Relembre o caminho dos clubes brasileiros até as oitavas de final da Libertadores - Gazeta Esportiva
Relembre o caminho dos clubes brasileiros até as oitavas de final da Libertadores

Relembre o caminho dos clubes brasileiros até as oitavas de final da Libertadores

Gazeta Esportiva

Por Redação

23/07/2019 às 06:40

São Paulo, SP

A fase de grupos da Copa Libertadores da América se encerrou no início do mês de maio, com seis equipes brasileiras se classificando para as oitavas de final. Desde então, Flamengo, Palmeiras, Internacional, Grêmio, Cruzeiro e Athletico Paranaense passaram por diversas mudanças. Relembre o retrospecto dos brasileiros nesta edição da Libertadores e saiba o que mudou em cada uma desde a última partida pela competição.

Flamengo:


Jorge Jesus é a principal novidade do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)


Ainda comandado por Abel Braga, o Rubro-Negro iniciou sua campanha na Libertadores com uma vitória fora de casa, por 1 a 0, diante do San José, da Bolívia. Em sua primeira partida em casa, pela segunda rodada, o Flamengo também conquistou os três pontos, vencendo a LDU de Quito por 3 a 1. Na terceira rodada, ainda atuando no Maracanã, o clube carioca sofreu a primeira derrota, por 1 a 0, diante do Peñarol.

Nas partidas de volta, o Flamengo iniciou goleando o San José por 6 a 1 no Maracanã, perdeu por 2 a 1 para a LDU na quinta rodada e, na rodada final, empatou em 0 a 0 com o Penãrol no Uruguai, em uma partida com diversas chances perdidas pela equipe brasileira. Mesmo com o empate o Mengão garantiu a liderança do Grupo D.

Desde sua última partida para a Libertadores, o Flamengo contou com diversas mudanças tanto no comando técnico, com a chegada de Jorge Jesus, quanto no elenco, com a chegada de novos reforços como Rafinha, Gerson e Pablo Marí.

Palmeiras:


Na pausa para a Copa América o Verdão anunciou o volante Ramires (Foto: Cesar Grecco/Palmeiras)


Chegando como um dos favoritos ao título, o Verdão estreou na Libertadores vencendo por 2 a 0 o Junior Barranquilla na Colômbia. Na segunda rodada, a equipe comandada por Felipão venceu o Melgar no Allianz Parque por 3 a 0. Na Argentina, o Palmeiras perdeu por 1 a 0 para o San Lorenzo pela terceira rodada.

Jogando em casa, o Palmeira venceu novamente o Junior Barranquilla na quarta rodada, com o placar de 3 a 0. Na quinta rodada veio mais uma goleada, 4 a 0 diante do Melgar, no Peru. A última partida da fase de grupos foi em casa, com uma vitória por 1 a 0 contra o San Lorenzo. O Verdão ficou em primeiro lugar do Grupo F.

As principais mudanças no Palmeiras desde então foram os empréstimos de Guerra e Juninho para o Bahia, a contratação de Ramires e o retorno de Willian após a lesão.

Internacional:


O Colorado chega com moral após eliminar o Palmeiras da Copa do Brasil (Foto: Internacional/Divulgação)


Em um dos grupos mais acirrados da competição, o Colorado estreou com vitória diante Palestino do Chile por 1 a 0. A segunda rodada foi no Beira-Rio, e o Inter venceu o Alianza Lima por 2 a 0. Ainda em casa, a equipe de Odair Hellmann empatou em 2 a 2 com o River Plate na terceira rodada.

Na quarta rodada, o Colorado voltou a vencer o Palestino, mas dessa vez em Porto Alegre, pelo placar de 3 a 2. No Peru, o Inter bateu o Alianza Lima por 1 a 0 pela penúltima partida da fase de grupos. A sexta rodada foi diante do River Plate, no Monumental de Nuñez, em mais um empate por 2 a 2.

Desde a última partida na Libertadores, pouco mudou na equipe que fez uma boa campanha na fase de grupos e garantiu a liderança do Grupo A.

Grêmio:


Cebolinha pode não permanecer para o restante da temporada (Foto: Lucas Uebel/GFBPA)


Tri-campeão da América, o Grêmio fez sua primeira partida na Argentina, contra o Rosário Central, em jogo que acabou empatado por 1 a 1. Na segunda rodada, começou o sofrimento do Tricolor na fase de grupos, com a derrota em casa para o Libertad, por 1 a 0. Na terceira rodada veio mais uma derrota por 1 a 0, visitando o Universidad Católica no Chile.

A quarta rodada deu uma sobrevida à equipe de Renato Gaúcho, com uma vitória por 3 a 1 contra o Rosário Central. Iniciada a retomada, o Grêmio venceu mais um partida, 2 a 0 diante do Libertad no Paraguai. Na última rodada da fase de grupos, o Tricolor bateu a Universidad Católica por 2 a 0, sacramentando a classificação em segundo lugar do Grupo H.

Assim como o rival, o Grêmio teve poucas mudanças desde o último compromisso na Libertadores, mas contou com a a chegada de David Braz para a zaga. Vale lembrar que ainda há a possibilidade de Éverton Cebolinha se despedir do clube.

Cruzeiro:


O Cruzeiro busca manter o desempenho da fase de grupos (Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro)


Campeão das duas últimas edições da Copa do Brasil, o Cruzeiro caiu em um grupo no qual era o melhor tecnicamente e soube confirmar a superioridade. Na primeira rodada, a equipe mineira venceu o Huracán fora de casa, por 1 a 0. Na segunda partida, a Raposa recebeu o Deportivo Lara no Mineirão e venceu por 2 a 0. Na terceira rodada veio a terceira vitória, por 1 a 0 contra o Emelec no Equador.

Na quarta rodada, veio uma goleada por 4 a 0, contra o Huracán. A boa campanha da equipe de Mano Menezes se manteve na quinta rodada, com um triunfo fora de casa diante do Deportivo Lara, por 2 a 0. A primeira derrota veio na última rodada, quando o Cruzeiro perdeu para o Emelec po 2 a 1, jogando em casa.

Pouco mudou na equipe que ficou em primeiro lugar do Grupo B, a principal diferença é ausência do atacante Raniel, que se transferiu para o São Paulo.

Athletico Paranaense:


Furacão reencontra o Boca nas oitavas de final (Foto: Miguel Locatelli/CAP)


Campeão da Copa Sul-Americana de 2018, o Furacão estreou com uma derrota para o Tolima por 1 a 0, atuando fora de casa. Jogando a segunda rodada na Arena da Baixada, o Athletico confirmou sua força como mandante e goleou o Jorge Wilstermann por 4 a 0. Na terceira rodada, a equipe de Tiago Nunes contou com show de Marco Ruben para bater o Boca Juniors por 3 a 0.

Na quarta rodada, o Furacão devolveu o 1 a 0 para o Tolima atuando em casa. A segunda derrota veio na terceira rodada, no confronto contra o Jorge Wilstermann na Bolívia, com o placar de 3 a 2. A última rodada foi na famosa La Bombonera, e diante do Boca Juniors o Athletico saiu derrotado por 2 a 1. Com esta campanha o furacão garantiu a classificação em segundo lugar do Grupo G. Vale lembrar que nas oitavas haverá o reencontro com o Boca.

Durante o período de pausa da Libertadores, as principais mudanças no Furacão foram a saída de Renan Lodi para o Atlético de Madrid e a chegada do zagueiro Pedro Henrique.

Conteúdo Patrocinado