Na falta de CR7, Moutinho assume protagonismo e Portugal vence Sérvia - Gazeta Esportiva
Na falta de CR7, Moutinho assume protagonismo e Portugal vence Sérvia

Na falta de CR7, Moutinho assume protagonismo e Portugal vence Sérvia

Gazeta Esportiva

Por Redação

11/10/2015 às 15:07

São Paulo, SP

Nani superou quatro meses de jejum pela seleção ao abrir placar contra Sérvia (Foto: Divulgação/AFP)
Nani superou quatro meses de jejum pela seleção ao abrir placar contra Sérvia (Foto: Divulgação/AFP)


Já garantida na Eurocopa de 2016, a ser disputada na França, a seleção de Portugal foi a campo no início da tarde deste domingo, em Belgrado, capital da Sérvia, para cumprir tabela diante da seleção da casa, que não tinha chance alguma de classificação. Tamanha falta de significado no confronto que o técnico Fernando Santos abriu mão de Cristiano Ronaldo. Assim, coube a João Moutinho fazer a diferença.

Em um jogo com poucas atrações, e alguns testes por parte dos portugueses, o veterano João Moutinho, atualmente no Monaco, foi o responsável por selar a vitória lusitana. Oito minutos após sair do banco para substituir Miguel Veloso, Moutinho recebeu ainda fora da área e arriscou chute colocado, surpreendendo o goleiro com uma bola no ângulo. O gol que sacramentou o 2 a 1 foi o segundo do meio-campista, que já tinha garantido a vitória sobre a Dinamarca.

A seleção de Portugal abriu o placar logo aos cinco minutos, com o experiente Nani, escalado no trio de ataque ao lado de Danny e Ricardo Quaresma. Em jogada rápida, Danny recebeu lançamento, aplicou um drible da vaca no zagueiro e tentou bater colocado, mas viu o golaço impedido pelo goleiro Stojkovic. Nani, no entanto, completou no rebote para inaugurar o marcador.

A acomodação virou falta de objetividade e beirou a ineficácia. Abusando de um toque de bola sem verticalidade, os comandados de Fernando Santos preferiram deixar o tempo passar e, por pouco, não se viram surpreendidos. Na volta do intervalo, aos 15 minutos, Tosic deu um susto nos visitantes ao testar o cruzamento de Kolarov para o fundo das redes. Entretanto, a reação sérvia não passou de um esboço por conta das expulsões.

Discussão ríspida provocou expulsão de Matic um minuto após saída de Kolarov (Foto: Divulgação/AFP)
Discussão ríspida provocou expulsão de Matic um minuto após saída de Kolarov (Foto: Divulgação/AFP)


Autor da assistência para o gol sérvio, o lateral esquerdo Kolarov, do Manchester City, foi expulso a dez minutos do final por receber o segundo cartão amarelo. À essa altura, Moutinho já tinha deixado os lusitanos novamente à frente do placar. Um minuto depois, o volante Matic, do Chelsea, protagonizou desentendimento com o adversário e também recebeu cartão vermelho.

Aproveitando a vantagem numérica, a seleção de Portugal controlou o jogo e os ânimos para sacramentar a sétima vitória consecutiva nas Eliminatórias. Classificados na liderança do Grupo I, os portugueses conquistam o direito de ocupar uma das cabeças de chave da Eurocopa, escapando assim, de um confronto contra uma grande seleção logo de cara.

Albânia bate Armênia fora e garante vaga direta na Eurocopa - A seleção da Albânia, responsável pela única derrota da seleção de Portugal nestas Eliminatórias, logo na estreia, garantiu vaga inédita para participar de sua primeira Eurocopa em 2016. Ao vencer a Armênia por 3 a 0, neste domingo, os albaneses ultrapassaram a seleção da Dinamarca em número de pontos e conquistaram vaga direta.

Ao todo, 12 seleções já confirmaram vaga no torneio europeu do próximo ano. Além da França, garantida por ser sede, e de Portugal e Albânia; Bélgica, País de Gales, Itália, Islândia, República Tcheca, Suíça, Espanha, Irlanda do Norte e Áustria.

Conteúdo Patrocinado