La Liga aguarda aprovação para árbitro de vídeo no Espanhol - Gazeta Esportiva
La Liga aguarda aprovação para árbitro de vídeo no Espanhol

La Liga aguarda aprovação para árbitro de vídeo no Espanhol

Gazeta Esportiva

Por Redação

02/03/2018 às 17:07

São Paulo, SP

Aos poucos, árbitro de vídeo vem sendo implantado nos principais campeonatos do mundo (Foto: VALERY HACHE/AFP)


A Federação Espanhola de Futebol e a “La Liga” anunciaram nesta sexta-feira que estão em busca de aprovação da International Football Association Board (IFAB) para que seja implantado o árbitro de vídeo (VAR, em inglês) a partir da próxima edição do Campeonato Espanhol.

Buscando se alinhar com o que vem marcando presença nas principais competições de futebol do mundo, incluindo os Campeonatos Inglês e Italiano, a La Liga contará com Carlos Velasco Carballo como líder do projeto. Recentemente, o ex-árbitro integrou o corpo de consultores da Fifa e colaborou na formação dos juízes que estão atuando na Copa Libertadores com o VAR.

As instituições também anunciaram que os árbitros de vídeo analisarão os lances do Campeonato Espanhol na sede da Federação Espanhola, em Madri. A empresa escolhida para implantar o sistema de vídeo na competição por pontos corridos foi a Mediapro, que já realizou esse tipo de serviço em outros torneios internacionais.

Empolgadas com a introdução da tecnologia, a La Liga e a Federação Espanhola de Futebol garantem que o sistema servirá como uma ferramenta eficiente para os árbitros, os auxiliando em decisões referentes a gols, pênaltis e cartões. Elas também citaram o fato de a tecnologia estar presenta na próxima Copa do Mundo, na Rússia, para reafirmar a credibilidade do VAR.

Os árbitros, inclusive, já começarão a estudar o sistema de árbitro de vídeo. O treinamento técnico inclui o protocolo do VAR, práticas com simuladores e sessões de vídeo de partidas que não possuirão qualquer conexão para que haja comunicação com o estádio em que está sendo realizada. Desta maneira, o treino não poderá ter qualquer influência no resultado do jogo.

Conteúdo Patrocinado