Itália x Inglaterra: um clássico do futebol europeu - Gazeta Esportiva
Itália x Inglaterra: um clássico do futebol europeu

Itália x Inglaterra: um clássico do futebol europeu

Gazeta Esportiva

Por AFP

11/07/2021 às 08:00

São Paulo, SP

No retrospecto de 27 confrontos (10 vitórias italianas, 8 vitórias inglesas e 9 empates) entre Itália e Inglaterra nunca houve um duelo tão importante como a final da Eurocopa que disputarão no domingo em Wembley. Mas há jogos que permanecem na memória dos torcedores, como a disputa pelo terceiro lugar na Copa do Mundo de 1990 ou as quartas de final da Euro-2012.

1990: o pênalti de Schillaci


Disputa pelo terceiro lugar na Copa do Mundo de 1990: Itália x Inglaterra 2 a 1, em 7 de julho de 1990 em Bari

Ainda sofrendo com a dor da derrota nos pênaltis na semifinal contra a Argentina de Diego Maradona, a Itália conquistou o bronze simbólico de 'sua' Copa do Mundo, vencendo os ingleses por 2 a 1. Todos os três gols foram marcados nos últimos vinte minutos: Roberto Baggio abriu o placar diante de uma defesa apática, David Platt empatou e Toto Schillaci fez o gol da vitória de pênalti que ele próprio havia sofrido aos 86 minutos. O jogador da Juventus terminou como artilheiro do torneio (6 gols) e marcou só mais uma vez em sua curta carreira internacional.

1997: o renascimento da Inglaterra


Eliminatórias para a Copa do Mundo 1998: Itália x Inglaterra 0 a 0, em 11 de outubro de 1997 em Roma

A Inglaterra, que não se classificou para a Copa do Mundo de 1994, temia ficar de fora de um segundo Mundial consecutivo, já que seu grupo das Eliminatórias era difícil, com a presença da Itália. Os ingleses perderam no primeiro jogo para os italianos por 1 a 0 em Wembley. Em seguida, reagiram com vitórias sobre Moldávia, Geórgia e Polônia, ao contrário da Itália. No Estádio Olímpico de Roma, o empate bastava para a Inglaterra garantir a classificação para a Copa do Mundo. Os companheiros de equipe de Paul Ince e do jovem David Beckham (22 anos) cumpriram o objetivo com um 0 a 0 e se classificaram para o Mundial da França-1998. A Itália de Enrico Chiesa, pai de Federico, teve que se classificar por meio de um

Conteúdo Patrocinado