Futebol Internacional

Depay brilha e Holanda vence na estreia das Eliminatórias da Euro

São Paulo , SP
21/03/2019 18:50:57 — 21/03/2019 18:53:40

Em: Eliminatórias Eurocopa, Futebol, Futebol Internacional, Holanda

Na rodada de abertura das Eliminatórias da Euro-2020, a Holanda bateu a Bielorrússia por 4 a 0, nesta quinta-feira, em Roterdã. A Laranja Mecânica, em fase de renovação, contou com o brilho de Memphis Depay para vencer a partida.

A Holanda dominou a primeira etapa e, sem dificuldades, abriu boa vantagem. Apenas 50 segundos foram necessários para a equipe abrir o placar. O lateral-direito Shitov, da Bielorrússia, tentou o recuo para o goleiro, mas o passe saiu fraco. Memphis Depay estava atento, chegou antes na bola e, driblou o arqueiro e tocar para o fundo das redes.

Aos 20 minutos, a Holanda ampliou o placar com Wijnaldum. O volante iniciou a jogada no meio-campo, fez o passe para a lateral-direita e correu em direção à área. Dumfries fez o cruzamento para Depay que ajeitou e, de calcanhar, fez o passe para Wijnaldum bater e fazer o segundo.

Na segunda etapa a Holanda jogou com um jogador a menos desde os 23 minutos, quando o lateral-direito Tete sentiu lesão na coxa, apenas um minuto depois de entrar em campo. Como foi a terceira substituição da equipe, os holandeses tiveram que atuar em desvantagem. Ainda assim, a equipe não teve dificuldades de confirmar a vitória.

Wijnaldum foi derrubado dentro da área, aos nove minutos, e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Depay bateu firme no canto esquerdo e marcou o terceiro da Holanda. Ainda teve tempo para marcar mais um, com Van Dijk, aos 40. Depois de jogada de escanteio, Depay finalizou forte e o goleiro espalmou. Ele próprio pegou o rebote e enxergou zagueiro pelo lado oposto da área. O atacante cruzou forte e Van Dijk teve coragem de colocar a cabeça para fazer o quarto da Holanda.

Com dois gols e duas assistências, Depay foi o destaque da partida (Foto: Koen Van Weel/AFP)

Na outra partida do grupo, a Irlanda do Norte bateu a Estônia, em casa, por 3 a 1 e divide a liderança com a Laranja Mecânica. Os gols dos mandantes foram marcados por Elmas, duas vezes, e Alioski. Já os visitantes descontaram na segunda etapa com Isajevs. A Alemanha, que também compõe o grupo, folgou na rodada e só estreia no domingo, justamente contra a Holanda.

Pelo regulamento as seleções se enfrentam dentro de seus respectivos grupos em turno e returno. Ao fim, os dois melhores colocados se classificam para o torneio. Os demais terão uma oportunidade em uma repescagem que vai levar em consideração ainda o desempenho na Liga das Nações da Uefa. Pela primeira vez a Eurocopa não terá uma sede única. Em junho de 2020 o torneio acontecerá em 12 cidades de vários países em comemoração dos 60 anos do torneio.