Grêmio inicia caminhada no Gauchão diante do União Frederiquense - Gazeta Esportiva
Grêmio inicia caminhada no Gauchão diante do União Frederiquense

Grêmio inicia caminhada no Gauchão diante do União Frederiquense

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Vicente Fonseca

31/01/2015 às 09:00

Porto Alegre, RS


Sem competições paralelas, o Grêmio faz do Campeonato Gaúcho sua Copa do Mundo neste primeiro semestre. Vendo o rival Internacional levantar a taça desde 2011 e há cinco anos sem sentir o gostinho de conquistar o título estadual, o Tricolor parte com tudo em busca da reconquista da hegemonia gaúcha. A caminhada começa neste sábado, às 17h (horário de Brasília), na Arena, diante do União Frederiquense, que faz sua estreia na primeira divisão do Rio Grande do Sul.


A principal dúvida para a partida deste final de semana é se o técnico Luiz Felipe Scolari irá escalar um ou dois centroavantes. Na maioria dos treinos da pré-temporada, Barcos e Marcelo Moreno atuaram juntos. Porém, o mau rendimento conjunto da dupla nos amistosos e o fato de somente o Pirata ter sido escalado time principal em alguns treinos da última semana, deixaram uma dúvida a respeito desta possibilidade. Mas a tendência é que os dois joguem mesmo juntos.


Tentando acabar com o jejum, o Tricolor abre a temporada diante do União Frederiquense
Tentando acabar com o jejum, o Tricolor abre a temporada diante do União Frederiquense - Credito: Divulgação/Grêmio


“Os dois estão convocados para a concentração. Mas se vão jogar já é outro assunto. Vou resolver até amanhã”, despistou o técnico gremista, após o treino desta sexta-feira, o último antes da partida. Os dois centroavantes deverão ser abastecidos pelos meias Luan e Lincoln, este um jovem de apenas 16 anos. Lincoln substituirá Douglas, que não foi inscrito a tempo e perderá a estreia no estadual.


Há outros diversos problemas de escalação para Scolari. Além dos jogadores que já saíram do clube (Dudu, Zé Roberto, Alán Ruiz, entre outros), outros que integram o plantel não poderão jogar neste sábado. Casos de Ramiro e Geromel, lesionados, e Walace, que está com a seleção sub-20 no Sul-Americano da categoria, disputado no Uruguai. O equatoriano Erazo é outro que não teve inscrição regularizada a tempo, e está fora até do banco de reservas.


Apesar das poucas contratações e da política financeira rígida adotada pelo clube, há várias novidades para o gremista que for à Arena neste sábado. O lateral Galhardo, vindo do Bahia; o zagueiro e lateral Marcelo Oliveira, ex-Palmeiras; o lateral Marcelo Hermes, o volante Araújo e o meia Lincoln, todos oriundos das categorias de base; e o próprio Marcelo Moreno, que retorna após ter sido emprestado nas últimas duas temporadas.


Felipão preferiu manter o mistério sobre a escalação do Grêmio na estreia do Gauchão
Felipão preferiu manter o mistério sobre a escalação do Grêmio na estreia do Gauchão - Credito: Divulgação/Grêmio


Terceiro colocado da segunda divisão gaúcha do ano passado, o União Frederiquense é o caçula do Gauchão 2015. Com apenas cinco anos de fundação, o clube de Frederico Westphalen, no norte do estado, participa pela primeira vez da principal competição do futebol do Rio Grande do Sul. O nome mais conhecido está no ataque: Josiel, artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2007 pelo Paraná. Em amistoso preparatório, a equipe fez 2 a 0 no Cascavel, mesmo adversário que empatou com o Grêmio em 1 a 1 no último domingo.


Além de Grêmio x União Frederiquense, outro jogo movimenta o sábado de Gauchão: no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, Caxias e Brasil de Pelotas fazem o principal jogo do interior desta primeira rodada. Semifinalistas do certame do ano passado, os dois clubes serão, ao lado do Juventude, os representantes do estado na Série C do Brasileirão deste ano. A partida começa às 19h30, horário de Brasília.


FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X UNIÃO FREDERIQUENSE


Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 31 de janeiro de 2015, sábado
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Daniel Bins
Assistentes: Lúcio Flor e Jorge Bernardi


GRÊMIO: Marcelo Grohe; Galhardo, Rhodolfo, Marcelo Oliveira e Marcelo Hermes; Araújo, Fellipe Bastos, Lincoln e Luan; Barcos e Marcelo Moreno
Técnico: Luiz Felipe Scolari


UNIÃO FREDERIQUENSE: Nicolas; Régis, Marcelão, Fred e Ronaldinho; Jovany, Jonas, Adílson e Jefferson; Josiel e Paulinho Macaíba
Técnico: Rodrigo Bandeira

Conteúdo Patrocinado