Contra Vitória de Guimarães, Porto estreia com intuito de perseguir rival - Gazeta Esportiva
Contra Vitória de Guimarães, Porto estreia com intuito de perseguir rival

Contra Vitória de Guimarães, Porto estreia com intuito de perseguir rival

Gazeta Esportiva

Por Gazeta Press

15/08/2015 às 08:00 • Atualizado: 15/08/2015 às 08:19

Rio de Janeiro, RJ

Um dos principais favoritos ao título, o Porto estreia no Campeonato Português neste sábado, às 16h45 (de Brasília), quando recebe o Vitória de Guimarães no Estádio do Dragão. Depois de ver o rival Benfica conquistar todos os títulos nacionais na última temporada e erguer o troféu da Primeira Liga pela 34ª vez, o Dragão quer se reabilitar para tentar derrubar a hegemonia do time de Lisboa. O Porto soma 27 taças, mas não vence desde 2012/13.

Para isso, o técnico Julen Lopetegui teve que comandar um processo de renovação. Muitas peças importantes foram perdidas, como o lateral-direito Danilo e o volante Casemiro, brasileiros que foram defender o Real Madrid, e o artilheiro colombiano Jackson Martínez, contratado pelo Atlético de Madrid.

"O Porto vai chegar muito forte nesta temporada e nosso elenco vai mostrar que a sua escolha seguiu um critério de qualidade e vontade. A falta de reforços considerados de peso não pode ser tratado como algo tão negativo, pois vivemos uma janela sem grandes transformações por conta da crise mundial. O Porto tem um grupo que, com tempero, pode fazer coisas muito boas e eu sou o responsável por temperar isso", analisou o treinador espanhol.

Entre os reforços, a principal novidade é o goleiro Ilker Casillas. Após jogar a vida inteira no Real Madrid, o atleta rumou para Portugal, mas passou longe de empolgar a torcida. A equipe espera uma colocação melhor do que na temporada passada, quando terminou em terceiro lugar com 61 pontos, 13 a menos que o campeão.

Vindo de uma campanha mediana, na décima posição com 35 pontos, o Vitória de Guimarães pouco investiu na pré-temporada. Depois de perder o técnico Rui Vitória para o Benfica, a diretoria sinalizou o orçamento curto e promoveu Armando Evangelista, do time B, para o cargo.

A principal novidade é o brasileiro Henrique. Vice-artilheiro do Brasileirão 2014 pelo Palmeiras, o atacante teve uma breve passagem pelo Cruzeiro no início do ano, mas não agradou e acabou assinando com o time luso. Será a primeira experiência do atleta fora do País.

Também neste sábado, o Benelenses disputa a primeira rodada contra o Rio Ave. O campeão em 1945/46 escapou por pouco do rebaixamento na última temporada e ficou na 14ª posição, com 28 pontos. O Rio Ave nunca teve oportunidade de ser campeão português, mas mesmo assim foi melhor que o adversário e terminou em 11º lugar, com 32 unidades.

(foto: Divulgação)
No estádio do Dragão, Porto abre temporada 2015/16 diante do Vitória de Guimarães (foto: Divulgação)

Conteúdo Patrocinado