No Chile, Galo busca encaminhar vaga em duelo direto contra o Colo-Colo - Gazeta Esportiva
No Chile, Galo busca encaminhar vaga em duelo direto contra o Colo-Colo

No Chile, Galo busca encaminhar vaga em duelo direto contra o Colo-Colo

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Gustavo Aleixo

10/03/2016 às 08:33

Belo Horizonte, MG

Galo e Colo Colo reeditam confronto da Libertadores do ano passado; em casa, chilenos vencera por 2 a 0 (AFP)
Galo e Colo-Colo reeditam confronto da Libertadores de 2015; naquele ano, os chilenos venceram, em casa, por 2 a 0 (AFP)


Com seis pontos somados no grupo 5 da Libertadores, o Galo precisa de mais duas vitórias para confirmar sua classificação para a próxima fase da competição continental. Para tal, o Atlético-MG enfrenta os chilenos do Colo-Colo nas duas próximas rodadas do torneio, fora e dentro de casa, e o primeiro destes duelos acontece nesta quinta-feira, às 21h45 (Brasília), no estádio Monumental, em Santiago, no Chile.

Na atual configuração da chave, Galo e Colo-Colo, com um jogo a menos que os demais adversários do grupo, estão próximos na classificação. Líder, o Atlético-MG está a dois pontos dos chilenos, que estão empatados com o Independiente del Valle, do Equador. O Melgar, do Peru, é o lanterna e ainda não somou pontos na competição.

Diante da vantagem sobre o Colo-Colo, o Galo pode disparar na ponta da chave se vencer nesta quinta, contudo, uma derrota pode garantir a liderança aos chilenos. Com isso, os jogadores atleticanos se cercam de cautela, tendo em vista que, na Libertadores do ano passado, o Atlético-MG acabou derrotado por 2 a 0 pelos “Caciques” quando atuou no estádio Monumental.

“A gente jogou lá ano passado e sabe a dificuldade que é o Colo-Colo, uma equipe muito qualificada, que joga em velocidade e que gosta de aplicar um ritmo forte no jogo. Mas a gente tem que saber do nosso valor, da nossa capacidade. É um jogo que vale a liderança do grupo. Temos que somar pontos para manter a condição de líder do grupo e encaminhar a nossa classificação”, colocou o goleiro Victor.

Robinho é a principal arma de Aguirre para esta quinta (Bruno Cantini/CAM)
Robinho é a principal arma de Aguirre para esta quinta (Bruno Cantini/CAM)


Para manter a liderança, o técnico Diego Aguirre aposta em seus valores individuais e principalmente em Robinho que, mesmo tendo febre nessa quarta, deve ir para o jogo. O camisa 7, inclusive, é visto como um “carrasco” pelos chilenos, já que o “rei das pedaladas” é o jogador que mais balançou as redes pela seleção brasileira contra o Chile em toda a história, com nove gols anotados.

“Sabemos da força do Colo-Colo como local, jogando no Monumental, mas estou confiante de que faremos um bom jogo. Colo Colo está em bom momento e tem uma defesa sólida. Mas temos experiência, um bom jogo e bons valores individuais, como Robinho”, destacou Aguirre, que não confirma se utilizará Cazares ou Dátolo no meio-campo.

Ciente do potencial de Robinho, o técnico da equipe chilena, José Luís Sierra, chegou a minimizar a última atuação do camisa 7 pelo Galo, quando marcou três vezes na vitória atleticana por 4 a 1, sobre a Tombense, no Independência, porém, não deixou de enfatizar a necessidade de o atacante ser acompanhado de perto pela defesa do Colo-Colo.

“Fez os três gols, mas no campeonato estadual de Minas Gerais. Temos que contextualizar, que é como se jogássemos com um time da terceira divisão daqui. Mas é claro que sabemos das qualidades de Robinho, do que ele pode fazer. Temos que ter atenção não só com ele, mas com todos os jogadores. Vamos tentar fazer uma boa partida, impor nosso ritmo e fazer um bom resultado”, colocou o treinador, em entrevista à Rádio Cooperativa, do Chile.

Artilheiro Paredes merece atenção por parte da defesa atleticana (AFP)
Artilheiro Paredes merece atenção por parte da defesa atleticana (AFP)


Atento à Robinho, o Colo-Colo também tem em seu camisa 7 a principal arma para o duelo desta quinta-feira. Artilheiro dos “Caciques” nas últimas temporadas, o atacante Esteban Paredes, apesar dos 35 anos de idade, é a grande referência ofensiva da equipe e inspira cuidados por parte da defensiva atleticana. O goleiro paraguaio Justo Villar é outro elemento de importante no time chileno.

Além dos destaques individuais, o Galo também terá pela frente um conjunto em excelente fase. Líder do Campeonato Chileno, o Colo-Colo está a quatro pontos do segundo colocado, Palestino, e, na última rodada da competição local, foi muito bem no clássico contra a Universidad Católica, vencendo por 3 a 0.

Vivendo um bom momento, o Colo-Colo, contudo, tem uma baixa de última hora. Com uma lesão muscular, o zagueiro argentino Matías Zaldívia está vetado, de forma que o volante Baeza será improvisado na defesa para a entrada de Rodríguez no meio campo.

FICHA TÉCNICA

COLO-COLO-CHI X ATLÉTICO-MG

Local: estádio Monumental, em Santiago (CHI)
Data: 10 de março de 2016 (quinta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Gery Vargas (BOL)
Assistentes: Juan P. Montaño (BOL) e Wilson Arellano (BOL)

Colo-Colo: Justo Villar; Gonzalo Fierro, Baeza, Barroso, Jean Beausejour; Pavez, Valdés, Rodríguez e Martín Tonso; Esteban Paredes e Juan Delgado
Técnico: José Luís Sierra

Atlético-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Erazo e Douglas Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete, Cazares (Dátolo) e Luan; Robinho e Pratto
Técnico: Diego Aguirre

Conteúdo Patrocinado