Gazeta Esportiva

Alemanha vence revanche contra Polônia e encaminha classificação

São Paulo, SP

04/09/15 | 17:47 - 04/09/15 | 18:10

A Alemanha deu um passo importante rumo à classificação para a Eurocopa 2016. Quase um ano depois da derrota por 2 a 0 em Varsóvia, que quebrou um jejum de 81 anos, os tetracampeões mundiais venceram a revanche contra a Polônia por 3 a 1 e assumiram a liderança do grupo D nas Eliminatórias. Thomas Muller e Mario Gotze (duas vezes) sacramentaram o triunfo. Lewandowski descontou e voltou a se isolar na ponta da artilharia do torneio, com oito gols.

Empurrada pela torcida, a formação de Joachim Low demonstrou superioridade desde o apito inicial. Aos cinco minutos, Bellarabi deu o primeiro susto no goleiro Fabianski. Hector foi lançado em profundidade por Boateng e deu um toque de letra para o atacante do Bayer Leverkusen, que arrematou com força e tirou tinta da trave esquerda dos visitantes.

Bellarabi perdeu mais uma chance aos nove, em jogada similar. Boateng acionou Muller na área e a bola sobrou para o camisa 16 arriscar um voleio desajeitado, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Autor de dois gols, Gotze (dir) foi o herói da revanche alemã sobre os poloneses (foto: Patrik Stollarz/AFP)
Autor de dois gols, Gotze (dir) foi o herói da revanche alemã sobre os poloneses (foto: Patrik Stollarz/AFP)

Três minutos depois, Bellarabi se redimiu e ajudou a abrir o placar. Acionou Hector dentro da área, e o lateral tocou para Muller empurrar para o fundo das redes.

A Polônia tentou responder com Lewandowski e Grosicki, mas Neuer fez defesas seguras e evitou o empate. Aos 18, Gotze ampliou. Fez uma bela jogada individual na ponta esquerda, driblou os marcadores e finalizou da entrada da área, pegando Fabianski desprevenido. 2 a 0 para os donos da casa.

A Alemanha diminui o ritmo e foi surpreendida no contra-ataque. Aos 36 minutos, Lewandowski recebeu um passe cirúrgico de Grosicki e mergulhou de cabeça para descontar. Nos acréscimos, o atacante polonês só não empatou por um milagre de Neuer. O goleiro falhou e o artilheiro das Eliminatórias aproveitou a sobra para mandar uma bomba. Porém, o alemão conseguiu uma defesa espetacular com o braço esquerdo.

Gotze desperdiçou um golaço no início da etapa complementar. Acionado por Gundogan na pequena área, o meia errou a pontaria e mandou na trave. Ainda sonhando com o empate, a Polônia tentava encontrar espaços, mas Neuer não permitia que as chances fossem convertidas.

Seleção da Alemanha comemora triunfo que garantiu a liderança do grupo D (foto: Daniel Roland/AFP)
Seleção da Alemanha comemora triunfo que garantiu a liderança do grupo D (foto: Daniel Roland/AFP)

Foi apenas aos 37 que Gotze sacramentou a vitória alemã. O meio-campista do Bayern de Munique tocou para Muller, livre na entrada da área, finalizar. A bola desviou na zaga e o goleiro polonês afastou de carrinho, mas o meia ganhou o rebote e marcou o gol que encaminhou a classificação para a Euro 2016.

Também nesta sexta-feira, a Irlanda goleou o lanterna Gibraltar por 4 a 0 e subiu para o terceiro lugar da chave D. A Escócia venceu a Geórgia pelo placar mínimo, mas caiu para a quarta posição pelo saldo de gols. Na próxima segunda, às 15h45 (de Brasília), os alemães visitam os escoceses. Enquanto isso, a Polônia recebe o Gibraltar, e a Irlanda duela com a Geórgia.

Dinamarca perde chance de ultrapassar Portugal

A seleção dinamarquesa desperdiçou a chance de dormir na liderança do grupo I. Como a chave tem apenas cinco clubes e Portugal não atuou na sétima rodada das Eliminatórias, a equipe poderia ter ficado em primeiro se tivesse vencido a Albânia em casa. Porém, os albaneses seguraram um empate sem gols e seguem perseguindo os adversários de perto, em terceiro lugar, com os mesmos 11 pontos.

Derrotado pela França em amistoso nesta sexta, Portugal lidera com 12, mas tem um jogo a menos que a Dinamarca na competição. Em duelo de lanternas da chave, a Sérvia venceu a Armênia por 2 a 0, mas permanece estacionada em quarto lugar, com quatro pontos.

Irlanda do Norte vence Ilhas Faroe e lidera grupo F

A Irlanda do Norte ultrapassou a Romênia e se tornou a ponteira do grupo F. Os norte-irlandeses venceram a seleção das Ilhas Faroe por 2 a 1 nesta sexta-feira, e chegaram aos 16 pontos. Já os romenos empataram em 0 a 0 com a Hungria, terceira colocada, e caíram para segundo, com 15 unidades. A Finlândia subiu para quarto lugar com vitória simples sobre a Grécia, que permanece na lanterna.

Deixe seu comentário