Mesmo com decepção na Liga dos Campeões, La Liga lidera ranking da UEFA

São Paulo, SP

14-09-2020 16:26:28

Pela oitava vez consecutiva, a Liga Espanhola lidera o ranking de ligas europeias da Uefa. Os coeficientes de pontos são determinados pelas últimas cinco temporadas nas competições continentais e a La Liga aparece com 18.928, seguida pela Liga Alemã com 18.714 e a Inglesa com 18.571. Primeira colocação é fruto de boas campanhas pelas equipes durante os anos.

A edição 2019/2020 da Liga dos Campeões contou com desclassificações decepcionantes dos clubes espanhóis presentes na fase de mata-mata - Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid. Porém, o fato de terem passado para esta fase já ajudou na colocação da Liga Espanhola no ranking da entidade europeia.

Real Madrid conquistou quatro Liga dos Campeões em cinco temporadas. (Foto: AFP PHOTO / OSCAR DEL POZO)

Contudo, o que garantiu a liderança nos coeficientes pela La Liga foi o título da Liga Europa conquistado pelo Sevilla em cima da Inter de Milão. Se levar em conta a somatória total dos pontos, o domínio espanhol é ainda mais contundente, pois a Liga Espanhola aparece com 102.283 pontos, com a segunda colocada, a Liga Inglesa, bem atrás com 90.462.

Tal vantagem foi construída graças ao incrível desempenho que o futebol espanhol vem experimentando nos últimos tempos. Por cinco temporadas consecutivas (de 2013/2014 até 2017/2018), um clube espanhol era campeão da Champions League, quatro vezes o Real Madrid e uma o Barcelona.

Desde o começo do século 21, metade das conquistas da Liga dos Campeões foram de clubes espanhóis e quando não apareciam na final, constantemente marcavam presença nas fases de mata-mata. Outro dado interessante é que, das últimas 15 edições do torneio, nenhum clube da La Liga, quando chegou à partida decisiva para erguer o troféu máximo da Europa, perdeu para uma equipe de outro país.

Deixe seu comentário