Em casa, líder Sporting sofre e leva empate do laterna Tondela no fim - Gazeta Esportiva
Em casa, líder Sporting sofre e leva empate do laterna Tondela no fim

Em casa, líder Sporting sofre e leva empate do laterna Tondela no fim

Gazeta Esportiva

Por Redação

15/01/2016 às 20:32 • Atualizado: 15/01/2016 às 20:34

São Paulo, SP

A expulsão do goleiro Rui Patrício, no primeiro tempo, complicou a vida do Sporting (foto: Carlos Costa/AFP)
A expulsão do goleiro Rui Patrício, no primeiro tempo, complicou a vida do Sporting (foto: Carlos Costa/AFP)


Nesta sexta-feira, o líder Sporting decepcionou sua torcida ao empatar por 2 a 2 com o último colocado Tondela, em casa, no Estádio José Alvalade. No duelo, que abriu a 18ª rodada do Campeonato Português, os visitantes perdiam até os 40 minutos do segundo tempo, quando arrancaram o empate de seu poderoso adversário.

O sofrimento dos donos da casa passou muito pela expulsão do goleiro Rui Patrício, que ainda na primeira etapa cometeu o pênalti que deu origem ao gol do Tondela, sofrido e convertido pelo brasileiro Nathan. Slimani e Martins marcaram para o time de Lisboa, mas Salvador Perez, o Chamorro, deu números finais à partida.

Com o resultado, o Sporting vai a 45 pontos e pode ver sua distância para Benfica e Porto (segundo e terceiro colocados, respectivamente, com 40 unidades cada) cair para apenas dois ao fim da rodada. O próximo adversário dos líderes do Português é o Paços de Ferreira, em duelo marcado para o dia 23 de janeiro (sábado).

O Tondela, por sua vez, não conseguiu deixar a última colocação nem com o surpreendente empate conquistado em Lisboa. A equipe foi a nove pontos, um a menos que o 17º colocado Boavista, e volta a campo no dia 25, quando recebe justamente o adversário direto da zona de rebaixamento.

O jogo - O primeiro tempo do duelo de extremos da tabela foi agitado. Aos 29 minutos, o goleiro do Sporting, Rui Patrício, foi expulso após derrubar Nathan na área. O meia brasileiro Bruno César, então, precisou ser substituído pelo arqueiro Boeck, que não conseguiu evitar o gol do próprio Nathan na cobrança da marca da cal. Surpreendendo a torcida local, o Tondela levou vitória parcial para o intervalo.

Aos nove minutos da segunda etapa, entretanto, Slimani girou sobre a marcação e soltou uma bomba de dentro da área para empatar. Pouco depois do gol, polêmica no Estádio José Alvalade. Bryan Ruiz fez boa jogada pelo lado esquerdo, invadiu a área e bateu para o gol vazio. O zagueiro Hélder Tavares salvou heroicamente de cabeça e o árbitro, para indignação dos visitantes, marcou pênalti. Ao consultar o assistente, entretanto, voltou atrás na decisão.

Mas, mesmo sem a penalidade, os donos da casa conseguiram a virada logo em seguida. Após cruzamento de Jefferson, Gelson bateu com categoria no canto esquerdo e, mesmo com desvio do goleiro Matt Jones, viu a bola morrer no fundo do gol. Contudo, a alegria dos donos da casa viria a se transformar em profunda decepção aos 40 minutos, quando Salvador Perez, que havia acabado de entrar no lugar de Hélder Tavares, completou cruzamento por baixo das pernas do goleiro para dar empate com sabor de vitória ao Tondela.

Conteúdo Patrocinado