Mesmo com decepção na Liga dos Campeões, La Liga lidera ranking da UEFA - Gazeta Esportiva
Mesmo com decepção na Liga dos Campeões, La Liga lidera ranking da UEFA

Mesmo com decepção na Liga dos Campeões, La Liga lidera ranking da UEFA

Gazeta Esportiva

Por Redação

14/09/2020 às 16:26

São Paulo, SP

Pela oitava vez consecutiva, a Liga Espanhola lidera o ranking de ligas europeias da Uefa. Os coeficientes de pontos são determinados pelas últimas cinco temporadas nas competições continentais e a La Liga aparece com 18.928, seguida pela Liga Alemã com 18.714 e a Inglesa com 18.571. Primeira colocação é fruto de boas campanhas pelas equipes durante os anos.

A edição 2019/2020 da Liga dos Campeões contou com desclassificações decepcionantes dos clubes espanhóis presentes na fase de mata-mata - Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid. Porém, o fato de terem passado para esta fase já ajudou na colocação da Liga Espanhola no ranking da entidade europeia.

Real Madrid conquistou quatro Liga dos Campeões em cinco temporadas. (Foto: AFP PHOTO / OSCAR DEL POZO)


Contudo, o que garantiu a liderança nos coeficientes pela La Liga foi o título da Liga Europa conquistado pelo Sevilla em cima da Inter de Milão. Se levar em conta a somatória total dos pontos, o domínio espanhol é ainda mais contundente, pois a Liga Espanhola aparece com 102.283 pontos, com a segunda colocada, a Liga Inglesa, bem atrás com 90.462.

Tal vantagem foi construída graças ao incrível desempenho que o futebol espanhol vem experimentando nos últimos tempos. Por cinco temporadas consecutivas (de 2013/2014 até 2017/2018), um clube espanhol era campeão da Champions League, quatro vezes o Real Madrid e uma o Barcelona.

Desde o começo do século 21, metade das conquistas da Liga dos Campeões foram de clubes espanhóis e quando não apareciam na final, constantemente marcavam presença nas fases de mata-mata. Outro dado interessante é que, das últimas 15 edições do torneio, nenhum clube da La Liga, quando chegou à partida decisiva para erguer o troféu máximo da Europa, perdeu para uma equipe de outro país.

Conteúdo Patrocinado