Barcelona termina 2018 como o time a ser batido no Espanhol - Gazeta Esportiva
Barcelona termina 2018 como o time a ser batido no Espanhol

Barcelona termina 2018 como o time a ser batido no Espanhol

Gazeta Esportiva

Por Redação

24/12/2018 às 08:00

São Paulo, SP

O Barcelona termina 2018 na liderança do Espanhol (Foto: Josep Lago/AFP)


O Campeonato Espanhol da temporada 2018-19 caminha para ter o mesmo desfecho da última temporada. Depois de terminarem a última La Liga nas duas primeiras posições, Barcelona e Atlético de Madrid despontam como os principais candidatos ao título depois de 17 rodadas.

Desta vez, porém, a disputa promete ser mais acirrada. Com 37 pontos, o líder Barcelona tem apenas três pontos de vantagem para o vice-líder Atlético de Madrid, que está dois pontos à frente do Sevilla, terceiro colocado. Na última temporada, o Barça terminou 14 pontos à frente do Atlético.

O Barcelona tem jogado o melhor futebol da Espanha na temporada. O clube catalão ostenta, além da liderança, o melhor ataque (48 gols marcados) e o maior número de vitórias (11) do Campeonato Espanhol. Nas últimas quatro rodadas, desde o empate por 1 a 1 contra o Atlético de Madrid, a qualidade do Barça ficou ainda mais evidente. Foram quatro vitórias entre as rodadas 14 e 17, com 13 gols marcados e nenhum sofrido.

O Atlético de Madrid é o principal perseguidor do Barcelona (Foto: Oscar del Pozo/AFP)


Apesar de estar na vice-liderança, o Atlético de Madrid também faz boa campanha. O time comandado por Diego Simeone é dono da melhor defesa (12 gols sofridos) e do menor número de derrotas (apenas uma) de La Liga. Desde o empate com o Barcelona, há cinco rodadas, o clube da capital conquistou três vitórias e um empate, com oito gols marcados e três sofridos.

Enquanto isso, o Real Madrid, apesar de dominar as competições internacionais — sendo o atual tricampeão da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes — continua à margem da luta pelo título nacional. Depois de terminar a última edição na terceira posição, o Real, em sua primeira temporada sem Cristiano Ronaldo, tenta se recuperar de um começo ruim e passará a virada do ano na quarta posição.

O Real Madrid conta com o craque Modric para se recuperar (Foto: Gabriel Bouys/AFP)


Além disso, a atual edição do Espanhol tem trazido surpresas por toda a tabela. Na briga pela Liga Europa, o grande destaque é o Alavés, que terminou a última temporada na 14ª posição. Por outro lado, o Villarreal, classificado para a última Liga Europa, terminará 2018 na zona de rebaixamento. O Submarino amarelo ocupa a 18ª posição com apenas 15 pontos.

Assim como a briga pelo título, a disputa pela artilharia também não traz novidades. O argentino Lionel Messi, maior goleador das últimas duas edições, é o artilheiro do Espanhol com 15 gols. O vice-artilheiro é seu companheiro Luiz Suárez, que marcou 11 gols até o momento. Assim como o uruguaio, Christian Stuani, do Girona, também marcou 11 gols.

O uruguaio Luis Suárez disputa a artilharia do Espanhol com o companheiro Messi (Foto: Josep Lago/AFP)

Conteúdo Patrocinado