cruzou rasteiro para Icardi. O atacante argentino ficaria sozinho com o gol aberto, mas a defesa do Saint-Étienne cortou na última hora e impediu a grande oportunidade do Paris Saint-Germain na etapa complementar.

Nos minutos finais, o Saint-Étienne se lançou ao ataque em busca do empate, mas encontrou dificuldades por estar em desvantagem numérica. Com o resultado favorável, o Paris Saint-Germain se fechou e saiu do Stade de France com a conquista da Copa da França.

Conteúdo Patrocinado