City vence Dérbi de Manchester e coloca a mão no título inglês - Gazeta Esportiva
City vence Dérbi de Manchester e coloca a mão no título inglês

City vence Dérbi de Manchester e coloca a mão no título inglês

Gazeta Esportiva

Por Redação

24/04/2019 às 17:58 • Atualizado: 24/04/2019 às 17:59

São Paulo, SP

O Manchester City depende apenas de si próprio para ser bicampeão nacional. Nesta quarta-feira, em jogo adiado da 31ª rodada do Campeonato Inglês, o time de Pep Guardiola venceu o Dérbi de Manchester, fazendo 2 a 0 sobre o rival United. Bernardo Silva e Sané marcaram os gols da partida no segundo tempo. No primeiro turno, o time azul de Manchester já havia vencido por 3 a 1 em casa.

Com a vitória, o City chega a 89 pontos e reassume a liderança da Premier League com um ponto de vantagem sobre o vice-líder Liverpool, que depende de um tropeço do rival para ser campeão. Enquanto isso, o United continua com 64 pontos, perdendo a chance de igualar os 67 pontos do quarto colocado Chelsea na luta por vaga na Liga dos Campeões.



Defensivo, United segura o City no primeiro tempo


O City entrou em campo com o que tinha de melhor. Como de costume, Guardiola escalou time ofensivo com ataque formado por Bernardo Silva, Aguero e Sterling, com Sané no banco. Do outro lado, Solskjaer optou por uma escalação defensiva, com Young e Darmian se revezando entre a zaga e a ala direita e Shaw na ala esquerda.

Mesmo prezando pela defesa, o United começou o jogo pressionando, tentando encurralar o rival no campo de defesa. O time vermelho teve boa chance de gol aos 15 minutos, quando Pogba acertou grande lançamento para Lingard, que finalizou de primeira, mas para fora.

A resposta do City veio três minutos depois. Após ataque em velocidade, Bernardo Silva recebeu na entrada da área e finalizou com força para grande defesa de De Gea no reflexo. No contra-ataque, Rashford dividiu com Ederson e ficou no chão. Ele chegou a sair de campo, mas seguiu no jogo.

Ederson saiu nos pés de Rashford para encerrar boa jogada do atacante inglês (Foto: Oli Scarff/AFP)


Rashford, inclusive, era a esperança do United no ataque. Sem conseguiu manter a posse de bola e vendo o rival crescer no jogo, o time de Solskjaer apostava em lançamentos longos buscando seu camisa 10. No entanto, o atacante não teve sucesso contra a defesa adversária, perdendo o duelo particular com Laporte.

Enquanto isso, o City dominava a posse de bola, mas não conseguia transformar a superioridade em gols. Na melhor oportunidade da equipe antes do intervalo, aos 43 minutos, Sterling recebeu na área e driblou dois marcadores antes de finalizar rasteiro. De Gea novamente mostrou bom tempo de reação e fez defesa difícil, mantendo o placar do primeiro tempo zerado.

City conta com falha de De Gea para vencer o Dérbi


Buscando a vitória, Guardiola aumentou o poder ofensivo do City no início do segundo tempo. Logo aos quatro minutos, o volante Fernandinho sentiu lesão e teve de ser substituído. No lugar do brasileiro, o treinador colocou o atacante alemão Sané, recuando Gundogan para a posição de primeiro volante.

Pouco depois, aos sete minutos, o time azul de Manchester abriu o placar com Bernardo Silva. O português, disputando seu 100º jogo pelo time, recebeu de Gundogan pela ponta direita, invadiu a área e finalizou rasteiro de pé esquerdo. Desta vez, De Gea não conseguiu defender.

Aos 11 minutos, o United perdeu chance de ouro para empatar. Após cruzamento de Rashford pela direita, a bola passou por Kompany e Ederson e sobrou para Lingard. Porém, mesmo livre de marcação e com gol aberto, o meia acabou furando na tentativa de finalizar.

Aos 21 minutos, o City contou com ajuda de De Gea. O goleiro espanhol, importante para segurar o empate sem gols no primeiro tempo, acabou falhando em chute de Sané. Em contra-ataque rápido, o alemão recebeu de Sterling e finalizou rasteiro. O camisa 1 do United tentou defender com o pé direito, mas desviou a bola para o fundo da rede.

De Gea foi importante no primeiro tempo, mas falhou no segundo (Foto: Oli Scarff/AFP)


Com dois gols de desvantagem, o técnico Ole Solskjaer promoveu três substituições para deixar o time mais ofensivo. Aos 26 minutos, o atacante Lukaku substituiu o meio-campista Andreas Pereira. Já aos 37, os atacantes Martial e Alexis Sánchez entraram nos lugares do defensor Darmian e do meia Lingard.

As alterações, porém, não mudaram o rumo do jogo. Com o resultado na mão, o City correu poucos riscos até o final do jogo e deixou a posse de bola com o United. Com pouca criatividade, no ataque, os Diabos Vermelhos não conseguiram nem um gol de honra e perdeu por 2 a 0, resultado que deixa o rival da cidade muito perto do título inglês.

Arsenal visita Wolverhampton e perde mais uma


Enquanto United e City se enfrentavam em Manchester, o Arsenal visitou o Wolverhampton e conheceu sua segunda derrota seguida no Campeonato Inglês. O time de Londres perdeu por 3 a 1 e desperdiçou a chance de entrar novamente no G4 da competição. Por sorte, com a derrota do Manchester United, os Gunners continuam na quinta posição, que garante vaga na Liga Europa.

Conteúdo Patrocinado