Libertadores de 2016 terá Trio de Ferro pela terceira vez na história - Gazeta Esportiva
Libertadores de 2016 terá Trio de Ferro pela terceira vez na história

Libertadores de 2016 terá Trio de Ferro pela terceira vez na história

Gazeta Esportiva

Por Redação

06/12/2015 às 21:25

São Paulo, SP

O meia Danilo, hoje no Corinthians, defendia o São Paulo na primeira vez em que isso aconteceu, em 2006 (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
O meia Danilo, hoje no Corinthians, defendia o São Paulo na primeira vez em que isso aconteceu, em 2006 (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


Com a confirmação do São Paulo na pré-Libertadores do ano que vem, o torneio continental reunirá pela terceira vez na história Corinthians, Palmeiras e o Tricolor, o chamado Trio de Ferro. Como os dois rivais já haviam confirmado presença na competição ao conquistarem o Brasileiro e a Copa do Brasil, respectivamente, a edição de número 57 do torneio repetirá os anos de 2006 e 2013.

A primeira vez que isso ocorreu foi exatamente há uma década, quando o Timão curiosamente também era o campeão brasileiro. O Tricolor entrou na disputa como atual campeão e o Verdão conseguiu a vaga com uma virada sobre o Fluminense na última rodada do Brasileiro de 2005, indo também para a fase preliminar. Na ocasião, derrotou o Deportivo Táchira-VEN e se assegurou na fase de grupos.

Em 2013, quem teve de passar pela Pré foram os são-paulinos. Encarando o Bolívar-BOL, os tricolores golearam por 5 a 0 no jogo de ida e foram praticamente classificados para a volta, quando perderam por 4 a 3. Coube ao Corinthians herdar o papel de defensor do título no ano anterior, enquanto os alviverdes usaram o mesmo método desta temporada e levaram a vaga ao vencerem a Copa do Brasil.

Mesmo com a presença dos três rivais, apenas Palmeiras e São Paulo se cruzaram nas duas ocasiões passadas. Em 2006, pelas oitavas de final, os times empataram por 1 a 1, no Palestra Itália, e depois o clube do Morumbi fez valer seu mando de campo para vencer por 2 a 1 na volta, em jogo marcado por um pênalti anotado no fim pelo árbitro Wilson de Souza Mendonça, convertido por Rogério Ceni.

Apesar da festa pela presença em massa dos paulistanos, a capital com mais títulos do torneio no país não tem boas lembranças de quando o Trio de Ferro esteve em situação parecida. Tirando a final alcançada pelo Tricolor em 2006, perdida para o Inter, o máximo que os gigantes da cidade conseguiram foi alcançar as oitavas de final quando disputaram a competição simultaneamente.

 

Conteúdo Patrocinado