Barça vence o Atlético de Madri, afasta crise e encosta no Real - Gazeta Esportiva
Barça vence o Atlético de Madri, afasta crise e encosta no Real

Barça vence o Atlético de Madri, afasta crise e encosta no Real

Gazeta Esportiva

Por GazetaEsportiva.net

11/01/2015 às 19:59

São Paulo, SP


O Barcelona venceu o Atlético de Madrid no Camp Nou por 3 a 1 neste domingo, pela 18ª rodada do Campeonato Espanhol, e encostou no Real Madrid na tabela. Com um gol de Neymar, um de Suárez e um de Messi, o Barça dominou a maior parte da partida, que teve os ânimos exaltados em alguns momentos. O triunfo serviu também para acalmar os rumores de crise nos bastidores do clube.


Com a vitória, o Barcelona chegou a 41 pontos na tabela do Espanhol, apenas um ponto a menos que o líder Real Madrid. Já o Atlético de Madri, que perdeu a chance de encostar no rival da capital espanhola, segue na terceira colocação, com 38 pontos.


O jogo- Jogando em sua casa, o Barcelona controlou o primeiro tempo desde o início. Ao seu estilo, a equipe catalã já começou trocando passes e fazendo com que o Atlético de Madri ficasse marcando em seu campo.


O domínio continuou, e a primeira grande chance de gol da partida foi dos donos da casa. Aos nove minutos, Neymar deu bela arrancada, serviu Messi no canto direito da área adversária e viu o argentino errar o gol, chutando à direita da meta de Moya.


Ainda pressionando, o Barcelona conseguiu abrir o placar já aos 11 minutos. Messi invadiu a área do Atlético pela direita e, após disputar com a defesa, conseguiu cruzamento para o meio da área. Suárez não dominou, e a bola sobrou rasteira na esquerda para Neymar, então o brasileiro só teve o trabalho de empurrá-la para o fundo das redes e fazer 1 a 0 Barça.


O brasileiro Neymar abriu o placar logo aos 11 minutos de jogo, após receber cruzamento de Messi na área
O brasileiro Neymar abriu o placar logo aos 11 minutos de jogo, após receber cruzamento de Messi na área - Credito: AFP


Neymar ainda teve boa oportunidade de marcar seu segundo gol na partida aos 22 minutos, mas desperdiçou. Após receber bom cruzamento de Suárez, que puxou contra-ataque pela direita, o brasileiro cabeceou a bola ao chão, mas a viu passar à esquerda da trave, saindo pela linha de fundo.


Aos 32 minutos, Busquets ficou reclamando de uma agressão do atacante Mandzukic em divida entre os dois, e o croata recebeu cartão amarelo pela jogada. Dois minutos depois, Messi recebeu lançamento de Busquets na direita, invadiu a área e serviu Suárez no meio. O uruguaio rolou para o fundo das redes e ampliou a vantagem do Barça: 2 a 0.


Após dividida, Busquets e Mandzukic ficaram discutindo; o lance acabou rendendo cartão amarelo para o croata
Após dividida, Busquets e Mandzukic ficaram discutindo; o lance acabou rendendo cartão amarelo para o croata - Credito: AFP


O Atlético de Madri pouco fez no primeiro tempo além de marcar os jogadores do Barcelona enquanto eles trocavam passes, no meio-campo ou no ataque. A equipe de Diego Simeone encontrava dificuldades na saída de jogo, muitas vezes optando por lançamentos e perdendo para a defesa mandante. As melhores escapadas da equipe de Madri na etapa inicial aconteceram pela esquerda, com o lateral Gámez e o meia Arda Turan.


O Atlético de Madri iniciou a segunda etapa tentando pressionar a saída de bola do Barça para equilibrar o jogo. Logo aos três minutos, após cobrança de escanteio, Godín cabeceou e a bola passou perto do travessão do goleiro Bravo.


Aos 10 minutos da etapa complementar, Messi derrubou Gámez na área e cedeu pênalti para o Atlético de Madri. O centroavante croata Mandzukic foi para a cobrança, bateu alta e com força no canto esquerdo, sem chances para Bravo, 2 a 1. O gol de pênalti esquentou os ânimos da partida. Em contra-ataque do Barça, dois minutos depois, Rakitic reclamou de ter sido derrubado na área, mas o juiz nada marcou. Por reclamação a respeito do lance, Suárez recebeu cartão amarelo.


O centroavante croata Mandzukic cobrou o pênalti cometido por Messi em Gámez e descontou para o Atlético de Madri
O centroavante croata Mandzukic cobrou o pênalti cometido por Messi em Gámez e descontou para o Atlético de Madri - Credito: AFP


O Barcelona seguiu tendo maior posse de bola na segunda etapa, mas o Atlético passou a ameaçar quando conseguia trocar passes. Fernando Torres entrou na equipe no lugar do meia Gabi aos 22 minutos. Com isso, Simeone deixou a equipe armada em um 4-3-3 para tentar pressionar o Barça.


No entanto, a superioridade da partida continuou sendo dos mandantes. Iniesta chamava o jogo pela equipe catalã e, com frequência, fazia a conexão com o ataque, garantindo a pressão do Barça sobre os visitantes.


No fim da partida, Messi fechou o placar para o Barcelona. Após tabelar com Rakitic no canto direito da área do Atlético, o argentino aproveitou rebote da zaga para rolar no canto direito de Moya e selar a vitória do Barça, aos 42 minutos de jogo. O brasileiro Rafinha ainda entrou no lugar do meia croata no minuto seguinte.


Messi marcou no fim e completou a trinca de gols marcada pelo
Messi marcou no fim e completou a trinca de gols marcada pelo "tridente sul-americano" (ele, Neymar e Suárez) - Credito: AFP

Conteúdo Patrocinado