Espanha é surpreendida pela Escócia e perde liderança do Grupo A nas Eliminatórias da Euro - Gazeta Esportiva
Espanha é surpreendida pela Escócia e perde liderança do Grupo A nas Eliminatórias da Euro

Espanha é surpreendida pela Escócia e perde liderança do Grupo A nas Eliminatórias da Euro

Gazeta Esportiva

Por Redação

28/03/2023 às 17:40 • Atualizado: 28/03/2023 às 17:42

São Paulo, SP

A Espanha foi derrotada pela Escócia na tarde desta terça-feira, em Glasgow, por 2 a 0, em partida válida pela segunda rodada da fase de grupos das Eliminatórias para a Eurocopa. Com o revés, a Fúria perdeu a liderança de sua chave.

Ambos os times chegaram ao confronto rigorosamente empatados com três pontos e o mesmo saldo de gols. A vitória, assim, colocaria um deles no primeiro lugar do grupo A, de forma isolada. E o topo ficou com os escoceses, que viram os rivais estacionarem na segunda colocação.

Os dois gols do jogo foram marcados pelo volante McTominay, do Manchester United, sendo um em cada tempo. Os espanhóis até tentaram pressionar em busca do empate, mas esbarraram na pouca inspiração de seus homens de frente.

Segundo regulamento da competição, os dois melhores colocados de cada chave ganham vaga direta na Eurocopa de 2024, que será disputada na Alemanha - as demais posições disputam a repescagem. Ainda restam oito rodadas para o fim desta etapa inicial.




Derrotada, a Espanha só voltará a disputar o torneio em setembro deste ano, contra a Geórgia. Já a Escócia visita a Noruega na próxima data Fifa, em junho.

Como foi o jogo?


Apesar de um início de jogo lento, não demorou mais do que dez minutos para o placar ser aberto. O lateral Pedro Porro escorregou e foi desarmado por Robertson, que cruzou rasteiro para o chute de McTominay, dentro da área: 1 a 0.

A Espanha respondeu aos 22, com o veterano Joselu. Merino cruzou da direita para o centro da área e o atacante venceu a disputa aérea, acertando o travessão. Aos 28, foi a vez de Rodri levar perigo em cabeceio que passou rente às traves.

Porro arriscou chute forte no minuto seguinte, mas Gunn espalmou para escanteio. McGinn quase aumentou o placar aos 36, em cobrança de escanteio fechado. O goleiro Kepa teve que se esticar e dar um soco na bola para evitar o gol olímpico.

O segundo tempo começou da mesma forma que o anterior. Com seis minutos no relógio, a Escócia balançou as redes mais uma vez. E, novamente, com McTominay. Desta vez, Tierney avançou pela esquerda, cruzou na área e, após a zaga espanhola afastar mal, o voante bateu de primeira, no canto.

Atrás do marcador, a Espanha voltou a esboçar uma pressão, mas foram os escoceses que por pouco não marcaram com McGinn, em cobrança de falta que explodiu no travessão. A Roja só foi assustar aos 12, em jogada com Iago Aspas. O jogador dominou a bola próximo ao gol, mas se atrapalhou a desperdiçou a chance.

Aos 27, Nico Williams recebeu pela direita, gingou para um lado, para o outro, mas pecou na hora da finalização e chutou fraco, nas mãos do goleiro. Yéremy Pino pegou sobra na entrada da área, nos acréscimos, mas mandou para fora.

Conteúdo Patrocinado