Futebol/Eliminatórias Africanas

Costa do Marfim vence e se classifica para a Copa das Nações Africanas

São Paulo , SP
23/03/2019 15:59:31

Em: Eliminatórias Africanas, Futebol, Futebol Internacional, Notícias
Pépé é um dos destaques do Lille e abriu o placar neste sábado pela Costa do Marfim contra Ruanda, nas Eliminatórias da Copa das Nações Africanas (Foto: Issouf Sanogo/AFP)

Na última rodada das Eliminatórias da Copa das Nações Africanas, neste sábado, a seleção de Costa do Marfim superou Ruanda pelo placar de 3 a 0, no Estádio Félix Houphouët-Boigny, em Abidjan, e se classificou para o torneio, que será disputado no Egito, entre junho e julho deste ano.

O primeiro gol da partida foi marcado logo aos sete minutos da etapa inicial, por Nicolas Pépé, um dos grandes nomes do Lille e destaque do Campeonato Francês, ao lado de Neymar e Mbappé. Na Ligue 1, ele é o terceiro na artilharia, com 17 gols marcados, empatado com Edinson Cavani.

Já no segundo tempo, os marfinenses ampliaram a vantagem com Eric Bailly, jogador do Manchester United, e Maxwel Cornet, do Lyon. Por outro lado, a seleção de Ruanda, que é a última do grupo com nenhuma vitória, dois empates e agora quatro derrotas, não teve ânimo para reverter o placar.

Na segunda colocação do Grupo H com 11 pontos, a Costa do Marfim se igualou ao Guiné, líder do grupo, em pontuação, mas perde no saldo de gols. Neste domingo, a líder e a República Centro-Africana se enfrentam, mas os marfinenses não podem mais ser alcançados. A seleção se juntou a Camarões, Senegal, Madagascar, Marrocos, Argélia, Nigéria, Guiné, Mauritânia, Tunísia, Egito, Uganda, Angola e Burundi como os classificados para o torneio continental.

Pelo regulamento, os dois primeiros colocados de cada grupo classificam-se para a Copa das Nações Africanas. O torneio deste ano, a 32ª edição da competição, seria disputado em Camarões, mas devido a problemas de infraestrutura e segurança, a sede foi realocada para o Egito, maior campeão com sete títulos, o último deles conquistado em 2010. Na última edição, disputada em 2017 no Gabão, a seleção de Camarões foi a campeã.