Freguês em Majestosos internacionais, Tricolor já venceu com Expressinho - Gazeta Esportiva
Freguês em Majestosos internacionais, Tricolor já venceu com Expressinho

Freguês em Majestosos internacionais, Tricolor já venceu com Expressinho

Gazeta Esportiva

Por William Correia

18/02/2015 às 08:00

São Paulo, SP


Nesta quarta-feira, em Itaquera, Corinthians e São Paulo se enfrentarão pela primeira vez em uma Copa Libertadores. Até este encontro pela principal competição das Américas, a vantagem é alvinegra em Majestosos por torneios internacionais, mas o Tricolor já conseguiu derrotar o rival usando um time reserva chamado de Expressinho com Rogério Ceni no gol e Muricy Ramalho como técnico.


A única vitória são-paulina diante do arquirrival em confrontos internacionais ocorreu exatamente com essa formação. O retrospecto do Majestoso nesse quesito é de ampla superioridade corintiana, que acumula cinco triunfos e somente uma derrota em clássicos nesses moldes.


O Timão já foi até campeão diante do tradicional adversário dessa forma. A Recopa Sul-Americana de 2013 reuniu Corinthians e São Paulo como vencedores da Libertadores e da Copa Sul-Americana, respectivamente, do ano anterior, e se tornou o último título de Tite pelo clube e teve conquista tranquila.

Torcedor corintiano tirou sarro no Majestoso depois de ser campeão da Recopa de 2013
Torcedor corintiano tirou sarro no Majestoso depois de ser campeão da Recopa de 2013 - Credito: Fernando Dantas/Gazeta Press
Na ida, no Morumbi, em 3 de julho, o triunfo alvinegro por 2 a 1 causou a demissão do técnico Ney Franco – Guerrero e Renato Augusto fizeram os gols visitantes e Aloisio descontou. No Pacaembu, em 17 de julho, o Timão garantiu a taça diante do Tricolor de Paulo Autuori ao vencer por 2 a 0, com Danilo e Romarinho balançando as redes.


Entre quem jogou naqueles encontros, Cássio, Gil, Fábio Santos, Ralf, Danilo, Emerson, Guerrero e Renato Augusto seguem no Corinthians, com Rogério Ceni, Rafael Toloi, Rodrigo Caio, Denilson, Ganso, Luis Fabiano e Maicon ainda no São Paulo. Jadson e Alexandre Pato, que também entraram em campo, trocaram de lado.

Danilo balançou as redes de Rogério Ceni no último Majestoso em torneio internacional, em 2013
Danilo balançou as redes de Rogério Ceni no último Majestoso em torneio internacional, em 2013 - Credito: Sergio Barzaghi/Gazeta Press
O Majestoso anterior em torneios internacionais, porém, teve festa são-paulina. Pelas semifinais da Conmebol de 1994, o Corinthians mandou a campo um time misto, já que priorizava a disputa das quartas de final do Brasileiro, enquanto o São Paulo, na mesma fase do torneio nacional com Telê Santana como técnico, manteve sua estratégia de jogar com atletas mais jovens comandados pelo também novato Muricy Ramalho.


O Timão, porém, atuou com ídolos como Ronaldo, Casagrande, Branco, Zé Elias, Tupãzinho, Wilson Mano e Viola, enquanto o Tricolor tinha Rogério Ceni, Denilson e Juninho Paulista. O que se viu foram dois clássicos cheios de gols e classificação definida apenas nos pênaltis a favor do São Paulo, que conquistaria aquela Conmebol batendo o uruguaio Peñarol nas finais.

Juninho Paulista fez três gols da única vitória são-paulina em Majestoso internacional, em 1994
Juninho Paulista fez três gols da única vitória são-paulina em Majestoso internacional, em 1994 - Credito: Acervo/Gazeta Press
O primeiro duelo ocorreu em 2 de dezembro de 1994, no Pacaembu, com a única vitória são-paulina diante do rival em torneios internacionais. O jogo terminou com virada de 4 a 3 e Juninho Paulista como autor de três gols – Catê fez o outro tento tricolor, com Casagrande, Branco e Marques descontando. O lateral direito Vitor, do São Paulo, foi expulso. Apenas 6.737 pessoas compraram ingresso para ver o clássico que o jornal A Gazeta Esportiva definiu como “Show de gols”.


Na volta, em 9 de dezembro, no Morumbi, os visitantes venceram por 3 a 2, também de virada. Caio e Juninho fizeram para os anfitriões, com Daniel, Tupãzinho e Viola levando a disputa para os pênaltis em clássico que teve Juninho e Zé Elias recebendo cartões vermelhos. Rogério Ceni virou herói ao converter sua cobrança e defender os chutes de Gralak e Leandro, com Ronaldo parando a finalização de Caio em Majestoso que só teve 2.961 pagantes.

Rogério Ceni pega pênalti em treino e, no dia seguinte, defendeu dois para eliminar o Corinthians em 1994
Rogério Ceni pega pênalti em treino e, no dia seguinte, defendeu dois para eliminar o Corinthians em 1994 - Credito: Acervo/Gazeta Press
Antes desses encontros, o Majestoso tinha ocorrido em âmbito internacional apenas em torneios amistosos. O primeiro foi durante a Copa do Atlântico, em 7 de julho de 1956, no Pacaembu, com vitória corintiana por 2 a 0, gols de Zezé e Cláudio. “Aproveitando bem duas oportunidades, o Corinthians venceu o São Paulo com amplos méritos. Irreconhecível a conduta do Tricolor. Era para ser uma grande partida, mas acabou sendo um jogo sem importância”, analisou A Gazeta Esportiva. A vitória qualificou o Timão para as finais, e o argentino Boca Juniors foi campeão.


O outro clássico em nível internacional ocorreu em 10 de janeiro de 1961 pelo Octogonal de Verão, torneio que também reunia os cariocas Flamengo e Vasco, os uruguaios Cerro e Nacional e os argentinos Boca Juniors e River Plate. O Majestoso teve vitória corintiana por 2 a 1. “Dois tentos e muita fibra asseguraram ao alvi-negro, na fase inicial, uma vitória que a reação e o domínio do São Paulo não destruíram no 2º tempo – Muita luta, pouca técnica, má arbitragem e renda recorde do torneio”, publicou A Gazeta Esportiva, destacando os Cr$ 2.255.250,00 arrecadados no Pacaembu. O Flamengo terminaria a competição com o título.

"A Gazeta Esportiva" destacou a vitória corintiana no segundo Majestoso em torneios internacionais, em 1961 - Credito: Reprodução/A Gazeta Esportiva

Conteúdo Patrocinado