Apostas Agenda
Imagem ilustrativa para a matéria
(Foto: Juan Mabromata/AFP)

“Matador de Gigantes”: confira o retrospecto do Independiente del Valle contra times brasileiros

Gazeta Esportiva

Por Redação

São Paulo, SP
Adversário do Corinthians nesta terça-feira pela Libertadores, o Independiente del Valle é um clube que passou pelo caminho de várias equipes brasileiras nos últimos anos. Apelidado de “Matador de Gigantes”, os equatorianos ficaram conhecidos por surpreender grandes times do continente.

A equipe já cruzou o caminho do Timão uma vez, na semifinal da Copa Sul-Americana de 2019, quando conquistou o torneio contra o Colón. Na ocasião, o del Valle eliminou o Corinthians vencendo o primeiro jogo na Neo Química Arena por 2 a 0 e empatando em casa por 2 a 2.

Mais recentemente, o time enfrentou o São Paulo na final da competição e também saiu com a taça. O “Matador de Gigantes” venceu os comandados de Rogério Ceni por 2 a 0 e se sagrou campeão da edição de 2022 da Sul-Americana.



Outro brasileiro que o Independiente del Valle derrubou em competições continentais foi o Grêmio. Os equatorianos enfrentaram os gaúchos na última fase da Pré-Libertadores de 2021, vencendo os dois jogos por 2 a 1 e garantindo um lugar no grupo do Palmeiras.

O Verdão é justamente um dos clubes que conseguiu levar a melhor quando enfrentou o time sediado em Sangolquí. Nos dois confrontos de 2021, o Alviverde venceu em casa por 5 a 0 e conseguiu conquistar o 1 a 0 no Equador.

A equipe brasileira que o del Valle mais enfrentou foi o Flamengo, em seis oportunidades. Em 2020 e 2023, os dois times disputaram a Recopa, com os cariocas levantando a melhor na primeira e sendo derrotados na segunda. O Rubro-Negro já foi goleado por 5 a 0 pelos equatorianos na fase de grupos da Libertadores 2020.



Apesar de ser fundado em 1958, o clube só foi se profissionalizar em 2007. Além dos títulos de Sul-Americana, a campanha continental mais marcante do Independiente del Valle foi na Libertadores de 2016, quando foi vice para o Atlético Nacional-COL após eliminar River Plate-ARG, Pumas-MEX e Boca Juniors-ARG.

Nesta terça-feira, na Neo Química Arena, o “Matador de Gigantes” poderá dar mais uma razão para sua alcunha no confronto contra o Corinthians. A partida acontecerá às 21 horas (de Brasília), e marcará o retorno do técnico Vanderlei Luxemburgo ao Timão.

Conteúdo Patrocinado