Com gol de Pratto, River vence Santa Fe e se garante nas oitavas de final - Gazeta Esportiva
Com gol de Pratto, River vence Santa Fe e se garante nas oitavas de final

Com gol de Pratto, River vence Santa Fe e se garante nas oitavas de final

Gazeta Esportiva

Por Redação

03/05/2018 às 23:24

São Paulo, SP

O River Plate está nas oitavas de final da Copa Libertadores da América. Nesta quinta-feira o time argentino visitou o Santa Fe, no estádio El Campín, em Bogotá, na Colômbia, e foi o responsável pela primeira derrota dos donos da casa no torneio continental. Graças ao gol de Lucas Pratto, no primeiro tempo, os MIllonarios venceram a partida por 1 a 0, foram a 11 pontos e já não possuem chances matemáticas de serem eliminados na fase de grupos.

Desta maneira, o Flamengo, que também integra o Grupo 4 da Libertadores, precisa apenas vencer o Emelec no Maracanã, no próximo dia 16 de maio, para também se garantir nas oitavas de final da competição. O Rubro-Negro da Gávea possui seis pontos e figura na vice-liderança da chave.

Flamengo e River Plate, inclusive, se enfrentarão na última rodada do Grupo 4. Caso a equipe carioca vença o Emelec, ela irá a nove pontos e decidirá a liderança da chave no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, casa do rival.

Lucas Pratto foi o autor do gol que classificou o River Plate às oitavas de final da Libertadores (Foto: Luis Acosta/AFP)


O jogo - O primeiro tempo foi bastante movimentado. Embora estivesse jogando fora de casa, o River Plate não se intimidou com o apoio da torcida rival e tratou de ir para cima dos colombianos. A forte presença no campo ofensivo surtiu efeito aos 23 minutos, quando Quintero arrancou em velocidade e acionou Lucas Pratto na direita. O atacante dos Millonarios dominou e bateu cruzado, sem chances para o goleiro Zapata.

Empolgado com a vantagem, o River Plate seguiu pressionando o Santa Fe em busca do segundo gol. Sem se acomodar, os visitantes armaram uma blitz no campo ofensivo e aos 27 minutos quase ampliaram com Quintero, que cobrou falta direto para o gol, obrigando Zapata a espalmar.  Dois minutos depois, o colombiano ajeitou para Pratto, que tocou para Enzo Pérez chegar batendo, porém, o meia acabou isolando. Já aos 30 foi a vez de Montiel ter a chance de estufar as redes, mas o goleiro rival conseguiu bloquear o arremate com o pé.

O Santa Fe só foi reagir aos 34 minutos. Arboleda cobrou falta pela esquerda, na cabeça de Perlaza, que arrematou firme, mas viu Franco Armani, goleiro da seleção argentina, fazer grande defesa.

No segundo tempo o Santa Fe voltou a campo ligado. Logo aos quatro minutos, Pajoy recebeu na esquerda e cruzou para Plata empurrar para o gol. O árbitro, no entanto, marcou posição irregular do jogador da casa, frustrando a torcida. Aos oito foi a vez de Arboleda jogar na área de cabeça após ficar com a sobra do escanteio cobrado por ele próprio e ver Tesillo completar também de cabeça no primeiro pau, balançando as redes pelo lado de fora.

O time colombiano seguiu pressionando e aos 13 minutos teve mais uma ótima oportunidade de empatar a partida. Arboleda cruzou na área para Pelaza, que ajeitou de Peito para Pajoy finalizar de voleio e mandar rente à trave do goleiro Armani. Já aos 25 minutos, Morelo ficou com o grito de gol entalado na garganta ao tocar na saída de Armani, mas ver Lucas Martínez chegar na bola de forma providencial para afastar o perigo em cima da linha.

Depois da grande intensidade do Santa Fe na parte inicial do segundo tempo, o time colombiano sentiu o cansaço nos minutos finais e ameaçou menos a meta defendida por Armani. Assim, coube ao River Plate manter a organização tática, uma das marcas do trabalho do técnico Marcelo Gallardo, para ficar com a importante vitória, que deu a classificação à equipe argentina.

Libertad – O Libertad, do Paraguai, também se garantiu nas oitavas de final da Libertadores nesta quinta-feira. Visitando o The Strongest na altitude de La Paz, a equipe alvinegra confirmou seu favoritismo e somou sua quarta vitória na competição ao superar os rivais por 3 a 1.

Agora com 12 pontos, o Libertad pode até perder a liderança da chave para o Atlético Tucumán, seu adversário na última rodada do Grupo 3, porém, não tem mais chances de cair para a terceira colocação, que hoje pertence ao Peñarol, do Uruguai.

Conteúdo Patrocinado