Botafogo abre último desafio antes da fase de grupos diante do Olimpia - Gazeta Esportiva
Botafogo abre último desafio antes da fase de grupos diante do Olimpia

Botafogo abre último desafio antes da fase de grupos diante do Olimpia

Gazeta Esportiva

Por Gazeta Press

15/02/2017 às 09:30 • Atualizado: 23/05/2017 às 11:09

Rio de Janeiro, RJ

O Botafogo terá mais um desafio rumo à fase de grupos da Libertadores. Nesta quarta-feira, o Alvinegro recebe o Olimpia, do Paraguai, às 21h45 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, pela rodada de ida da terceira etapa da fase preliminar da competição. O Glorioso vem de um triunfo no confronto contra o Colo-Colo, do Chile, após arrancar um empate por 1 a 1 em Santiago. Em casa, os brasileiros tinham vencido por 2 a 1.

Agora, no entanto, a tarefa se desenha mais árdua para os botafoguenses, uma vez que o campeão paraguaio tem tradição na disputa, tendo vencido o título continental por três vezes, nos anos de 1979, 1990 e 2002. Na segunda etapa da pré-Libertadores, o Olimpia eliminou o atual vice-campeão, Independiente del Valle, do Equador, com um triunfo por 3 a 1 em seus domínios, após começar perdendo por 1 a 0 a série.

Jair Ventura, comandante do Botafogo, alertou seus comandados sobre a necessidade de o Alvinegro controlar bem a posse de bola e não deixar espaços no campo para o Olimpia desenvolver os contra-ataques que, segundo o treinador, podem ser fatais.

"Vamos enfrentar um adversário que costuma ser fatal nos contra-ataques e por isso mesmo não pode cogitar a hipótese de ter campo para isso. Precisamos valorizar a posse de bola, trabalhando com tranquilidade e sem afobação. Temos noventa minutos para construirmos a vitória e não podemos cair nas armadilhas que o Olimpia com certeza está armando para nós", analisou.

 

(Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Objetivo do Alvinegro é conquistar um bom resultado em casa (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


 

Para este compromisso, o Botafogo ainda não sabe se poderá contar com o meia argentino Walter Montillo, que luta contra uma lesão na coxa direita. Se ele for vetado, a tendência é que João Paulo dispute a vaga com Leandrinho. Livre de dores no músculo adutor da coxa direita, o apoiador Camilo deve reaparecer. Outro que vai a campo é o goleiro paraguaio Gatito Fernández, recuperado de uma fisgada na coxa direita.

O esquema com três volantes, utilizado no Chile, será deixado de lado. Dessa forma, a tendência é que o atacante Roger fique com a vaga de Rodrigo Lindoso, o que tornará a equipe mais ofensiva. Na visão dos jogadores botafoguenses, seria muito importante o time sair logo na frente no marcador.

"O Botafogo vai buscar a vantagem no marcador, pois se conseguirmos isso tenho certeza de que vamos ficar menos vulneráveis. O fundamental é saber trabalhar a bola para chegar ao resultado que nos interessa", alertou o atacante Rodrigo Pimpão.

Pelo lado do Olimpia, o técnico Pablo Repetto pediu muito cuidado com o Botafogo, mas garantiu uma postura ousada de sua equipe em busca dos gols fora de casa, a fim de ter mais tranquilidade no jogo de volta, no Paraguai, que decidirá o classificado.

"O Botafogo é um dos gigantes do futebol brasileiro e por isso mesmo é digno de preocupação por nossa parte. Mas não podemos nos intimidar, já que temos condições de avançar. Vamos precisar de ousadia, de acreditar que a busca por gols é que vai nos dar a classificação. Temos que ter gols no Rio de Janeiro para conseguirmos encontrar a tranquilidade na partida de volta", disse Repetto, que vai repetir a base que eliminou o Independiente del Valle.

O duelo de volta entre essas duas equipes está programado para acontecer no dia 22 de fevereiro, em Assunção, no Paraguai. Quem avançar vai integrar o Grupo 1, ao lado de Atlético Nacional, da Colômbia, atual campeão da Libertadores, Estudiantes, da Argentina, e Barcelona de Guayaquil, do Equador.

FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO-BRA X OLIMPIA-PAR

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 15 de fevereiro de 2017, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Roddy Zambrano (Equador)
Assistentes: Juan Macias (Equador) e Luis Vera (Equador)

BOTAFOGO: Gatito Fernández; Jonas, Emerson Silva, Marcelo e Víctor Luís; Aírton, Bruno Silva, Camilo e Walter Montillo (João Paulo ou Leandrinho); Rodrigo Pimpão e Roger
Técnico: Jair Ventura

OLIMPIA: Azcona, Ferreira, Pellerano, Cañete e Giménez; Alexis Fernández, Cristian Riveros, Richard Ortiz e Julián Benítez; Pablo Mouche e Brian Montenegro
Técnico: Pablo Repetto

Conteúdo Patrocinado