Futebol/Campeonato Gaúcho

Gre-Nal decisivo encerra primeira fase do Campeonato Gaúcho

São Paulo , SP
10/03/2018 20:00:25

Em: Campeonato Gaúcho, Caxias, Futebol, Grêmio, Internacional, Juventude
Internacional e Grêmio fazem Gre-Nal de número 413 neste domingo (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Se a última rodada do Campeonato Gaúcho já prometia grandes emoções por si só, a realização de um Gre-Nal, um dos maiores clássicos do Brasil, só aumenta a antecipação para a disputa. Às 17h00 (horário de Brasília) deste domingo, em pleno Beira-Rio, Internacional e Grêmio se enfrentam no jogo de fechamento da primeira fase da competição estadual.

Na partida de número 413 entre as duas equipes, colorados e tricolores têm objetivos diferentes. Pelo lado dos comandados de Odair Hellmann, a expectativa é de voltar a encontrar o caminho da vitória: nas últimas três rodadas, três empates. Entretanto, o fato do Inter já estar classificado e ir para a última rodada na liderança da tabela servem de alívio para a torcida vermelha.

Já no time liderado por Renato Gaúcho, o confronto vale muito mais. Com 13 pontos conquistados e atualmente na oitava colocação, o Grêmio depende apenas das próprias forças para avançar para as quartas de final do Gaúchão. Entretanto, em caso de falha na conquista dos três pontos diante do maior rival, o Tricolor pode ser ultrapassado pelo Juventude, que recebe o Veranópolis em casa, no mesmo dia e horário. Neste caso, os gremistas estariam fora do campeonato estadual.

O Gre-Nal conta com mais um ingrediente interessante para sua disputa. Pela primeira vez na história do duelo entre os dois times, haverá a presença do VAR (Video Assistant Referee – árbitro de vídeo, em inglês). O presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto, confirmou a contratação do serviço junto a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para o jogo.

Na equipe do Grêmio, o técnico Renato Gaúcho deve contar com um desfalque de peso: Luan ainda se recupera de um edema na coxa direita e sua escalação para o confronto é dúvida, com autorização médica dependente da realização de exames. Por outro lado, Arthur, que sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo durante a disputa da final da Libertadores do ano passado, já treina normalmente com os companheiros de equipe e deve figurar ao menos no banco de reservas.

Pelo lado do Internacional, Odair Hellmann, que chegou a descansar alguns jogadores do elenco tido como titular durante a semana, na partida contra o Cruzeiro (RS), também não deve ter à disposição uma peça de ataque importante: Pottker, ainda se recuperando de lesão muscular, é tido como improvável para a disputa do Gre-Nal 413.

Como consolo, o comandante colorado assiste de perto a recuperação de Danilo Fernandes, com lesão muscular, e Leandro Damião, com uma contratura na coluna, e deve escalar ambos os jogadores para o maior clássico da região Sul.

Confira todos os jogos da última rodada do Campeonato Gaúcho:

São Luiz x São José
Cruzeiro (RS) x Caxias
Juventude x Veranópolis
São Paulo (RS) x Brasil de Pelotas
Avenida x Novo Hamburgo

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X GRÊMIO

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 11 de março de 2018, domingo
Horário: 17h00 (horário de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Lucio Beiersdorf (ambos RS)

INTERNACIONAL: Danilo Fernandes (Marcelo Lomba); Dudu, Klaus, Víctor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Edenílson, Nico López (Pottker), D’Alessandro e Patrick; Leandro Damião (Roger)
Técnico: Odair Hellmann

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Madson, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Jailson, Maicon, Ramiro, Cícero (Arthur) e Everton; Jael (Luan)
Técnico: Renato Gaúcho