No primeiro duelo de irmãos da história da Euro, Suíça supera Albânia - Gazeta Esportiva
No primeiro duelo de irmãos da história da Euro, Suíça supera Albânia

No primeiro duelo de irmãos da história da Euro, Suíça supera Albânia

Gazeta Esportiva

Por Redação

11/06/2016 às 11:51 • Atualizado: 11/06/2016 às 11:55

São Paulo, SP

Suíça estreou com vitória na Eurocopa (Foto: François Lo Presti/AFP)
Suíça estreou com vitória na Eurocopa (Foto: François Lo Presti/AFP)


A Suíça começou a Eurocopa 2016 com vitória. Atuando com um a mais desde os 37 do primeiro tempo, o time comandado por Vladimir Petkovic fez 1 a 0 na Albânia, com gol logo no início, marcado pelo zagueiro Schär. A partida, que também marcou a estreia dos albaneses na história do torneio, aconteceu na cidade de Lens.

O jogo foi histórico, porque marcou o primeiro confronto entre irmãos, na história da Eurocopa. Taulant Xhaka, pela Albânia, e Granit Xhaka, pela Suíça, começaram a partida como titulares. Eles nasceram na Basileia, mas têm ascendência albanesa na família, o que os fez trilhar caminhos distintos.

Na próxima rodada, ambas as equipes entram em campo na quarta-feira. Os suíços encaram a Romênia, às 13 horas (de Brasília), enquanto os albaneses enfrentarão a dona da casa, a França, às 16 horas (de Brasília).

O jogo - Logo no início, a Suíça já abriu o placar. Aos 4, o goleiro albanês Berisha saiu mal do gol e Schär não teve dificuldades para colocar nas redes, de cabeça, marcando 1 a 0.

Com o gol, o time de Giovanni de Biasi não teve escolha, e precisou povoar o campo de ataque, para buscar o empate. Assim, em jogada de contra-ataque, Seferovic quase fez o segundo tento suíço, mas Berisha defendeu, aos 14.

As tentativas albanesas se limitavam a bolas lançadas para a área, mas sem levar perigo ao arqueiro Sommer. Aos 25, quando conseguiu chegar trocando passes, Taulant Xhaka bateu firme, mas errou a pontaria. Aos 30, Sadiku saiu na cara do gol, mas o goleiro suíço salvou sua equipe, defendendo com o pé.

Cana, capitão da Albânia, foi expulso (Foto: Martin Bureau/AFP)
Cana, capitão da Albânia, foi expulso (Foto: Martin Bureau/AFP)


Quando a Albânia parecia equilibrar o jogo, o zagueiro Cana colocou a mão na bola, levou o segundo amarelo e foi expulso, aos 37. Na cobrança da falta, Dzemaili chutou forte e carimbou a trave de Berisha.

Com um a mais, os suíços voltaram a dominar. Aos 41, quase chegou ao segundo tento, novamente em finalização de Dzemaili, que passou perto da trave. No minuto seguinte, Seferovic encheu o pé, exigindo do arqueiro rival. Mesmo pressionando, o time de Vladimir Petkovic não conseguiu ampliar antes do intervalo.

A Albânia se reorganizou nos vestiários, e voltou para a segunda etapa buscando o ataque, para empatar a partida. Porém, aos poucos, voltaram a ser dominados e, aos 8, a Suíça chegou com Seferovic, que chutou de bico, sendo parado pelo goleiro.

O jogador a menos começou a fazer diferença quando os comandados de Di Biasi precisaram forçar a marcação para impedir a troca de passes dos rivais. A capacidade de desarme diminuiu muito, e o domínio suíço aumentava a cada minuto. Aos 20, em jogada de velocidade, Seferovic parou, pela terceira vez, no arqueiro Berisha.

A Albânia teve boa chance aos 30, quando Sadiku recebeu na área, mas acertou a rede pelo lado de fora, perdendo a oportunidade de empatar. Logo depois, acabou sendo substítuido por Gashi.

Nos minutos finais, os albaneses tiveram grande chance. Aos 41, Gashi saiu na cara de Sommer, mas parou em grande defesa do goleiro. Depois disso, as oportunidades se esgotaram, e o juiz espanhol Carlos Velasco Carballo apitou o fim da partida, confirmando a vitória suíça.

FICHA TÉCNICA

ALBÂNIA 0 x 1 SUÍÇA

Local: Estádio Bollaert-Delelis, em Lens (França)
Data: 11 de junho de 2016, sábado
Horário: 10 horas (de Brasília)
Árbitro: Carlos Velasco Carballo (Espanha)
Assistentes: Roberto Alonso (Espanha) e Juan Yuste (Espanha)
Cartões amarelos: Cana, Kaçe, Kukeli (Albânia), Schär, Behrami (Suíça)
Cartão vermelho: Cana (Albânia)
Gols:
 SUÍÇA: Schär, aos 4 minutos do primeiro tempo; 


ALBÂNIA: Berisha; Hysaj, Cana, Mavraj e Agolli; Kukeli; Abrashi, Taulant Xhaka (Kaçe), Roshi (Çikalleshi) e Lenjani; Sadiku (Gashi)
Técnico: Giovanni de Biasi


SUÍÇA: Sommer; Lichtsteiner, Schär, Djourou e Rodríguez; Behrami e Granit Xhaka; Dzemaili (Frei), Shaqiri (Gelson Fernandes) e Mehmedi (Embolo); Seferovic 
Técnico: Vladimir Petkovic

Conteúdo Patrocinado