Em casa, Colômbia estreia com boa vitória sobre o Peru

São Paulo, SP

08-10-2015 19:37:09

Diante de sua torcida, a Colômbia estreou bem nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 e, no início da noite desta quinta-feira, superou o Peru por 2 a 0 em casa, na cidade de Barranquilla. Os gol que garantiram a vitória mandante foram anotados pelo atacante Teófilo Gutiérrez, que atualmente defende o Sporting-POR, e pelo meia Cardona.

Para os colombianos, que atuaram sem o meia James Rodríguez no duelo, a vitória configura um importante começo de caminhada para, ao fim das 18 rodadas da competição, conseguir sua segunda classificação seguida para a Copa do Mundo. Já a representação peruana tenta voltar à maior competição de seleções do planeta após 36 anos, pois disputou-a pela última vez em 1982.

O próximo desafio de Teo Gutiérrez, Falcao García e companhia está marcado para esta terça-feira, contra o Uruguai, em Montevidéu. Já Guerrero e os demais comandados de Ricardo Gareca voltam a campo no mesmo dia, mas em casa contra o Chile.

O jogo - O início foi muito movimentado em Barranquilla. Enquanto os donos da casa trocavam passes no campo de ataque e exerciam pressão buscando abrir o placar, a equipe peruana apostava nos contragolpes. Foi assim que, aos 13 minutos, Guerrero assustou a torcida local ao receber dentro da área, limpar e bater. Mas o lance já estava parado por impedimento do centroavante flamenguista.

A Colômbia, então, passou a explorar a velocidade pelos lados do campo para atacar, mas, aos 22 minutos, Bacca também estava em posição irregular ao receber a bola livre pelo setor direito do ataque mandante. Diante do forte calor de Barranquilla, o árbitro ordenou uma parada técnica aos 27.

Persistentes, os donos da casa abriram o placar aos 32 minutos. Após cobrança de escanteio, Zapata desviou em direção ao gol e, no meio do caminho, Teo Gutiérrez apareceu para tocar, também de cabeça e mandar a bola para o fundo das redes. E a seleção mandante ainda teve chance de ampliar o placar, mas Gallese fez grande defesa em bela cobrança de falta de Cardona aos 45.

Falcao García ainda substituiu Teo Gutiérrez no segundo tempo (Foto: Raul Arboleda/AFP)
Falcao García ainda substituiu Teo Gutiérrez no segundo tempo (Foto: Raul Arboleda/AFP)

Foram os visitantes que imprimiram ritmo forte logo após o intervalo. Aos quatro minutos da etapa complementar, Carrillo armou jogada pela direita, invadiu a área e, após disputa de bola, ela sobrou para Guerrero, que bateu forte e acertou a trave.

A resposta mandante aconteceu somente aos 24 minutos, quando Cardona fez bom cruzamento para Bacca que, livre, não conseguiu fazer o cabeceio. Em seguida, mudanças nos dois lados: Teo Gutiérrez deu lugar a Falcao García na Colômbia e, no Peru, Gareca trocou Pizarro por Reyna. Ainda antes dos 30, Cueva cobrou falta com precisão e Ospina voou para salvar a seleção local.

Lobatón perdeu a chance da partida para os peruanos aos 40 minutos, quando recebeu livre, dominou dentro da área e bateu cruzado, mas viu a bola passar à direita da meta defendida por Ospina. Já nos acréscimos, Cardona dominou livre na área visitante e tocou na saída de Gallese para dar números finais ao duelo.

FICHA TÉCNICA
COLÔMBIA 2 x 0 PERU

Local: Estádio Roberto Meléndez, em Barranquilla (Colômbia)
Data: 8 de outubro de 2015, quinta-feira
Horário: 17h30 (de Brasília)
Árbitro : Antonio Arias
Assistentes: Milciades Saldivar e Dario Gaona (Paraguai)
Cartões amarelos: Carlos Sánchez e Teófilo Gutiérrez (Colômbia); Ballón (Peru)
GOLS:
COLÔMBIA: Teófilo Gutiérrez, aos 32 do primeiro tempo e Cardona, aos 48 minutos do segundo tempo

COLÔMBIA: Ospina; Santiago Arias, Jeison Murillo, Zapata e Fabra; Carlos Sánchez, Guarín (Mejía), Cardona e Cuadrado; Bacca (Castillo) e Teófilo Gutiérrez (Falcao García)
Técnico: José Pekerman

PERU: Gallese; Advíncula, Zambrano (Christian Ramos), Ascues e Céspedes; Ballón, Lobatón, Carrillo (Hurtado) e Cueva; Paolo Guerrero e Claudio Pizarro (Reyna)
Técnico: Ricardo Gareca

Deixe seu comentário