Jonas foi o grande destaque do Benfica marcando dois gols na vitória por 3 a 1 (Foto: Patrícia de Melo/AFP)
O atacante Jonas foi mais uma vez decisivo para o Benfica. Com dois gols, o brasileiro foi o grande destaque dos Encarnados na vitória por 3 a 1 sobre o Rio Ave, em jogo realizado no Estádio da Luz, pela 14ª rodada do Campeonato Português. Com isso, o jogador se isolou na artilharia do torneio, com 13 tentos marcados.
Com o triunfo, o Benfica se manteve na terceira colocação do Campeonato Português, com 31 pontos, e segue sua busca pela liderança. Já o Rio Ave foi ultrapassado pelo Vitória de Setúbal e caiu para a sexta colocação na tabela, com 21 pontos. O Paços de Ferreira, que joga na próxima segunda-feira, também pode terminar a 14ª rodada à frente dos Vilacondenses.
O jogo
Jogando em casa e precisando do resultado para se aproximar do Sporting, o Benfica partiu para cima no início da partida e não demorou para abrir o placar. Aos quatro minutos, Jonas fez uma boa tabela com Guedes, invadiu a área e chutou. O goleiro Cássio defendeu, porém, o brasileiro aproveitou o rebote e mandou para o fundo da rede. O time mandante, no entanto, nem teve tempo de comemorar a vantagem. Aos 12, o meia Bressan sofreu falta de Lisandro na entrada da área. O próprio jogador foi para a bola e acertou uma bela cobrança para empatar o jogo para o Rio Ave.
Apesar de jogar no Estádio da Luz, os Vilacondenses não se intimidavam e jogavam de igual para igual. Com isso, quase viraram a partida, aos 39. Bressan bateu escanteio para a área e Wakaso chegou antes para cabecear. A bola ainda bateu em Lisandro e saiu muito próxima a meta. Em um primeiro tempo muito equilibrado, Benfica e Rio Ave foram para o intervalo com o empate em 1 a 1.
O time da casa voltou melhor para a segunda etapa, buscando o jogo e indo ao ataque. Com isso, quase marcou, aos sete minutos. Gonçalo Guedes cruzou para a área com perigo para Mitroglou. O atacante dividiu com o goleiro Cássio, mas ambos furaram e a bola passou assustando a defesa do Rio Ave.
Na parte final da segunda etapa, os Vilacondenses recuaram e o Benfica aproveitou para pressionar com chutes de fora da área. Aos 29, Carcela experimentou de longa distância e o arremate passou muito próximo a meta. Logo em seguida, aos 32, Renato Sanches mandou uma bomba e obrigou Cássio a se esticar para defender.
De tanto pressionar, os Encarnados chegaram ao gol. Após cruzamento de Carcela, aos 36, Jonas subiu de cabeça e fez o segundo dele e dos mandantes na partida. Em desvantagem, o Rio Ave se descontrolou e acabou sofrendo mais um tento. Aos 38, Raúl Jiménez aproveitou passe de Jonas e chutou forte para fazer o terceiro.
Com a boa vantagem no final, o Benfica somente administrou o resultado e garantiu a vitória por 3 a 1 diante do Rio Ave.
Confira outros resultados deste domingo no Campeonato Português:
Moreirense 2x0 Nacional
Tondela 1x3 Vitória de Setúbal
União da Madeira 1x0 Sporting