Futebol Internacional

Inglaterra, França e Portugal podem se classificar para Euro-2020

Gazeta Press - Rio de Janeiro , RJ
13/11/2019 20:00:47

Em: Eliminatórias Eurocopa, Futebol, Futebol Internacional, Notícias

A penúltima rodada das Eliminatórias para a Eurocopa de 2020 começa nesta quinta-feira e grandes seleções podem garantir a classificação: França, Inglaterra e Portugal. Os franceses recebem a Moldávia no Stade de France, em Paris, e, ganhando, estará na Eurocopa.

Os franceses recebem a Moldávia e, se vencerem, estão classificados para a Eurocopa (Foto: FRANCK FIFE / AFP)

Os atuais campeões dividem a primeira colocação com a Turquia, ambos com 19 pontos conquistados. Os turcos, que jogam como anfitriões com a Islândia, também se garantem com um triunfo. “Chegamos a um momento em que precisamos apenas confirmar a nossa força em casa para avançarmos aos nossos objetivos e não podemos pensar em fracassar”, disse o treinador da França, Didier Deschamps.

Pelo Grupo A, a Inglaterra recebe Montenegro no Estádio Wembley, em Londres, e só depende de um empate contra um rival que tem três pontos e apenas cumpre tabela. Os britânicos, no caso de igualdade, serão beneficiados pelo confronto direto entre seus concorrentes. A República Tcheca, segunda colocada com 12 pontos, encara, como anfitrião, Kosovo, que tem um ponto.

A situação mais complicada é a de Portugal. Na segunda colocação do Grupo B com 11 pontos, a seleção de Cristiano Ronaldo recebe a Lituânia, lanterna com um ponto e já eliminada, no Estádio Algarve, em Faro. Os lusitanos têm um ponto a mais que a terceira colocada Sérvia, que recebe Luxemburgo, eliminado com quatro pontos. Para se classificar, os atuais campeões precisam bater os lituanos e torcer por uma derrota dos sérvios.

Pelo regulamento das Eliminatórias para a Eurocopa, as 55 seleções são divididas em dez grupos, sendo cinco chaves com seis e cinco com cinco seleções. Todas jogam dentro de seus respectivos grupos em turno e returno. Ao fim, os dois primeiros colocados de cada chave se garantem na Eurocopa.

As outras quatro vagas serão disputadas na repescagem, que este ano terá fase semifinal e final e contará com as 16 equipes que ganharam seus grupos na Liga das Nações da Uefa. Caso as seleções tenham se classificado diretamente pelas Eliminatórias, vai à repescagem o melhor classificado seguinte em cada divisão da Liga das Nações.

Pela primeira vez a Eurocopa não terá uma sede fixa e será realizada em vários países como uma homenagem ao centenário da competição, a mais importante envolvendo seleções do Velho Continente. Abaixo todos os confrontos programados para esta rodada das Eliminatórias para a Eurocopa, respeitando o horário de Brasília:

Quinta-feira

GRUPO A
16h45 Inglaterra x Montenegro
16h45 República Tcheca x Kosovo

GRUPO B
16h45 Sérvia x Luxemburgo
16h45 Portugal x Lituânia

GRUPO H
14h Turquia x Islândia
16h45 França x Moldávia
16h45 Albânia x Andorra

Sexta-feira

GRUPO D
16h45 Suíça x Geórgia
16h45 Dinamarca x Gibraltar

GRUPO F
14h Noruega x Ilhas Faroe

GRUPO J
14h Finlândia x Liechtenstein
14h Armênia x Grécia
16h45 Bósnia x Itália

GRUPO F
16h45 Espanha x Malta
16h45 Romênia x Suécia

Sábado

GRUPO C
16h45 Irlanda do Norte x Holanda
16h45 Alemanha x Bielo-Rússia

GRUPO E
14h Azerbaijão x País de Gales
16h45 Croácia x Eslováquia

GRUPO G
14h Eslovênia x Letônia
16h45 Israel x Polônia
16h45 Áustria x Macedônia

GRUPO I
11h Chipre x Estônia
14h San Marino x Cazaquistão
14h Rússia x Bélgica